domingo, 14 de junho de 2009

INFO

Brasil tem um computador para cada três habitantes, diz FGV

São Paulo - Segundo estudo, País tem cerca de 60 milhões de máquinas - sendo que 12,2 milhões delas foram vendidas no ano passado.

O Brasil tem aproximadamente 60 milhões de computadores, o equivalente a um PC para cada três habitantes. Esse é um dos principais dados da 20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática, realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o estudo, em 2008, foram vendidos 12,2 milhões de computadores, um aumento de 16% em relação ao montante comercializado em 2007. A marca, no entanto, ficou abaixo da projeção de vendas de 13,44 milhões de PCs, estimada pela FGV na 19ª edição da pesquisa, divulgada cerca de um ano atrás.

De acordo com Fernando S. Meirelles, professor titular e fundador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV, a previsão é que, até 2012, o País tenha 100 milhões de computadores, o equivalente a um PC para cada dois habitantes. Em 2007, quando a base brasileira ficou em 38 milhões de máquinas, a relação era de um PC para cada cinco brasileiros.
O crescimento consistente da base de micros brasileiros é apontado como principal destaque por Meirelles na leitura dos números, algo que, segundo o professor, prova o quanto o mercado nacional de computadores parece imune à crise internacional.

"Fabricantes de PC não podem reclamar de 2008 e, pelo menos até agora, de 2009 também não", afirma ele, mesmo com a queda de 12% nas vendas de PCs durante o primeiro trimestre projetada pela consuloria IT Data.

O estudo ainda traçou um perfil dos computadores instalados nas empresas nacionais: 86% deles são equipados com processadores Pentium 4 ou superiores e 97% deles rodam alguma versão do sistema operacional Windows, enquanto o restante se divide entre o Unix e outros sistemas.

A Microsoft também marca forte presença com o Office: 92% das máquinas contam com alguma versão do pacote de aplicativos para escritório.

Para fazer o levantamento do uso de computadores nas empresas, foram entrevistadas 2 mil empresas, sendo que 60% delas estão entre as 500 maiores companhias do Brasil. Para a FGV, essa é “uma amostra bastante representativa das médias e grandes empresas nacionais de capital privado” do País.
(Guilherme Felitti do IDG Now)

Nenhum comentário: