terça-feira, 23 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

Maioria dos brasileiros não escova os dentes corretamente

A maior parte dos brasileiros não tem hábitos adequados de saúde bucal. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 58% dos indivíduos não escovam os dentes de forma correta. Entre os principais motivos do resultado, destaque para a má escolha da escova, uso exagerado de creme dental e não utilização do fio dental de forma adequada.

Os principais problemas observados com a falta da higiene correta são: cárie, gengivite, que pode evoluir para doenças periodontais e o mau hálito. Conforme esclarece o presidente da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas), Luciano Artioli, a cárie ocasiona a corrosão da estrutura do dente e a gengivite é caracterizada por inflamações na boca, que quando evoluída pode causar o amolecimento e a perda óssea dos dentes.

Dicas
A técnica de escovação adequada inclui, entre outros fatores, a escolha de uma escova de dente com cerdas na textura correta. "A escova não pode ter cerdas muito macias porque passariam pelo dente sem o vigor necessário para remover a sujeira e tampouco duras, já que poderiam causar danos à gengiva", diz Artioli.

Outro detalhe para o sucesso na higiene da boca é a troca da escova dental de acordo com seu uso: o recomendado é que com hábito de escovação de três vezes ao dia, o utensílio dure por volta de três meses. "Um segredo para saber que já passou muito do tempo de trocar de escova é observar se as cerdas estão abrindo", destaca o especialista.

Uma dica para que a escova dure o tempo ideal é não colocar força exagerada no momento da escovação. Segundo o cirurgião dentista, além do desgaste das cerdas, o movimento da escovação pode causar algumas lesões na gengiva.

O processo de escovação deve fazer com que a escova passe pelas cinco faces do dente. Na lateral, onde a escova não consegue limpar a sujeira que fica entre um dente e outro, é imprescindível o uso do fio dental. "Se a pessoa não usa fio dental não consegue limpar duas das cinco faces do dente", observa o dentista.

No momento de passar fio dental, a recomendação do dentista é ter cuidado para não colocar muita força e seguir as curvas do dente. "Uma falha comum cometida pelas pessoas é passar o fio reto pelo dente. Além de não remover a sujeira, essa prática machuca a gengiva", destaca Artioli.

O creme dental, segundo o especialista, é um produto auxiliar, que deve ser usado em quantidades moderadas. "O mecanismo de passar a escova e fio dental é mais importante do que o creme dental", diz. Em alguns casos, o exagero do creme dental pode atrapalhar o desempenho da escovação, pois causa ardor, dependendo da composição do produto, ou um volume exagerado, antecipando o fim da escovação.

A utilização de antisépticos bucais também serve como um complemento do processo de escovação. Este produto é responsável pela diminuição da quantidade de microorganismos na boca. "Quando a pessoa tem deficiência na escovação permite com que restos de alimentos fiquem em excesso na boca, em consequência há uma proliferação maior de microorganismos, o que pode ocasionar um desequilíbrio. Por isso a importância do bochecho", aconselha o dentista, que ainda destaca que os enxaguatórios não substituem a escovação e o fio dental.

Dúvidas devem ser esclarecidas no dentista
Para sanar todas as dificuldades em relação a higienização bucal, nada melhor do que uma consulta de orientação com o dentista. "O profissional vai procurar falhas e indicar a escovação adequada, particularizando o hábito de higiene da boca", destaca Artioli.

Uma das dúvidas que pode estar presente entre a população é a idade correta de iniciar os cuidados com a boca. A indicação é que a mãe crie o hábito de limpar o excesso de leite na boca do filho desde recém nascido. "A ideia não é limpar todos os vestígios de leite, mesmo porque sabemos que esse leite tem uma função benéfica para a gengiva do bebê, diminuindo a possibilidade de infecções. Apenas o excesso deve ser retirado". Com o aparecimento dos dentes na criança, uma dedeira (produto de silicone com cerdas macias na ponta) deve auxiliar na limpeza. Com idade maior, o ideal é que os pequenos tenham sua própria escova, mas a higienização não deve ficar apenas por conta da criança. (REPORTER DIÁRIO -Colaborou Natália Fernandjes)

CURIOSIDADE

O ARQUIVO SECRETO DA SALSICHA

É FEITA COM JORNAL?
Não, absolutamente.

É ENVOLTA EM TRIPAS?
Pode apostar que sim. Boas salsichas vêm na pele da tripa de boi, porco ou carneiro, dependendo do calibre.

LEVA MIÚDOS?
As mais caras só têm cortes nobres. Já as baratas... Por exemplo, entre os ingredientes da salsicha hot-dog da Perdigão há: carne mecanicamente separada de ave (não-especificada), pele suína, fígado, rins e coração suínos.

TEM CORANTES?
Algumas têm, mas não se preocupe: são corantes naturais, extraídos do urucum (uma planta) e da cochonilha (um inseto parente do pulgão).

É FEITA EM LUGARES SUJOS?
Não, se você escolher uma das grandes marcas ou os frigoríficos gourmet. Mas vá saber onde o dogueiro da esquina comprou as salsichas...
(Revista VIP)

SAIBA +

VC SABIA?

Um quarto da energia do mundo poderá ser gerado por painéis solares instalados nos desertos. A constatação é de um estudo do Greenpeace, divulgado ontem.

COMPORTAMENTO

Elas são mais vingativas, afirma estudo mexicano

CIENTISTAS revelaram que as mulheres elaboram melhor seus gestos agressivos e vingativos do que os homens.
O estudo, publicado pela Universidade Ibero-Americana da Cidade do México, aplicou testes de personalidade que analisou 90 adultos voluntários considerados com alto índice de agressividade.
As pesquisas chegaram à conclusão de que, enquanto os homens tendem à agressão imediata, as mulheres elaboram melhor o que farão contra o desafeto. Além disso, os estudos mostraram que as mulheres tendem a ser mais proativas, e os homens, reativos, quando se trata de elaborar a revanche.
O cientista Oscar Galicia, responsável pelo estudo, afirmou que, em vez de reagir de imediato, as mulheres “isolam” o motivo de irritação e programam os passos a serem dados para a vingança.
O objetivo do estudo foi “comprovar a existência de diferentes formas de funcionamento cerebral em cada tipo de agressor”.
METRO

FALE BEM

EPIDEMIA–

Vem do grego “epí” (sobre) e “démos” (povo, região e até mesmo cidade). Designa doença surgida que acomete rapidamente grande número de pessoas: “Medo de epidemia de gripe suína faz petróleo fechar em baixa.” (G1, 27/4/2009).
(Fonte Destak)

CONTROLE REMOTO

Estreia da sequência de "Os Normais" está prevista para segundo semestre; veja trailer

A cada filme nacional que entra em cartaz, fica evidente a aposta que diretores e produtores brasileiros fazem comédia de costumes. E tem dado certo --fato consolidado nas bilheterias. Só no primeiro semestre, "Divã", dirigido por José Alvarenga, e "Se Eu Fosse Você 2", de Daniel Filho, lotaram as salas do país. O segundo, inclusive, teve mais de 6 milhões de espectadores, ocupando a vaga de filme nacional mais visto nos cinemas desde 1995.

Para o segundo semestre, Alvarenga continua apostando no gênero com o lançamento de "Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas" --com estreia prevista para agosto. O longa-metragem segue os moldes do primeiro filme da série --visto por 3 milhões de pessoas em 2003-- ao retratar situações inusitadas do cotidiano vividas pelo casal Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres). (Folha Online)

SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

O garotinho faz inveja ao...

O garotinho faz inveja ao irmão mais velho:
- Eu tenho uma bola, você não tem... Eu tenho um autorama, você não tem... Eu tenho um minibuggy, você não tem... Eu tenho um videogame, você não tem...
- Você tem câncer, eu não tenho...

**********

No cinema, o sujeito nota,...

No cinema, o sujeito nota, logo à frente, um cachorro que ri muito do filme. Espantado, comenta com o dono:
- Rapaz! Seu cachorro está rindo do filme!
- Também estranhei. Ele detestou o livro.

ATUALIDADE

PorLauroJardim

O novo GM
A GM batizou de Agile o carro que lançará no Brasil no último trimestre. Vai entrar no mercado para substituir aos poucos a linha Corsa e para concorrer na faixa do Fox, da Volks.

Paul McCartney vem aí
O empresário Luiz Oscar Niemeyer praticamente fechou a vinda de Paul McCartney ao Brasil em 2010. Serão apenas dois shows, ambos em abril. Um em São Paulo e outro em Brasília, comemorando os 50 anos da cidade. A nova rodada de shows de McCartney passará por cerca de 100 cidades, deve durar dois anos e provavelmente será a última megaturnê de sua carreira.

O bispo Macedo e os motéis
Enquanto isso, no blog do bispo Edir Macedo a discussão esquenta. O debate é sobre motéis. Ir ou não ir? Eis a questão. Macedo dá o veredicto aos fiéis da Universal:
- (...) não é proibido ir a um motel. Mas fica a pergunta: edifica ir a motel? Cabe a cada um decidir por si mesmo. Do ponto de vista da minha fé, me recuso a aceitar ser juiz da fé alheia. Não me sinto à vontade para ir a um motel, nem a Ester aceitaria! Mas não posso condenar aqueles que têm fé para ir. Afinal de contas, está escrito e determinado que bem aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.

Vivo perde mercado
A líder Vivo continua perdendo mercado e a Oi foi a empresa que mais cresceu em maio, segundo o novo ranking das operadoras de celulares que a Anatel divulga em instantes.
Em maio, a Vivo alcançou 29,38% de participação, contra os 29,55% que tinha em abril (há um ano, a Vivo aparecia com 30,45%).
A Oi passou de 20,73% em abril para 21,14% em maio. A TIM praticamente não se mexeu de um mês para o outro: tinha 23,58% e subiu 0,01%. A Claro, vice-líder de mercado, caiu de 25,76% para 25,51%.
(VEJA)

INFO

Acesso à internet chega a 44,5 milhões de brasileiros

O número de brasileiros com acesso à internet em casa ou no trabalho atingiu a marca de 44,5 milhões de pessoas em maio. Desse total, 34,5 milhões usaram a internet no mês passado em pelo menos um desses dois ambientes. Os dados são de pesquisa do Ibope Nielsen Online, que pela primeira vez apresentou os resultados da medição também no local de trabalho.

De acordo com o instituto, o tempo de navegação do brasileiro, considerando os dois ambientes, foi de 40 horas e 41 minutos em abril, o que mantém o Brasil na liderança de uso da rede.

Considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel, o Ibope projeta a existência de 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros). (Diário do Grande ABC)

SAÚDE

SP: 76% das adolescentes usam pílula do dia seguinte sem receita

Na Capital paulista, 76,7% das adolescentes que já tomaram a pílula do dia seguinte compraram o comprimido sem prescrição médica. Além disso, 95% das jovens conhecem a anticoncepção de emergência. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Secretaria do Estado da Educação com 178 meninas atendidas na Casa do Adolescente de Pinheiros, na Zona Oeste.

O estudo também apontou para uma alteração no comportamento das garotas. Antes, era mais comum que elas fossem às farmácias acompanhadas por homens. Hoje em dia, a maioria delas vai à farmácia sozinha para adquirir o medicamento.

A pasta alerta para os cuidados que se deve ter com o uso do método contraceptivo de emergência, que pode falhar em 15% dos casos. Segundo a secretaria, cada dose da pílula do dia seguinte, formada por dois comprimidos, equivale à meia cartela de anticoncepcionais. Essa alta dose de hormônios pode provocar sangramentos, vômitos e fortes dores de cabeça.

Outro problema indicado pela pasta é que a adolescente, ao se apoiar no uso da pílula do dia seguinte, acaba não se prevenindo contra doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, por não usarem preservativos durante suas relações sexuais.

Mesmo devendo ser tomada em um período de até 48 horas depois da relação sexual, a adolescente deve procurar orientação médica antes de usar a pílula. (Diário OnLine)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

'Pirataria' cresce como causa

Enquanto leis mais repressivas surgem para tentar coibir downloads ilegais, movimentos e organizações políticos nascidos na rede começam a ganhar fôlego também no intuito de lutar contra o endurecimento da lei. Aos poucos, o compartilhamento de arquivos ganha tons políticos.

Mas ninguém esperava a notícia da semana passada, quando, nas eleições para as 18 cadeiras no Parlamento Europeu a que a Suécia teria direito, o Partido Pirata foi eleito pela primeira vez. Não com apenas uma, mas duas cadeiras - e com 7,4% dos votos.

Nascido em 2006, o partido já conta com 32 mil filiados, tem como principal ideal “reformar o copyright” e ganha força proporcional às medidas repressoras que tomam contam da web do país. Em fevereiro, quando os criadores do site de torrents PirateBay foram condenados à prisão, o partido dobrou o número de filiados - na época ainda foi aprovada uma lei para vigiar internautas.

Para Pedro Mizukami, especialista em direito autoral da FGV, o comportamento mudou com o tráfego livre de informações e cultura da web. “E quando ameaçam tirar isso, as pessoas veem que começa a mexer com elas. Por isso se politizam. E isso deve se expandir para outros temas como direito à informação, educação, telecomunicações.”

REPERCUSSÃO

JOSÉ VAZ, coordenador da diretoria
de direitos intelectuais do Ministério da Cultura

“É uma saída equivocada, como foi na França”, diz Vaz, que lembra que o Ministério está há dois anos mediando audiências com artistas, consumidores, indústria cultural e provedores. Até o fim do ano, deve ser apresentada uma proposta de mudança na lei de direitos autorais. “A melhor saída não é a repressão. A ideia é fazer um novo pacto. As pessoas mudaram o comportamento com relação ao consumo de entretenimento. Tentamos aproveitar isso, em vez de reprimir, para estimular novos modelos de negócios”. Segundo ele, o PL 5361/2009 “vai no sentido oposto a isso.”

OMAR KAMINSKI,
especialista em direito digital

“Ele não defende o fim do direito autoral, mas diz que PL 5361/2009 não resolve. “Punir é antipático. É preciso novas opções. Poderia haver softwares, games online, coisas que as pessoas não precisassem baixar. Enfim, novos modelos de negócios.”

EDUARDO PARAJO,
presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet)

“O monitoramento completo do tráfego na internet pelos provedores teria um alto custo; apesar de não ser algo simples de fazer, tampouco seria impossível. Porém, Parajo questiona a constitucionalidade do projeto, que poderia acabar com a privacidade online. “Não sou advogado, mas o Brasil já tem uma lei rígida de direitos autorais. A sociedade deveria ficar preocupada porque, do jeito que estamos indo, vamos nos tornar um país muito próximo (do controle rígido) da China e de Cuba. Nós vamos deixar de ser provedores para virar polícia”, diz.
(Jornal da Tarde - Rodrigo Martins)

FRASE DO DIA

"Acredito em sorte. Do contrário, como explicar o sucesso de pessoas das quais não gostamos?"

Jean Cocteau

COLUNA INVERTEBRADA DE DANILO GENTILI

EU SOU UM VEADO!

O deputado Sérgio Moraes, aquele que pouco se lixa para a opinião pública, é condenado em primeira
instância por lenocínio (esse crime constitui na exploração da mãe de alguns políticos).
Além disso, também é acusado de agressão, receptação de joias roubadas e até mesmo de usar dinheiro público para ligar pra tele-sexo. São tantas acusações que eu acho que o PCC teria medo de eleger esse cara como representante.
Eu fui falar com essa excelentíssima figura na última semana em Brasília, e os argumentos que ele me deu
para todas minhas perguntas foram: “Você é veado” e “Já vi você comendo veado”. A comunidade gay se
reuniu na última sexta e intimou o deputado a dar explicações sobre esses termos. É impressão minha ou os gays se ofenderam porque foram xingados de Danilo?
O deputado valentão foi chorar pro presidente da Câmara, Michel Temer, pra ele proibir nossa entrada (do CQC). Ele disse que devo ser barrado no Congresso, pois tento desmoralizar os deputados da casa. Mas, veja bem, se todo mundo que desmoralizar a casa não puder mais entrar lá, onde os deputados vão se reunir pra “trabalhar”?
Enfim, escrevi isso só pra agradecer todos vocês eleitores que votaram em Sérgio Moraes e em outros semelhantes. Obrigado mesmo! De coração! Ano que vem tá aí e tem eleições de novo. Fiquei sabendo que o
Jack Stripador vai se candidatar. Conto com vocês, hein!
Quem quiser entender porque alguém que pouco se lixa quer barrar nossa entrada é só mandar um e-mail para:
dep.sergiomoraes@camara.gov.br ou pro presidente da Câmara dep.micheltemer@camara.gov.br.

RÁPIDAS E R A S T E I R A S
NO SUVACO: O Corinthians estampou a marca do novo patrocinador, o desodorante “Avanço”, nas axilas das camisas. Se a Johnson quiser patrocinar o time, vão estampar K-Y onde?
Atrás do shorts do Ronaldo?
NA LARICA: Marcello Antony disse pra Mônica Bergamo que “Brasil não está pronto para discutir as drogas”. E tá certo ele. Se do jeito que está um monte de gente já toma tiro por causa disso, imagina se começarem a discutir.
NO AR: TAM deixa 21 feridos durante turbulência. Reparou que é sempre com a TAM que rola os acidentes?
A frota da TAM pelo visto não tem jatos FOKKER e sim FUCKER. (METRO)

CURIOSIDADE

Abobrinha do Dia

Besteirol nosso de cada dia

116 anos - Foi quanto durou a Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra.

2.800 pizzas seriam necessárias para formar uma torre da altura da Torre de Pisa.

1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

4830 km/h - A velocidade a que se espalham os cacos de um copo que se parte.

70 - O número de gotas que cabem numa chávena de chá.

Como é que vc conseguiu viver até hj sem saber disso???
MIX MANIA

SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

PEQUENO ENGANO

Um cara está na fila do caixa no supermercado quando uma loura escultural lhe faz sinais com a mão e lhe lança um sorriso daqueles. Ele deixa por momentos o carrinho das compras na fila, dirige-se à louraça e diz-lhe suavemente:
- Desculpe, será que não nos conhecemos?
Ela responde, sempre com aquele sorriso:
- Pode ser que eu esteja enganada, mas acho que o senhor é o pai de uma das minhas crianças ...
O tipo põe-se imediatamente a vasculhar na memória e pensa na única vez em que foi infiel à esposa, perguntando baixinho para a louraça:
- Não me diga que você é aquela stripper que eu comi sobre uma mesa de bilhar, naquela suruba com os meus amigos, completamente bêbado, enquanto uma das suas amigas me flagelava com uns nabos molhados e me enfiou um pepino no traseiro?
- Bem, não... - responde ela, toda envergonhada - Eu sou a nova professora do seu filho!!!

FALE BEM

BAIANO, CORINTIANO –
Apesar de, por exemplo, Bahia e Corinthians serem nomes escritos com h, seus respectivos adjetivos dispensam o uso dessa letra: “Vitória empata com o Bahia e é tricampeão baiano”; “Corintianos festejam título paulista de 2009”.
DESTAK

SÓ ALEGRIA!

por Tutty Vasques

Silvio Santos fez uma promessa:
Nunca mais maltrata a pequena Maísa se o Gugu Liberato não trocar o SBT pela Record!

Tem pichação nova nos muros da Faculdade de Medicina da USP:
“Gripe suína é menos letal que bala de borracha!”

Fechou o tempo
É muito difícil precisar o que é pior hoje em dia no Congresso, se tudo isso que lá está ou o decorrente sentimento doentio de indignação incontinente, isso que nos faz a toda hora ruminar xingamentos, pragas, revolta e impotência. Quem lê jornal todo dia sofre demais com o papel de palhaço que a cobertura política lhe reserva. Todavia, por maior que seja sua vontade de desancar uns e outros, controle-se: periga você virar um chato de galocha, capaz de estragar qualquer conversa de bar com detalhes da biografia do Sarney.
O indignado compulsivo mantém com a bronca a mesma relação do alcoólatra com a bebida. Não sabe a hora de parar, fica repetitivo, exaspera-se, ganha eloquência de Rui Barbosa em horas impróprias como a do almoço de fim de semana com a família.
Dê carinho a alguém que não aguenta mais tanta bandalheira. É gente que precisa de ajuda para desviar seus pensamentos das verdades que gostaria de dizer ao Renan Calheiros, na lata. Ninguém merece ouvir!

Em campanha
Que diabos o técnico Mano Menezes quis dizer com “o melhor momento de Ronaldo está guardado para 2010”?
Será que o Fenômeno também vai disputar as eleições do ano que vem em São Paulo?

Sociedade
Quando, afinal, o Ministério da Saúde vai distribuir folders bilíngues para heterossexuais?
A rapaziada anda com uma inveja danada da Parada Gay!

Na contramão do mercado
Primeiro o Kaká, depois o Cristiano Ronaldo...
Será que o negócio do Real Madrid não é lavagem de dinheiro?!
Pensando bem, se a Rede Record ofereceu R$ 3 milhões por mês a Gugu Liberato, R$ 24, 5 milhões por temporada para o Kaká, cá pra nós, está de graça. (ESTADAO)

INFO

Microsoft é a marca mais lembrada no Twitter

A Microsoft foi a marca mais lembrada pelos usuários do Twitter no Brasil, de acordo com um levantamento da consultoria E-Life, que analisou 36.777 tweets no período de 06 de maio a 02 de junho de 2009.
A empresa fundada por Bill Gates foi o assunto de 12,35% de tweets. Na segunda posição, com 10,64%, ficou o Linux. Na sequência apareceram a Nokia (8,84%), Dell (4,35%) e a Fiat (3,35%).
Para Alessandro Lima, sócio diretor da E-Life, o maior número de tweets citando a Microsoft repercutia o lançamento do vine.net, proposta da empresa semelhante ao Twitter, e tratava de questões sobre o Windows Vista. No caso do Linux, segundo Lima, não há surpresa.
"Discussões e informações deste sistema operacional continuam em pauta em qualquer rede social, por conta do caráter aberto do software, e neste mês ganhou peso com o lançamento de um netbook com Linux instalado", diz.

Confira o ranking das dez marcas mais citadas do Twitter, no Brasil:

1 Microsoft - 12,35%
2 Linux - 10,64%
3 Nokia - 8,84%
4 Dell - 4,35%
5 Fiat - 3,35%
6 Mac OS - 2,86%
7 Intel - 2,79%
8 LG Eletronics - 2,65%
9 Universo Online - 2,22%
10 Samsung - 2,09%
(Do Diário OnLine)

TECNO

TIRA-DÚVIDAS >>> Celular em roaming

Eu nunca entendi como funciona o roaming nos celulares. Sou de São Paulo e na semana passada estava em Campinas e recebi uma ligação de Porto Alegre. Eu pago interurbano? - Denise

O serviço de roaming das operadoras de telefonia é, basicamente, a possibilidade de usar sua linha de celular fora da sua cidade de origem. Existem planos nacionais e internacionais. Cada operadora lida de forma diferente com os valores das tarifas, mas algumas regras de funcionamento básicas são compartilhadas por todas.

Se sua linha é de São Paulo, e você recebeu ligação em Campinas, pagará uma taxa relacionada ao deslocamento de área. Quem efetuou a ligação, porém, vai pagar a mesma tarifa que pagaria se você estivesse em São Paulo.

Esse custo varia de operadora para operadora e, em alguns casos, até deixa de existir, de acordo com os planos contratados. O ideal é sempre ler as regras de funcionamento do roaming da operadora, e estar sempre ciente às tarifas ao viajar. (Fernando Panissi Especial para o G1)

CONTROLE REMOTO

[Ricardo Feltrin] EXCLUSIVO: Bispo que chutou Santa volta à Universal como obreiro

Nos últimos 15 anos surgiu todo o tipo de lenda e fantasia a respeito do destino do bispo Sergio von Helde, que ficou conhecido por chutar uma imagem em madeira de Nossa Senhora ao vivo, na TV, no dia 12 de outubro de 1995.

Seu paradeiro sempre foi um mistério, desde que foi condenado a dois anos e meio de prisão pelo juiz Ruy Alberto Leme Cavalheiro em 1997. A pena acabou reduzida. Um dos crimes imputados a von Helde, o vilipêndio, prescreveu. "A punição foi convertida em uma multa que hoje seria de uns R$ 2.000", calcula, em entrevista a Ooops!, o juiz Cavalheiro, 58, hoje virtual desembargador no TJ-SP.

Há mais de dez anos circulam várias lendas a respeito do destino de von Helde. Entre outras, a história de que a perna que chutou a imagem gangrenou; que ele ficou à beira da morte e que foi atendido por uma enfermeira negra (a imagem, a imagem...); que se converteu ao catolicismo após receber a visita da própria Santa na hora de esticar o cambito.

Parte dessas histórias não ficou no âmbito dos hoax de internet. Foi veiculada como "possível" em programas popularescos no SBT, e em dezenas de programas de rádio de cunho religioso.

Hoje Ooops! encerra tal ciclo de boatos e rumores, pois localizou o bispo Sergio von Helde.

Desde o final do caso judicial (97), von Helde sempre foi amparado por Edir Macedo, e recebeu salário e direitos equivalentes aos de um bispo da Universal. Nos anos seguintes ao caso ele morou em países da América do Sul, chegou a ir para a África, mas acabou mudando para os EUA.

Em 2005, desgostoso com os rumos que a igreja dava em solo norte-americano, ele chegou a romper "oficialmente" com a Universal. Entre colegas pastores, Von Helde tem fama de ser um pouco "agressivo demais" como pregador. Por isso foi destacado para outras funções dentro da hierarquia da igreja. O fato é que ele está com Edir Macedo desde os primeiros passos da igreja, e continua a trilha-los.

Mesmo rompendo, continuou recebendo soldo. No ano passado, voltou ao seio da igreja, mas sem nenhum cargo, e voltou a atuar na obra de Macedo.

Hoje, 2009, Sergio von Helde e sua família moram nos Estados Unidos, e ele trabalha no mais modesto dos cargos dentro da igreja, o de obreiro. Von Helde está naquele país de forma absolutamente legal, com visto de missionário religioso, e atua especialmente na região da Califórnia, junto a imigrantes espanhóis.

Procurada, a Igreja Universal disse que não se manifestaria sobre esta notícia. A coluna também localizou um auxiliar do bispo nos EUA, mas ele se recusou a levar um pedido de entrevista ao ex-bispo.

Em tempo: desde 1995 Sergio von Helde jamais teve gangrena, jamais adoeceu gravemente, nunca pensou em se converter ao catolicismo e, segundo Ooops! apurou, jamais se arrependeu do chute na imagem. (Ricardo Feltrin-UOL)

COLUNA JOSÉ SIMÃO

Buemba! Parada Gay atrai todo mundo que não aguenta mais papai-e-mamãe!

Monkey News no ar! Em clima de fim de feriadão! "In love we trust": teve Dia dos Namorados, Parada Gay e feriadão de Corpus Alegres! Você sabe que o feriado foi animado quando liga para os amigos um dia depois e só dá caixa postal, rararará.
Os motéis tiveram overbooking. Um amigo do Simão foi parar em um motel bem bagaça. Lá tinha uma placa que dizia: "Favor não limpar as partes na cortina, gozar no chão e matar muriçoca na parede". Alto nível! Rararará.
Amor é como capim: você planta, cresce, cultiva e aí vem uma vaca e acaba com tudo!
E vamos de piada pronta. Manchete da home do UOL no dia da Parada Gay: "Parada Gay desce na contramão". Rararará!
Outra coisa: não é parada, é disparada! Gay não para nem para tirar foto 3x4. Tinha uma multidão, daqui a pouco não cabe mais na Paulista e vai ter que fazer na via Dutra, ou na Anhanguera.
Outra manchete: "Solteiras ficam revoltadas com bonitões da Parada". Uma amiga do Simão sempre fala: "É melhor um feio na mão do que dois lindos se beijando". Rarararará. As encalhadas ficaram revoltadas.
E o release da Parada Gay? "A Parada convida gays, lésbicas, simpatizantes, travestis, transexuais e seres humanos em geral". Rarararará. Ou seja, todo mundo que não agüenta mais papai-e-mamãe!
Sabe quem estava lá?
A Marta. Parece um dragão queen! Ela foi assustar a Parada. Deus é justo, mas o jeans da Marta é mais! Rararará.
E a cara de animado do Serra?
É dia das bibas, não dia das bruxas! Que animação. O Kassab deveria casar com o Serra! O Serra já disse que é a favor da união estável. Mas uma união com o Serra não é estável, é detestável. Rarararará.

Cartilha do Lula
Estouro = é um boi que foi para a Parada Gay. Ex-touro!

SAÚDE

Lavar as mãos previne gripe

Você sabia que a prevenção da gripe pode estar em suas mãos? Saiba que lavar as mãos ajuda a prevenir esta doença, já que o gesto ajuda a deixar mais distante o vírus Influenza e outras bactérias.
(DIÁRIO SP)

CONTROLE REMOTO

Boa audiência dá fôlego a séries policiais na TV

"A Lei e o Crime" também vai virar filme; ambas as séries fogem do enredo padrão de polícia que persegue ladrão e investem em tiroteios

O público parece sedento de tiros. E a TV aberta tenta alimentar essa demanda com dois seriados nacionais.
"Força-Tarefa" termina no dia 2 de julho. Exibido às quintas-feiras, na Globo, após "A Grande Família", tem mantido uma audiência média de 20 pontos no Ibope, um bom marco para o horário das 22h50.
Isso já garantiu uma sobrevida para a série, com direção-geral de José Alvarenga Jr., que fechou mais 16 episódios para serem filmados em fevereiro.
Também foi encomendada uma pesquisa com o público, logo após o final do programa, para avaliar o projeto como um todo e ver o que precisa ser mudado. "Ainda temos histórias para contar e queremos utilizar diferentes modos para fazer isso, com flashbacks, tramas de trás para a frente", diz Fernando Bonassi, autor do roteiro com Marçal Aquino.
Há propostas ainda para transformar "Força-Tarefa" em jogo e em HQ. "A trama policial sempre interessa, pela mesma razão do sucesso da literatura nesse gênero. Ela tem um apelo de público muito bom", avalia Aquino.
O mesmo fenômeno acontece com "A Lei e o Crime", encerrada na última segunda-feira, dia 8, com nove pontos de média, na faixa após as 23h.
O segundo lugar no ranking foi considerado de bom tamanho pela Record, e a trama dirigida por Alexandre Avancini já agendou a produção de uma segunda temporada no segundo semestre de 2010.
Além disso, a emissora manifestou interesse em fazer um filme inspirado no programa -que já havia sido baseado na novela "Vidas Opostas", ambos escritos por Marcílio Moraes. "Estou começando a pensar no roteiro", adianta o dramaturgo. "Vou usar alguns personagens e ambiências da série, mas quero criar uma história surpreendente, para não parecer apenas mais um episódio. Mais do que isso ainda é cedo para contar."

Menos maniqueísmo
Ambas as tramas abordam a violência policial, mas usam caminhos diferentes do tradicional "polícia persegue ladrão".
"Força-Tarefa", por exemplo, retrata o mundo da Corregedoria do Rio, que investiga os corruptos dentro da corporação policial, mas sem mostrar uma divisão clara entre mocinhos e bandidos. "Trabalhamos com uma violência ambígua dos personagens, que se refletem em qualquer profissional que porte uma arma hoje em dia", explica Bonassi.
"A Lei e o Crime" também investe em policiais corruptos e violentos, além de uma alta sociedade preconceituosa, cheia de negociatas, e traficantes que ajudam a comunidade.
Para Marcílio Moraes, "a concorrência é positiva". "Há espaço para seriados dramáticos, românticos, de aventura, de mistério, o que quiserem. O fundamental é a dramaturgia que lhe dará suporte. Se for boa, terá sucesso. Torço para que as emissoras invistam mais neste filão, se desgrudando um pouco das telenovelas."
Enquanto isso, na TV paga, outro projeto dessa linha está bem cotado. "9MM", dirigida por Michel Ruman, sobre uma divisão de homicídios em SP, teve quatro episódios no início.
Bem avaliado pela Fox, o programa teve mais nove capítulos, atualmente em cartaz. A rede mudou de tática e trocou o horário da série para não concorrer com "Força-Tarefa". Agora a exibição é às terças, às 23h. Pelo jeito, vem mais por aí. (Folha de São Paulo – Ilustrada / LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

Por que ainda comeremos insetos

Gafanhotos têm 60% de proteínas e apenas 6% de gordura

Larvas de mariposa e gafanhoto são ricos em proteínas e podem ajudar a combater a fome, dizem estudos

A proposta é séria e foi debatida na semana passada em encontro da FAO, a Organização para Comida e Agricultura da ONU. Reunidos em Chiang Mai, no norte da Tailândia, mais de 30 cientistas de 15 países apresentaram estudos sobre o alto valor nutricional dos insetos e fizeram campanha pelo seu consumo. Estamos prontos para isso?

* Qual a vantagem de comer insetos? Insetos são altamente nutritivos. Segundo nutricionistas da FAO, larvas desidratadas de mariposa, por exemplo, possuem todos os minerais necessários para o ser humano, como potássio, cálcio, zinco e fósforo. São também uma excelente fonte de energia e proteína. Cada 100 gramas equivalem a 430 calorias. Gafanhotos grelhados têm 60% de proteína e apenas 6% de gordura. Num hambúrguer essa proporção é de somente 18% de proteína e 18% de gordura.
* Estamos prontos para comê-los? Insetos já estão no cardápio de cerca de 90 países da África, Ásia e América Latina. De acordo com a FAO, 1 462 espécies são consideradas comestíveis. Libélulas são degustadas na Indonésia, escorpiões em Cingapura, içás (parte traseira das formigas) no Brasil. No Japão, larvas gratinadas de mosca com molho shoyu é prato fino. Insetos ainda são gostosos, asseguram os apreciadores. Formigas têm um gosto levemente avinagrado. Já as traças lembram amêndoas.
* E no Ocidente? O tabu é forte. Os países europeus aprendem lentamente a apreciar essa exótica comida, mas os consumidores ainda são, na maioria, imigrantes. O Congo exporta cerca de 8 toneladas de diversas espécies por ano para a França e a Bélgica. Em mercados tradicionais como La Boquería, em Barcelona, barracas vendem aranhas e escorpiões desidratados. Livros de receitas, como Eat-A-Bug Cookbook (algo como O Livro de Receitas dos Insetos) são vendidos pela internet. Cabe lembrar que os insetos eram apreciados nas antigas culturas ocidentais. O historiador Plínio, o Velho (23 d.C. – 79 d.C.), autor de Naturalis Historia, conta que larvas de besouro eram degustadas com vinho nas festas dos aristocratas romanos. O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C) ensinava que a melhor época para comer cigarras fêmeas era depois da cópula, quando elas estavam cheias de ovos.
* Em que momento comer insetos passou a ser repugnante? Depois que a Europa se tornou agrária os insetos passaram a ser vistos mais como destruidores de lavoura do que fonte de energia, disse Gene DeFoliart, professor de entomologia da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, à revista National Geographic. Comida é questão cultural. Assim como insetos, lagostas e camarões são artrópodes. Na tradição judaica são considerados sujos por se alimentar de restos de comida. Para todos os outros povos são iguarias.
* Comer insetos resolveria o problema da fome? Não, mas ajudaria. Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas. Em 2020 esse número poderá chegar a 1,2 bilhão. “Insetos podem beneficiar muita gente e se tornar um ótimo complemento para a dieta”, afirma Tina van den Briel, nutricionista da World Food Program, a agência da ONU encarregada de programas de combate à fome, em entrevista ao site Fox News. “Mas a maioria das espécies é sazonal. Haveria dificuldades para conservá- los e transportá-los a longas distâncias.”
(Revista da Semana)

SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

O PADRE SABONETEIRO

Dois padres foram tomar banho, mas esqueceram o Sabonete.
Um dos padres falou:
- Vou buscar dois no meu quarto, que fica no fim do Corredor.
Como era domingo e o convento estava vazio, e eles estavam com pressa para irem à missa, ele foi buscar os sabonetes do jeito que estava, pelado mesmo.
Na volta, com os sabonetes um em cada mão, ele deu de cara com três freiras que, bem cedinho, já estavam indo para a missa. Sem ter o que fazer, o padre se fingiu de estátua.
As freiras olharam, espantadas, pra aquela nova estátua e comentaram entre si:
- Nossa, que estátua linda, perfeita...
Uma delas, então, ao olhar o bimbo do padre, resolveu dar um puxão.
Ao sentir a dor, um sabonete escorregou da sua mão.
As freiras, mais espantadas ainda, falaram:
- Não é estátua, mas sim, uma máquina de sabonete.
A outra deu um novo puxão e outro sabonete escorregou.
- Nossa, que maravilha! Exclamaram com felicidade.
A terceira freira, não querendo ficar para trás, puxou o bimbo do padre, e nada, puxou e nada e puxou e nada, e puxou, e puxou, e puxou, e puxou, puxou, puxou, puxou, puxou, puxou, puxou, puxou, puxou,
puxou, puxou...
E disse:
- Deus seja louvado, tem até shampoo!

COLUNA DO VERISSIMO

Ostentação nuclear

A AnyBourier, jornalista brasileira que mora há anos em Paris e viajou muito pelo Extremo Oriente,
temumlivro pronto sobre a Coreia do Norte, o país mais excêntrico que já visitou.
Agora que a Coreia do Norte está no noticiário com sua ostentação nuclear e seus curiosos hábitos políticos, seria
o caso de publicarem o livro para pelo menos nos ajudar a entender que país é esse, e o que ele pode aprontar.
Li que a sucessão do atual líder Kim Jong-il, que está doente, já foi decidida: o sucessor será seu filho menor Kim Jongun, cuja principal credencial para o cargo é sua semelhança física com o pai. O filho do meio, Kim Jong-chol, nem teria sido cogitado porque é muito feminino. E o mais velho, Kim Jongnam, a escolha natural para continuar
a dinastia que governa o país há anos, desgostou o pai quando arranjou um passaporte forjado para entrar com um
nome falso no Japão, pois queria conhecer a Disneylândia local. Aparentemente, o próprio pai decidiu que dar mísseis nucleares para o Kim Jong-nam brincar seria um pouco demais.
A Coreia do Norte é o primeiro novo membro do clube nuclear em muitos anos. Mesmo com toda a sua estranheza e imprevisibilidade, é improvável que use seus mísseis em ataques à Coreia do Sul ou ao Japão,
os inimigos mais à mão, a não ser que os Kim Jongs queiram se suicidar. Ameaças muito maiores ao sossego do mundo são os arsenais nucleares da Índia e do Paquistão, que vivem em estado de guerra. E para bombas nucleares do Paquistão caírem eventualmente em mãos do Taleban e da Al Qaeda só falta a eventualidade.
A impressão que se tem é que as armas nucleares da Coreia do Norte fazem parte mais de uma megalomania teatral do que de qualquer estratagema mais doido. Como o carro de luxo usado só para dar a volta na quadra e provocar inveja nos vizinhos.

EMPATIA
Sentimos tragédias como o do avião da Air France com uma empatia mais dolorosa porque podemos imaginá-las, porque já as imaginamos muitas vezes. Nada na nossa experiência nos permite saber como seria morrer num tsunami, por exemplo, ou num ato de guerra. Claro que a morte de qualquer ser humano, em qualquer circunstância, nos toca, mas é mais terrível a morte que nos faz pensar: podia ser eu.
ESTADAO

DICA

Segurança no Lar

Prevenindo Acidentes

Antes de lavar ou encerar qualquer piso, avise as pessoas da casa ou bloqueio o acesso ao local (com uma cadeira, por exemplo). Se houver uma faxineira, peça-lhe para fazer o mesmo.

Ao lavar ou encerar pisos, utilize calçado adequado, que não escorregue.

Utilize tapete de borracha antiderrapante no boxe do banheiro. O piso e o tapete devem ser esfregados freqüentemente, pois o acúmulo de resíduos pode torná-los escorregadios.

Não deixe tapetes soltos nas escadas.

Acostume seus filhos a não deixar brinquedos espalhados pela casa. Se o espaço é pouco, delimite uma área para os brinquedos.

Não deixe os fios de instalação elétrica soltos.

Não deixe fios (elétricos, de telefone) estendidos em àreas de passagem.

Ensine seus filhos a não correr quando estão carregando objetos contundentes.

Não deixe para depois o conserto de tacos soltos, carpetes descolados, pisos esburacados.

Não suba em escada móvel sem antes verificar seu estado. Não converse nem se distraia quando estiver em cima de uma dessas escadas, e evite movimentos bruscos. Não permita que as crianças utilizem esse tipo de escada.
(MIX MANIA)

FOTO DO DIA

FRASE DO DIA

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

João, 14:12

SAÚDE

RECLAMAR DEMAIS PODE SER DOENÇA, DIZ ESTUDO

A mania de reclamar demais pode ser um sinal de distimia, alertam especialistas da PUC e da Unifesp. A doença é definida como uma depressão leve e crônica. Em geral, os distímicos são pessoas sem esperança e que se queixam constantemente. O tratamento indicado alia terapia à prescrição de antidepressivos.
(Destak)

COLUNA INVERTEBRADA DE DANILO GENTILI

POUCO SE LIXANDO

O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) é aquele cara que foi afastado da relatoria do processo de Edmar Moreira porque disse que está pouco se lixando para a opinião pública. Eu confesso: essa foi a primeira vez em que eu acreditei num político brasileiro.
Sérgio Moraes tem algo em comum com o colega dono de castelo que ele pré-inocentou, pois, assim como Edmar Moreira, ele também é acusado de usar dinheiro público indevidamente. Em disque-sexo pra ser mais exato. Ao que tudo indica ele cansou de f#%$@ o povo e quis se f#%$@ um pouquinho.
Só pra variar.
Certamente o diálogo que teve no disk-sexo foi mais ou menos assim:
- Alô, disque-sexo?
- Sim.
- Preciso de um conselho. Qual é a melhor forma pra eu me f#%$@?
- Diga que está pouco se lixando pra opinião pública.
- Eu não posso fazer isso!
- Por quê?
- Porque vai contra minha ética. Eu sou um deputado. Deputados não falam a verdade.
- Olha, você quer ou não se f#%$@ um pouco?
- Sim!
- Então faça isso!
- Tudo bem! Ah, sim... Eu também quero aumentar minha parte no fundo das pessoas. Como faço?
- Aí, é com o Lula. Ele já anunciou que vai fazer isso na poupança de todo mundo.

DANILO RESPONDE:
RONALDO NA SELEÇÃO
- Você acha que Ronaldo pode ser escalado?
- Sim, pois já está parecendo uma montanha

- O que falta para Ronaldo entrar pra seleção?
- Alargarem as portas do vestiário

- Ronaldo será importante na copa da África?
- Sim. Na África a seleção terá que enfrentar um leão por dia. E para enfrentar os animais de tromba Ronaldo é essencial.

- Ronaldo chamou Ricardo Teixeira de duas caras. O que acha disso?
- Acho que se fosse duas cabeças ele não iria reclamar.

- Afinal, Ronaldo estará ou não na Copa do Mundo de 2010?
- Óbvio que estará! Principalmente agora que a empresa que criou a lâmina que corta para os dois lados patrocina a seleção. (METRO)

MEIO AMBIENTE

Brasileiro paga R$ 0,22 por banho de 8 minutos
É o custo do volume de água e energia gasto pelo chuveiro elétrico

R$ 0,35
é o custo do banho (de 8 min.)
com sistema de aquecimento
solar – 60% mais caro que
banho de chuveiro elétrico.

OS BRASILEIROS que utilizam chuveiro elétrico pagam, em média, R$ 0,22 por um banho de oito minutos. O mesmo tempo de banho com um sistema de aquecimento a gás sai por R$ 0,58. Ou seja, 163% mais caro. É o que mostra pesquisa do Cirra (Centro Internacional de Referência e Reúso de Água) da USP, que comparou o volume de água e de energia utilizados pelo chuveiro elétrico, sistema híbrido (combinação entre energia solar e chuveiro elétrico) e aquecedores solar, a gás e elétrico.
O preço do banho, calculado pelo Cirra, leva em conta, além do gasto com energia, o consumo de água. O chuveiro elétrico é o que menos desperdiça, pois a água atinge a temperatura ideal assim que é ligado. Ao contrário dos demais sistemas, que gastam até cinco litros de água antes de aquecê-la. Mas nem sempre o que
compensa para o bolso faz bem ao planeta. A responsável pela pesquisa, Simone May, recomenda o sistema híbrido, que tem consumo equilibrado e utiliza fonte de energia limpa.
METRO

DICA

FALE BEM

CILÍCIO, SILÍCIO
Cilício é um cinto utilizado para penitência: “...como essas santas mártires do cilício que vivem nos claustros
fechados e austeros de pedra” (Cruz e Souza,Missal ).
silício é um elemento químico não metálico utilizado em eletrônica.

DESTAK

domingo, 14 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

Chorona de aluguel

Itha Rocha ganha um dinheirinho indo a velórios de ricos e pobres para fazer algo que sabe bem: chorar

Itha Rocha, 58 anos, sempre esteve entre a vida e a morte, a tristeza e a alegria. A baiana é uma das últimas carpideiras ativas do País - ou seja, é paga para chorar no velório de desconhecidos. Mas, quando chega fevereiro, ela veste a fantasia e vira a madrinha dos garis do carnaval, apresentando-se no Sambódromo antes e depois de cada escola atravessar a avenida. “Já saí de um velório direto para o carnaval, e vice-versa”, conta.

Trata-se, como ela mesma gosta de dizer, de uma “carpideira do novo milênio”. “Além de chorar, eu canto, danço, levo cafezinho, leio textos e conforto familiares. Já uni famílias com a minha presença”, comenta. “Sou respeitosa. Se no velório alguém pergunta sobre o meu trabalho, explico a tradição das carpideiras.”

A experiência faz com que Itha saiba como se comportar em cada tipo de cerimônia. “Se é de gente rica, o choro precisa ser contido. Se é de família humilde, o bom é chorar com força, se esgoelar. Mas, no geral, sou contratada por pessoas que acreditam que o choro da carpideira pode facilitar o caminho do morto para o céu.” A profissional chorou a morte do atleta João do Pulo, de Mário Covas, do piloto Ayrton Senna e do deputado federal Clodovil. “Em se tratando de celebridade, não posso aparecer muito. Tenho meu momento e vou embora.”

Itha diz que não cobra um preço fixo. “Ser carpideira é uma missão. Já chorei de graça, já fui só pelo dinheiro da gasolina. Quando é o caso de cobrar, fica entre R$ 200 e R$ 300. Mas sempre converso”, admite. A carpideira diz ter tanto orgulho da sua função que espera ser retratada um dia em uma novela. “Assim, a profissão seria mais valorizada.”

De fato, a história desta carpideira daria um belo folhetim. Desde muito cedo, Itha se equilibra entre os dois extremos da existência. Ainda em Salvador (BA), sua família era composta por mulheres parteiras e carpideiras. Sua avó, Brasilina, e sua mãe, Saturnina, cumpriam as duas funções. “Na barriga da minha mãe, eu já frequentava velórios e partos.”

Assim que aprendeu a se virar sozinha, Itha passou a ajudar mulheres a dar à luz. “Eu tinha a obrigação de distrair as crianças enquanto seus irmãozinhos nasciam. Levava brinquedos e fazia palhaçadas.” Já nos velórios, Itha possuía uma função mais lúdica. “Me sentia mais à vontade. Corria de um lado para o outro tentando saber de que tipo de fruta o morto gostava mais, querendo enterrá-lo com a tal fruta.”

Entre as suas 11 irmãs, algumas puxaram o lado parteiro da família e se transformaram em enfermeiras. Já outras, assim como Itha, se dedicaram ao ofício de chorar em velórios. “Mas eu sou a única que, hoje em dia, fala abertamente sobre isso.”

Aos 19 anos, ela veio passar férias em São Paulo. Apaixonou-se pela cidade e decidiu ficar. Aqui, teve vários trabalhos até chegar à finada Telesp (companhia telefônica de São Paulo). Embora trabalhasse como atendente, destacou-se no grupo de teatro da firma. “Eu fazia peças sobre segurança no trabalho, essas coisas.”

O teatro corporativo ajudou Itha a se enturmar na capital. “Foi um acontecimento quando a turma do trabalho descobriu que eu também era carpideira.” O boca a boca acabou levando a atendente a programas de TV.

É claro que cabe a pergunta: “Itha, você tem medo da morte?” “Não, de jeito nenhum. Eu acho que quem morre está na vantagem. Aliás, venho preparando uma sobrinha para ser carpideira e chorar no meu enterro.” Itha diz que acredita em Deus e na natureza. Ela afirma que a vida é circular. “Se hoje nascemos no Brasil, amanhã podemos nascer em outra parte do mundo...”

Inquieta, sem medo da morte e cheia de vida, Itha arrumou outra função - e bem longe dos cemitérios. “Era 1997, comecei a trabalhar como pesquisadora do IBGE. Fiz umas entrevistas com o pessoal que trabalhava como gari. Aí, tive a ideia de valorizá-los no Carnaval. Sairíamos feito um bloco antes e depois de cada escola.”

A liga das escolas de samba adorou a proposta, mas Itha não conseguia arrumar uma rainha para desfilar com os garis. “A mulherada pensava que se transformaria em ‘rainha do lixo’ e pulava fora. Eu acabei assumindo o cargo, virei madrinha dos garis.” A decisão foi mais um sucesso em sua vida. “No Carnaval, trabalho bastante. Depois, faço muitos eventos por causa desse meu lado também.”

Itha, assim, transformou-se em um paradoxo: ela é a carpideira da alegria. “Sou água. A água do choro, a água do parto e também a água do suor do carnaval.” (Gilberto Amendola - Jornal da Tarde)

SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

Felicidade Conjugal

Ao ver o amigo casado há tanto tempo, o sujeito, indignado, lhe pergunta o segredo.
- Ora, meu caro, é muito simples! Nos primeiros quinze dias do mês, eu deixo a minha mulher fazer o que ela quiser.
- E nos outros quinze?
- Aí, eu faço o que ela quiser!

***

A prof é uma vaca!!!

A professora de Ciências do Joãozinho passa um dever de casa:
-Bem, eu quero que vocês façam os exercícios da parte sobre animais. E falando em animais... Maria, o que dá a ovelha?
-Lã professora.
-Muito bem! Pedrinho, o que dá a galinha?
-Leite professora
-Excelente! E Joãozinho, o que dão as vacas?
-DEVER DE CASA!!!!!

COLUNA PAULO COELHO

A importância do aliado

Não se esqueça que o fraco de hoje pode ser o forte de amanhã.
Ninguém é tolo, e a vida ensina a todos - mesmo que isto exija tempo. Saiba tratar cada um de acordo com suas qualidades espirituais, e não se deixe enganar pelas aparências.
Consiga aliados.
A vida dá muitas voltas, e nos coloca diante de provas a cada momento de nossa existência. Por isso, se você estiver numa posição boa, procure beneficiar seus amigos.
Distribua generosamente aquilo que recebe, e desta maneira nunca lhe faltará nada - mesmo nos momentos difíceis.
Deixe a energia das bênçãos circular livremente. É surpreendente a eficácia da generosidade.

PENSAMENTO DO DIA

Aquele que não sabe e pensa que sabe, é um tolo: FUJA DELE
Aquele que sabe e pensa que não sabe, está dormindo:
ACORDE-O
Aquele que não sabe e sabe que não sabe, é humilde:
GUIE-O
Aquele que sabe e sabe que sabe, é um mestre:
SIGA-O

(provérbio chinês)

CURIOSIDADE

NÚMERO

20 horas
de vídeo entram no YouTube a cada minuto que passa
(Jornal da Tarde)

INFO

Brasil tem um computador para cada três habitantes, diz FGV

São Paulo - Segundo estudo, País tem cerca de 60 milhões de máquinas - sendo que 12,2 milhões delas foram vendidas no ano passado.

O Brasil tem aproximadamente 60 milhões de computadores, o equivalente a um PC para cada três habitantes. Esse é um dos principais dados da 20ª Pesquisa Anual do Uso de Informática, realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o estudo, em 2008, foram vendidos 12,2 milhões de computadores, um aumento de 16% em relação ao montante comercializado em 2007. A marca, no entanto, ficou abaixo da projeção de vendas de 13,44 milhões de PCs, estimada pela FGV na 19ª edição da pesquisa, divulgada cerca de um ano atrás.

De acordo com Fernando S. Meirelles, professor titular e fundador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV, a previsão é que, até 2012, o País tenha 100 milhões de computadores, o equivalente a um PC para cada dois habitantes. Em 2007, quando a base brasileira ficou em 38 milhões de máquinas, a relação era de um PC para cada cinco brasileiros.
O crescimento consistente da base de micros brasileiros é apontado como principal destaque por Meirelles na leitura dos números, algo que, segundo o professor, prova o quanto o mercado nacional de computadores parece imune à crise internacional.

"Fabricantes de PC não podem reclamar de 2008 e, pelo menos até agora, de 2009 também não", afirma ele, mesmo com a queda de 12% nas vendas de PCs durante o primeiro trimestre projetada pela consuloria IT Data.

O estudo ainda traçou um perfil dos computadores instalados nas empresas nacionais: 86% deles são equipados com processadores Pentium 4 ou superiores e 97% deles rodam alguma versão do sistema operacional Windows, enquanto o restante se divide entre o Unix e outros sistemas.

A Microsoft também marca forte presença com o Office: 92% das máquinas contam com alguma versão do pacote de aplicativos para escritório.

Para fazer o levantamento do uso de computadores nas empresas, foram entrevistadas 2 mil empresas, sendo que 60% delas estão entre as 500 maiores companhias do Brasil. Para a FGV, essa é “uma amostra bastante representativa das médias e grandes empresas nacionais de capital privado” do País.
(Guilherme Felitti do IDG Now)

TECNO

HP lança campanha estimulando o desligamento de computadores após o uso

RIO - Cem mil computadores ligados liberam a mesma quantidade de emissões de carbono que 105 carros. A maioria das pessoas, no entanto, ainda vê de forma muito distante o impacto na natureza causado por máquinas que ficam ligadas indefinidamente sem necessidade.

Para mudar esse panorama, a HP lançou nesta quarta-feira a campanha mundial Power To Change. Como parte da campanha, a empresa disponibiliza gratuitamente um aplicativo que monitora e informa ao usuário o nível de economia no consumo de energia acumulado associado ao desligamento de desktops ou notebooks. O aplicativo pode ser baixado no site https://h30470.www3.hp.com/pt/ , onde é possível acompanhar também um ranking dos países que mais contribuem com a causa.

Segundo a HP, se 100.000 usuários desligarem os computadores ao final de cada dia, estima a HP, a economia de energia poderá ser de mais de 2.680 quilowatt hora (kWh), e a redução nas emissões de carbono poderá atingir mais de 1.600 quilos por dia. (O Globo)

SAÚDE

Chocolate combate pressão alta

Uma barrinha de chocolate por dia para combater a pressão alta. Essa é a proposta de um estudo desenvolvido pela Clínica Experimental do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj.

De acordo com a pesquisa, o consumo diário de cem gramas de chocolate com 70% de cacau ajuda a baixar a pressão e a melhorar a circulação sanguínea em pacientes com hipertensão leve. (Diário de SP)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

MATERIA DE CAPA

Internautas revolucionam a TV

Há cinco anos mal nos dávamos conta que aqueles videozinhos engraçados trocados por e-mail seriam o início de uma das maiores revoluções no mundo do entretenimento audiovisual. De lá para cá, temos comunidades com centenas de milhares de internautas que se organizam para transmitir ao vivo programas de TV de todo o mundo, colocam tudo para download e ainda criam suas próprias versões das legendas em diversos idiomas. E de graça, para quem estiver conectado.

Esses internautas já formam uma audiência que não se limita a fronteiras geográficas ou a acordos entre emissoras e produtores de conteúdo. Ainda que seja um público pequeno comparado ao da televisão tradicional, essa audiência global consome séries, filmes e programas de TV ao mesmo tempo em que são transmitidos em qualquer país.

Sem imaginar que pode estar infringindo direitos autorais, cada pessoa faz a programação da televisão do seu jeito. Assiste ao programa que quiser e na hora mais conveniente. Programas que são produzidos por qualquer emissora, não importa o dia, o mês ou o ano que tenham sido transmitidos.

“Com a internet, o que era ‘audiência’ se tornou ‘comunidade’; o que era ‘espectador’ virou ‘usuário”, diz o pesquisador Silvio Meira, cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Canais na web

As emissoras, produtoras e estúdios sabem disso e têm lançado portais de vídeo, com séries e filmes para servir esse espectador-internauta. Os exemplos mais bem sucedidos são o Hulu.com, o site da Fox e, no Brasil, o Terra TV e o Globo Vídeos.

A iniciativa tem dado muito certo. Nos Estados Unidos, de acordo com os últimos números da ComScore, de março, 77,8% dos internautas haviam assistido a 14,5 bilhões de vídeos no mês. Uma média de 5,5 horas de vídeos por usuário.

A audiência das séries e programas transmitidos no Terra TV também tem crescido muito. De acordo com Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra, este mês já foram exibidos de 50 milhões de vídeos, para mais de 7 milhões de visitantes.

As próprias emissoras brasileiras, como Globo, MTV, SBT, Band, Cultura, Fox, ESPN e Fiz.tv contam com uma boa oferta de conteúdo para a internet. A Globo é uma das mais completas, com praticamente todo conteúdo jornalístico e sites específicos para séries e programas.

Ainda há emissoras que transmitem apenas online, como AllTV (www.alltv.com.br), JustTV (www.justtv.com.br) e WTN (www.wtn.com.br).

“O que falta é a universalização da banda larga de alta velocidade. Quando todo mundo tiver 100 megabits por segundo, pouco vai importar se a TV tem 500 canais. Um garoto vai transmitir da sua webcam o campeonato de futebol de botão do colégio e vai ter gente assistindo do outro lado”, completa Silvio Meira.

TV ONLINE

1,45 milhões
de pessoas assistiram ao seriado Lost pelo site oficial da emissora ABC em dezembro de acordo com o estudo VideoCensus realizado pelo Nielsen Online. É o programa com maior audiência online.
Em seguida, vem Saturday Night Life, com 1,1 milhão

40,9% dos vídeos
assistidos pelos americanos em março estão em sites do Google, sendo o YouTube o maior representante. O site Hulu, que transmite séries e filmes americanas, conta com apenas 2,6% dos vídeos assistidos, mas tem 4,9% do total de minutos gastos com vídeos online

O PROBLEMA DA PIRATARIA

Música - Segundo a RIAA (associação da indústria fonográfica dos EUA), 5 bilhões de músicas são baixadas de forma ilegal no mundo por mês. O número é 40 vezes maior do que a quantidade de faixas compradas. A RIAA acusou 35 mil pessoas de pirataria

Software - No Brasil, 58% dos programas instalados em computadores são piratas, segundo a Business Software Alliance. No mundo, 41% dos programas são piratas. Estima-se em 53 milhões o prejuízo de empresas produtoras

Legendas - Até o dia 28 de maio, a legenda em português para episódios da 5ª temporada de Lost foram baixados 962.421 vezes, contando quem baixou tudo de uma vez só. Isso dá uma média de 60 mil downloads por episódio. A média da 4ª é 50 mil downloads por episódio

Seriados - De 18 a 24/5, os episódios recentes mais baixados pelo Bit Torrent foram das séries 24 Horas (870 mil downloads); Desperate Housewives (610 mil) e Uma Família da Pesada (470 mil); contados todos os episódios, as campeãs foram Heroes, Lost e 24 Horas

Games - Até sexta-feira, o The Sims 3 havia sido baixado ilegalmente 180 mil vezes em apenas quatro dias, de acordo com a empresa de monitoramento BigChampagne. Spore, o game mais pirateado de 2008, foi baixado ilegalmente 400 mil vezes ao longo de três semanas

Filmes - Segundo pesquisa da consultoria Futuresource, 32% dos norte-americanos copiaram um filme em DVD ao menos uma vez nos últimos seis meses, conta 22% em 2007. De 14 a 27/5, o filme X-Men Origens: Wolverine foi o campeão de downloads no Bit Torrent (Filipe Serrano – Jornal da Tarde)

O que o brasileiro faz quando está navegando

Quando está online, o internauta brasileiro gasta a maior parte do tempo trocando mensagens instantâneas. Segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online, são 5h19min conversando por mês. Em segundo lugar, vêm redes sociais e blogs. São 4h39min mensais dedicadas a estes. Jogos online (2h2min), troca de e-mails (1h38min) e navegação em portais (1h10min) completam a lista das atividades online favoritas no Brasil. Pesquisa com dados de abril mostra que, em relação ao mesmo mês de 2008, o que mais cresceu foi a audiência de sites relacionados a turismo - a procura foi 28% maior -, seguido por entretenimento (16%) e compras (15%).

SAÚDE

Rinite gera faltas no trabalho e na escola

Pelo menos 44% dos brasileiros faltam no trabalho por causa de crises de rinite. E mesmo quando decidem ir ao serviço, seu rendimento despenca em 40%. A doença também prejudica as crianças, que faltam na escola (32%) ou não conseguem se concentrar nos estudos (12%). Os dados são da pesquisa “Alergias na América Latina” (AILA), divulgada terça-feira no XIX Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, em São Paulo.

“A rinite tem seu impacto subestimado”, comenta Dirceu Solé, professor da Unifesp e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. “Ela afeta a qualidade de vida, tem impacto no trabalho e nos estudos”, avalia.

Quem sofre com a doença tem dificuldade para dormir, dá diversos espirros repetidos, tem coriza e coceira no nariz. “Ninguém morre por causa disso, mas dá para ficar bem irritado”, pondera Bradley Marple, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Ele mostra que o cansaço afeta 41% dos pacientes brasileiros, seguido pela irritação (39%) e pela ansiedade (35%).

“Esses dados não existiam no Brasil. Agora podemos ver o real impacto da rinite”, afirma o otorrino João Ferreira de Mello Jr., do Hospital das Clínicas. “A rinite é uma doença que está crescendo no mundo. Existem várias hipóteses para isso, como o aumento da poluição e a alimentação gordurosa”, conta Michael Blaiss, professor da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos.

Além de crescente, é possível que a doença seja subdiagnosticada. A pesquisa AILA mostrou que 43% dos brasileiros afirmam conviver com os sintomas da rinite quase diariamente, embora apenas 9% tenha diagnóstico de um especialista. O diagnóstico é basicamente clínico, mas existem testes que confirmam a suspeita, como exames de sangue e de hipersensibilidade da pele. (Diário de SP)

COLUNA PAULO COELHO

Dar antes que lhe peçam

Quem está atento ao próximo, sempre dá antes que lhe peçam. Muitas vezes desculpamos o nosso egoísmo, dizendo: “se ele estivesse precisando, teria pedido”.
E nos esquecemos que muita gente não consegue - simplesmente não consegue - pedir ajuda.
Não estou falando apenas de dinheiro: a solidão, muitas vezes, consegue ser pior do que a fome. Ao nosso lado existem pessoas que passam semanas inteiras trancadas em si mesmas. Vão do trabalho para a TV, e da TV para o trabalho. O coração está tão frágil que começam a viver amores doentios. Estão com fome de afeto e tem vergonha de demonstrar isto. Não custa perceber estas pessoas ao nosso lado e tentar ajudá-las.
Aqueles que olham a miséria com indiferença, tem a miséria na própria alma.

CURIOSIDADE

Qual a diferença entre tênis de mesa e pingue-pongue?

Nenhuma. O tênis de mesa foi criado por oficiais do Exército inglês no final do século XIX. James Gibb, fundador da União Atlética Amadora, introduziu a bolinha de celulóide no jogo. O tênis de mesa também é chamado de pingue-pongue por causa do barulho que a bolinha faz ao bater na raquete e depois na mesa.
MIX MANIA

SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

USO RACIONAL DO ESPAÇO

Jacó vai colocar um anúncio no jornal.
- Gostaria de colocar uma nota fúnebre sobre a morte da minha esposa - diz ao atendente.
- Pois não, quais são os dizeres?
- Sara morreu.
- Só isso? - espanta-se o rapaz.
- Sim, Jacó não quer gastar muito.
- Mas o preço mínimo permite até 5 palavras.
- Então coloca: "Sara morreu. Vendo Monza 94."

FRASE DO DIA

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Provérbios 3:5-6

SAÚDE

Com a correria atual, oito horas de sono por noite continuam sendo necessárias?

O sono é uma atividade que ocupa cerca de um terço de nossas vidas e é fundamental para uma boa saúde física e emocional, além de ser essencial na manutenção de uma vida saudável.

Atualmente, o período de sono tem-se reduzido em função das atividades contemporâneas, especialmente devido ao estresse diário. Em consequência do cenário econômico, a população é induzida a prolongar a jornada de trabalho e a enfrentar horas no tráfego caótico das grandes cidades.

Graças à luz artificial, ampliou-se o período das atividades de lazer, com aumento do período de vigília. Esses fatores socioeconômicos e culturais conduzem a uma redução significativa no tempo de sono e podem trazer prejuízos cognitivos, hormonais e debilitar o sistema imunológico.

Mais importante do que a quantidade de horas de sono, porém, é a qualidade de sono de cada indivíduo. Um sono sem distúrbios e reparador prepara totalmente o organismo para um bom desempenho das suas funções vitais.

A maioria das pessoas dorme aproximadamente oito horas por noite, mas é possível ter uma quantidade menor de sono e se sentir completamente disposto. Normalmente, essas pessoas são chamadas de ‘pequenos dormidores’.
(Monica Andersen do Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo/ CIENCIA HOJE)

SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

Procurando o Sujeito

Na aula de português, a professora pergunta:
- Na frase: "O marido chega em casa de surpresa e encontra a mulher no quarto.", onde está o sujeito?
E o Joãozinho:
- Se não estiver dentro do guarda-roupa, deve estar debaixo da cama!

COZINHA

Suspiro de limão

Ingredientes
1 copo de clara;
4 copos de açúcar;
raspas de limão a gosto

Preparo
Misture a clara com o açúcar e leve ao banho-maria por 5min. Ponha na batedeira e tire quando os montes estiverem firmes. Adicione o limão. Faça bolinhas com um saco de confeitar. Leve ao forno em assadeira forrada com papel vegetal por 7minutos ou até que doure.

CINEMA

A Era do Gelo 3', em 3D, estreia em julho

Scrat, Sid, Diego, Manny e Ellie estão de volta ao lado de novos amigos no filme "A Era do Gelo 3". Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o longa poderá ser conferido tanto em 3D como na versão tradicional. Com estreia mundial marcada para 1º de julho, a terceira parte da franquia também contará com as vozes no Brasil de Diego Vilela, Tadeu Mello, Márcio Garcia e Claudia Jimenez.

Em "A Era do Gelo 3", Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e nesse processo talvez encontre o verdadeiro amor. Manny e Ellie esperam o nascimento de seu mini-mamute, a preguiça Sid forma sua própria família adotiva sequestrando alguns ovos de dinossauro e Diego, o tigre dentes-de-sabre, se pergunta se não está ficando "mole" demais devido à convivência com seus amigos.

Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina e conhecem uma incansável doninha de um olho só chamada Buck. (Diário OnLine)

CHARGE DO DIA

ERASMO
Jornal de Piracicaba
clique na charge para ampliar

DICA

DICA DO CORPO DE BOMBEIRO

Em caso de Emergência ligue 193

siga estas instruções:
1) Fique calmo;
2) Identifique-se fornecendo o nome e o telefone de contato;
3) Diga exatamente o que está acontecendo;
4) Informe se há vítimas. Havendo, forneça precisamente o número de pessoas;
5) Forneça corretamente o endereço e se possível uma ou mais referências; e
6) Aguarde no local. Estaremos a caminho !