terça-feira, 23 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

Maioria dos brasileiros não escova os dentes corretamente

A maior parte dos brasileiros não tem hábitos adequados de saúde bucal. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 58% dos indivíduos não escovam os dentes de forma correta. Entre os principais motivos do resultado, destaque para a má escolha da escova, uso exagerado de creme dental e não utilização do fio dental de forma adequada.

Os principais problemas observados com a falta da higiene correta são: cárie, gengivite, que pode evoluir para doenças periodontais e o mau hálito. Conforme esclarece o presidente da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas), Luciano Artioli, a cárie ocasiona a corrosão da estrutura do dente e a gengivite é caracterizada por inflamações na boca, que quando evoluída pode causar o amolecimento e a perda óssea dos dentes.

Dicas
A técnica de escovação adequada inclui, entre outros fatores, a escolha de uma escova de dente com cerdas na textura correta. "A escova não pode ter cerdas muito macias porque passariam pelo dente sem o vigor necessário para remover a sujeira e tampouco duras, já que poderiam causar danos à gengiva", diz Artioli.

Outro detalhe para o sucesso na higiene da boca é a troca da escova dental de acordo com seu uso: o recomendado é que com hábito de escovação de três vezes ao dia, o utensílio dure por volta de três meses. "Um segredo para saber que já passou muito do tempo de trocar de escova é observar se as cerdas estão abrindo", destaca o especialista.

Uma dica para que a escova dure o tempo ideal é não colocar força exagerada no momento da escovação. Segundo o cirurgião dentista, além do desgaste das cerdas, o movimento da escovação pode causar algumas lesões na gengiva.

O processo de escovação deve fazer com que a escova passe pelas cinco faces do dente. Na lateral, onde a escova não consegue limpar a sujeira que fica entre um dente e outro, é imprescindível o uso do fio dental. "Se a pessoa não usa fio dental não consegue limpar duas das cinco faces do dente", observa o dentista.

No momento de passar fio dental, a recomendação do dentista é ter cuidado para não colocar muita força e seguir as curvas do dente. "Uma falha comum cometida pelas pessoas é passar o fio reto pelo dente. Além de não remover a sujeira, essa prática machuca a gengiva", destaca Artioli.

O creme dental, segundo o especialista, é um produto auxiliar, que deve ser usado em quantidades moderadas. "O mecanismo de passar a escova e fio dental é mais importante do que o creme dental", diz. Em alguns casos, o exagero do creme dental pode atrapalhar o desempenho da escovação, pois causa ardor, dependendo da composição do produto, ou um volume exagerado, antecipando o fim da escovação.

A utilização de antisépticos bucais também serve como um complemento do processo de escovação. Este produto é responsável pela diminuição da quantidade de microorganismos na boca. "Quando a pessoa tem deficiência na escovação permite com que restos de alimentos fiquem em excesso na boca, em consequência há uma proliferação maior de microorganismos, o que pode ocasionar um desequilíbrio. Por isso a importância do bochecho", aconselha o dentista, que ainda destaca que os enxaguatórios não substituem a escovação e o fio dental.

Dúvidas devem ser esclarecidas no dentista
Para sanar todas as dificuldades em relação a higienização bucal, nada melhor do que uma consulta de orientação com o dentista. "O profissional vai procurar falhas e indicar a escovação adequada, particularizando o hábito de higiene da boca", destaca Artioli.

Uma das dúvidas que pode estar presente entre a população é a idade correta de iniciar os cuidados com a boca. A indicação é que a mãe crie o hábito de limpar o excesso de leite na boca do filho desde recém nascido. "A ideia não é limpar todos os vestígios de leite, mesmo porque sabemos que esse leite tem uma função benéfica para a gengiva do bebê, diminuindo a possibilidade de infecções. Apenas o excesso deve ser retirado". Com o aparecimento dos dentes na criança, uma dedeira (produto de silicone com cerdas macias na ponta) deve auxiliar na limpeza. Com idade maior, o ideal é que os pequenos tenham sua própria escova, mas a higienização não deve ficar apenas por conta da criança. (REPORTER DIÁRIO -Colaborou Natália Fernandjes)

2 comentários:

Don't Speak disse...

Oi, oi, oi!
Primeiro quero agradecer sua visita lá no meu bloog.. ")
Adorei as dicas..rs..sério..não sabia disso.. "/
beijo!

Rodrigo disse...

olha só! bom saber disso! não sabia que pasta de dente em excesso atrapalhava na hora de escovar os dentes :\ hahahah

boa semana pra vc!
abraaço