quinta-feira, 4 de junho de 2009

SAÚDE

Com a correria atual, oito horas de sono por noite continuam sendo necessárias?

O sono é uma atividade que ocupa cerca de um terço de nossas vidas e é fundamental para uma boa saúde física e emocional, além de ser essencial na manutenção de uma vida saudável.

Atualmente, o período de sono tem-se reduzido em função das atividades contemporâneas, especialmente devido ao estresse diário. Em consequência do cenário econômico, a população é induzida a prolongar a jornada de trabalho e a enfrentar horas no tráfego caótico das grandes cidades.

Graças à luz artificial, ampliou-se o período das atividades de lazer, com aumento do período de vigília. Esses fatores socioeconômicos e culturais conduzem a uma redução significativa no tempo de sono e podem trazer prejuízos cognitivos, hormonais e debilitar o sistema imunológico.

Mais importante do que a quantidade de horas de sono, porém, é a qualidade de sono de cada indivíduo. Um sono sem distúrbios e reparador prepara totalmente o organismo para um bom desempenho das suas funções vitais.

A maioria das pessoas dorme aproximadamente oito horas por noite, mas é possível ter uma quantidade menor de sono e se sentir completamente disposto. Normalmente, essas pessoas são chamadas de ‘pequenos dormidores’.
(Monica Andersen do Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo/ CIENCIA HOJE)

Nenhum comentário: