terça-feira, 23 de junho de 2009

SAÚDE

SP: 76% das adolescentes usam pílula do dia seguinte sem receita

Na Capital paulista, 76,7% das adolescentes que já tomaram a pílula do dia seguinte compraram o comprimido sem prescrição médica. Além disso, 95% das jovens conhecem a anticoncepção de emergência. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Secretaria do Estado da Educação com 178 meninas atendidas na Casa do Adolescente de Pinheiros, na Zona Oeste.

O estudo também apontou para uma alteração no comportamento das garotas. Antes, era mais comum que elas fossem às farmácias acompanhadas por homens. Hoje em dia, a maioria delas vai à farmácia sozinha para adquirir o medicamento.

A pasta alerta para os cuidados que se deve ter com o uso do método contraceptivo de emergência, que pode falhar em 15% dos casos. Segundo a secretaria, cada dose da pílula do dia seguinte, formada por dois comprimidos, equivale à meia cartela de anticoncepcionais. Essa alta dose de hormônios pode provocar sangramentos, vômitos e fortes dores de cabeça.

Outro problema indicado pela pasta é que a adolescente, ao se apoiar no uso da pílula do dia seguinte, acaba não se prevenindo contra doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, por não usarem preservativos durante suas relações sexuais.

Mesmo devendo ser tomada em um período de até 48 horas depois da relação sexual, a adolescente deve procurar orientação médica antes de usar a pílula. (Diário OnLine)

Nenhum comentário: