quarta-feira, 6 de maio de 2009

MATERIA DE CAPA

Crônica da Xênia

A resposta é não, filho!
O problema de muitos pais é o comodismo de sempre dizer sim para não criar atrito

Gente, eu já disse várias vezes e vou repetir: não acredite em coisas fáceis. Isso vale em qualquer situação e, principalmente, na criação dos filhos. Essa é a mais difícil tarefa que um ser humano enfrenta. Não estou exagerando!

Quando você educa bem um filho, garante ao planeta um futuro saudável, física e emocionalmente. Há neste mundo escolas para ensinar tudo, menos para preparar os futuros pais. Confiamos cegamente no instinto materno e paterno, mas me desculpem: eu só acredito no instinto dos animais.

Nos dias de hoje, a educação virou uma coisa frouxa. Os pais não impõem limites, estão sem autoridade, e o futuro está comprometido. Pais e mães estão sempre preocupados com os compromissos. Todos “precisam” trabalhar, e os laços de afinidade, amor e intimidade são cortados logo cedo.

Quando pequeninas, as crianças já são colocadas na escolinha e criadas pelas “tias”, num brutal turbilhão de sentimentos. Envolto nessa confusão afetiva surge Zeca (Duda Nagle), personagem detestável da novela Caminho das Índias. Ele é, sem dúvida, vítima dos pais. César (Antônio Calloni, numa incrível interpretação) e Ilana (Ana Beatriz Nogueira) compõem o exato quadro de pais que deviam ir para a cadeia por total incapacidade de orientar um filho.

Essas duas pessoas tão imaturas não têm a mínima referência de valores e acabam fazendo de Zeca uma arma mortal. O medo de lidar com o monstrinho que criaram faz César e Ilana não enxergarem a situação e jogarem a culpa nos outros.

Educar é mais dizer não do que sim! Dizendo não, você tem de explicar por quê - e isso dá trabalho mesmo. O sim é fácil, dispensa o atrito. Porém, lá adiante, vai ser mais difícil quando um Zeca aparecer na sua casa...

(Revista ANA MARIA)

2 comentários:

KA disse...

Nossa, muito bom este artigo!
Assino embaixo!
Abs e bom fim de semana

Anônimo disse...

é meu amigo.. os pais de hj tao quase que sem moral nenhuma com os filhos!! viva o tempo em que se botava guri de joelho em cima do milho pra aprender o respeito!!!