segunda-feira, 15 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

Por que ainda comeremos insetos

Gafanhotos têm 60% de proteínas e apenas 6% de gordura

Larvas de mariposa e gafanhoto são ricos em proteínas e podem ajudar a combater a fome, dizem estudos

A proposta é séria e foi debatida na semana passada em encontro da FAO, a Organização para Comida e Agricultura da ONU. Reunidos em Chiang Mai, no norte da Tailândia, mais de 30 cientistas de 15 países apresentaram estudos sobre o alto valor nutricional dos insetos e fizeram campanha pelo seu consumo. Estamos prontos para isso?

* Qual a vantagem de comer insetos? Insetos são altamente nutritivos. Segundo nutricionistas da FAO, larvas desidratadas de mariposa, por exemplo, possuem todos os minerais necessários para o ser humano, como potássio, cálcio, zinco e fósforo. São também uma excelente fonte de energia e proteína. Cada 100 gramas equivalem a 430 calorias. Gafanhotos grelhados têm 60% de proteína e apenas 6% de gordura. Num hambúrguer essa proporção é de somente 18% de proteína e 18% de gordura.
* Estamos prontos para comê-los? Insetos já estão no cardápio de cerca de 90 países da África, Ásia e América Latina. De acordo com a FAO, 1 462 espécies são consideradas comestíveis. Libélulas são degustadas na Indonésia, escorpiões em Cingapura, içás (parte traseira das formigas) no Brasil. No Japão, larvas gratinadas de mosca com molho shoyu é prato fino. Insetos ainda são gostosos, asseguram os apreciadores. Formigas têm um gosto levemente avinagrado. Já as traças lembram amêndoas.
* E no Ocidente? O tabu é forte. Os países europeus aprendem lentamente a apreciar essa exótica comida, mas os consumidores ainda são, na maioria, imigrantes. O Congo exporta cerca de 8 toneladas de diversas espécies por ano para a França e a Bélgica. Em mercados tradicionais como La Boquería, em Barcelona, barracas vendem aranhas e escorpiões desidratados. Livros de receitas, como Eat-A-Bug Cookbook (algo como O Livro de Receitas dos Insetos) são vendidos pela internet. Cabe lembrar que os insetos eram apreciados nas antigas culturas ocidentais. O historiador Plínio, o Velho (23 d.C. – 79 d.C.), autor de Naturalis Historia, conta que larvas de besouro eram degustadas com vinho nas festas dos aristocratas romanos. O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C) ensinava que a melhor época para comer cigarras fêmeas era depois da cópula, quando elas estavam cheias de ovos.
* Em que momento comer insetos passou a ser repugnante? Depois que a Europa se tornou agrária os insetos passaram a ser vistos mais como destruidores de lavoura do que fonte de energia, disse Gene DeFoliart, professor de entomologia da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, à revista National Geographic. Comida é questão cultural. Assim como insetos, lagostas e camarões são artrópodes. Na tradição judaica são considerados sujos por se alimentar de restos de comida. Para todos os outros povos são iguarias.
* Comer insetos resolveria o problema da fome? Não, mas ajudaria. Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas. Em 2020 esse número poderá chegar a 1,2 bilhão. “Insetos podem beneficiar muita gente e se tornar um ótimo complemento para a dieta”, afirma Tina van den Briel, nutricionista da World Food Program, a agência da ONU encarregada de programas de combate à fome, em entrevista ao site Fox News. “Mas a maioria das espécies é sazonal. Haveria dificuldades para conservá- los e transportá-los a longas distâncias.”
(Revista da Semana)

2 comentários:

KA disse...

Oi, Wagner!
Saudade de passar por aqui! empre tem artigos interessantes para ler!
Bom, como vegetariana, eu estou já bem acostumada a viver (e bem) de verduras, legumes, grãos e frutas. Então acho que não preciso nem pensar em adequar minha alimentação aos insetos, não...
Abs

Anônimo disse...

Vc conhece algum chinês gordo? eu não.. a alimentação dele é rica em insetos exóticos, cheia de proteínas.. a gente tá acostumado a comer carne porque nos acostumaram assim, mas se fossemos acostumados a comer inseto, esse seria nosso referencial de comida boa.. o que basta é acostumarmos nosso organismo a comer essas coisas, que só fazem bem a ele!!

otima materia!!