SBT de volta à briga
A briga pelo segundo lugar no Ibope da Grande São Paulo está esquentando. No ano passado, a Record ultrapassou o SBT na média geral das 24 horas do dia, fechando com 6,6 pontos contra 5,4 da concorrente. A emissora de Edir Macedo ainda está em segundo lugar, mas ele é cada vez menos confortável.
O incômodo vem do "crescimento formiguinha" do SBT, que tem diminuído, mês a mês, a diferença entre as duas emissoras. Em maio, até o dia 17, o canal de Silvio Santos está apenas 0,3 ponto percentual atrás da Record. A segunda colocada caiu 0,4 ponto desde janeiro, o mesmo que ganhou o SBT.
A reação do SBT é fruto da atual estratégia de Silvio Santos de voltar a dar força aos apresentadores que se aproximam de seu público original: as classes mais populares. A emissora faz isso sem deixar de seguir a tendência dos realities.
Desde o começo do ano, o SBT, de modo geral, tenta tornar sua programação estável. A ideia é deixar para trás a frequente mudança de horários que o fez perder telespectadores nos últimos anos. "O SBT perdeu muito de seu público cativo por conta da instabilidade. Isso virou até senso comum", diz Claudino Mayer, especialista em televisão.
A volta às origens fez reaparecer velhos conhecidos do público, como Ratinho, Christina Rocha e Netinho de Paula. "O SBT tem vantagem em relação à Record por possuir essas figuras, que estão na memória do brasileiro e com as quais ele tem velha relação afetiva. São nomes que têm credibilidade com certa parcela da população", diz Mayer.
No ar desde o último dia 4, "Programa do Ratinho" e "Casos de Família" conseguiram dobrar a audiência nas tardes de segunda a sexta, com média de 6 pontos cada um, ambos em segundo --Ratinho empata com a Record. Netinho também alavancou o Ibope nas tardes de sábado. Na estreia, no último dia 9, marcou 7 pontos, empatando com a Record. No segundo programa, ganhou de 7 a 6.
Forte aposta, os realities também estão na briga. "Supernanny" supera o canal de Edir Macedo, e "Esquadrão da Moda" empata. O infantil "Bom Dia & Cia" briga até com a líder, Globo, assim como o "Sábado Animado", de Maisa. A programação dominical também está ajudando. O "Domingo Legal", de Gugu Liberato, que chegou a ficar em terceiro em janeiro e fevereiro, recuperou a audiência e está em segundo lugar isolado. "Ao contrário da Record, o SBT sabe que seu forte não são as telenovelas, mas programas de apelo social e com apresentadores com forte identificação com o povo. Se conseguir manter programação fixa, tem todas as condições de voltar a ser o segundo", avalia Mayer.
Por meio de nota, o canal de Silvio Santos se diz satisfeito com esses resultados: "Eles se devem a uma variedade na programação que agrada ao telespectador, que pediu a volta de Ratinho, Netinho e Christina Rocha". (Miguel Arcanjo Prado do Agora SP)
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