segunda-feira, 11 de maio de 2009

CONTROLE REMOTO

(tv) Febre das manhãs

A receita é bem parecida, e os horários chegam a coincidir. Temas como culinária, prestação de serviços, notícias sobre os famosos e jornalismo são quase obrigatórios. Isso tudo com pitadas de interatividade e jogos com os telespectadores. São assim boa parte dos programas matutinos da TV.

Não por acaso estreia hoje o "Manhã Maior", na Rede TV!. Comandada pelo trio Keila Lima, Arthur Veríssimo e Daniela Albuquerque, a atração entra no ar às 9h, quando já estão sendo exibidos o "Mais Você" (Globo), o "Hoje em Dia" (Record) e o "Dia Dia" (Band).

Diretor do lançamento, Carlos Henrique Sartori diz que a aposta em mais um programa matutino se justifica pela boa resposta dos telespectadores a esse tipo de atração. "Mesmo com poucos televisores ligados no período da manhã, esse é um horário em que a briga por audiência é grande", diz Sartori. Segundo ele, a Rede TV! entra com força nessa disputa. "Nosso diferencial estará nas grandes reportagens e em temas de interesse do público. Teremos novos quadros e um grande reforço: três apresentadores que também serão repórteres", conta.

Comandante do bem-sucedido "Hoje em Dia" --que disputa minuto a minuto a liderança com a Globo no horário--, o diretor Vildomar Batista diz que o formato adotado pelo matutino da Record acertou ao adotar um estilo imprevisível. "Para manter no ar uma atração como essa, é preciso estar sempre em busca de coisas novas. O público de hoje é muito inteligente, e a disputa pela audiência nas manhãs é uma briga de canivete", fala. Pensando em tornar o "Hoje em Dia" mais atrativo, Batista pretende estrear em dois meses uma novidade. "Será um quadro sobre a participação do negro na sociedade, apresentado por um repórter negro.

Uma das apresentadoras do "Dia Dia", Patrícia Maldonado diz que o trunfo do programa da Band é apostar na prestação de serviço e no jornalismo. "São os dois pilares principais." Pesquisador de televisão, Elmo Francfort afirma que a tradição dos matutinos surgiu com o "TV Mulher", exibido em 1980 pela Globo. "A partir daí começou a ser criado o hábito dos matutinos. Primeiro como uma atração só para mulheres, depois para todo tipo de público", fala. (Ana Carol Rodrigues – Agora SP)

Nenhum comentário: