sábado, 22 de novembro de 2008

COZINHA

Feijão - versátil e gostoso


O brasileiro é louco por feijão, disso não há dúvida. Segundo o Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o consumo per capita no Brasil de arroz e feijão é de 17 quilos por ano.

O feijão é uma leguminosa versátil que pode ser usada de diversas formas, de saladas a doces. Com alto teor de proteínas, fibras e carboidratos, ele pode ser encontrados nas mais variadas formas e colorações.


No Brasil existem mais de 14 mil tipos de feijão, mas apenas 4 mil desses grãos são colhidos aqui. Apesar do tipo mais comercializado e consumido no país ser o carioquinha, de coloração bege e listrinhas marrons, 70% do mercado.


O feijão preto ocupa o segundo lugar do ranking dos mais consumidos, ocupando 20%, enquanto todas as outras variedades juntas somam 10% das vendas.


Mas, cuidado na hora de levá-los para casa. Verifique as dicas abaixo e não corra o risco de levar grãos velhos ou danificados para casa.


Na hora da compra


* Se for a granel, de preferência aos grãos uniformes, de casca homogênea, brilhante, sem rachaduras ou manchas.

* Pressione o grão com os dedos, se ele rachar facilmente, ele está velho e demorará mais tempo para ser cozido.

* Agora se você for comprá-lo já embalado, verifique a safra. Sempre escolha as mais recentes.


Para armazenar


* Escolha sempre locais secos e arejados, nunca guarde o feijão por mais de um ano e mesmo assim, verifique a validade da embalagem antes do uso.

(Vila Sabor)

Um comentário:

Suzana Matias disse...

Vc anda interessado por culinária hein !!!? hahaha
Tô brincando!

Amigo, faz tempo que não vejo um texto seu opinativo por aqui...que houve? Problemas?
Bjs
Suzana