quinta-feira, 14 de maio de 2009

TECNO

Melhor que Blu-ray
Disco guarda conteúdo de 100 DVDs e em três dimensões

É difícil acompanhar a velocidade da tecnologia. Nem bem as pessoas começam a se adaptar ao Blu-ray e já terão de aprender o que é o disco holográfico, ou HVD (Holographic Versatile Disc). Para entender: o Blu-ray é igual a um DVD mas com melhor qualidade e capacidade muito maior. Já o HVD, também igual na aparência, permite armazenar o equivalente a 100 DVDs, ou 20 discos de Blu-ray, ou até um disco rígido inteiro de um computador de capacidade mediana – e com imagens em três dimensões.

O anúncio foi feito na semana passada pela General Electric, a primeira empresa a criar o produto, informa a AFP. Tanto o DVD como o Blu-ray guardam as informações somente na superfície. Já o disco holográfico tem toda a espessura utilizada. Os sistemas tradicionais utilizam o método de gravação linear de dados por meio de apenas um feixe óptico. O sistema HVD utiliza dois feixes ópticos para transmissão de dados. O conteúdo está gravado em hologramas, ou padrões tridimensionais. É o que permite a reprodução de imagens em três dimensões.

Teremos então de jogar nossos discos de DVD e Blu-ray no lixo? Não. Como o novo sistema se apresenta num formato similar, o aparelho HVD também poderá ler DVDs e Blu-rays. O produto será oferecido inicialmente a estúdios de televisão e de cinema e centros médicos. Somente em 2011 ou 2012 deverá chegar aos consumidores. O principal problema ainda é o preço. Os pesquisadores se concentraram em adaptar a nova tecnologia aos padrões de armazenamento existentes. Com isso, o custo ficou alto, mas deverá cair rapidamente – como acontece com toda inovação. (REVISTA DA SEMANA)

Um comentário:

KA disse...

CAramba!!!! Já inventaram isto??hehehehe!

É difícil acomapnhar esta loucura, hehehehe

Abs e bom fim de semana