quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SAÚDE

Gorduras, sim - mas do bem

Estudos científicos revelam a importância desses nutrientes para o bom funcionamento do organismo. E até as vilãs saturadas podem, com moderação, voltar às dietas

Gorduras saturadas: por muito tempo elas foram consideradas as vilãs do coração. Mas há quem discorde
O mundo luta contra elas, mas elas não podem ser consideradas as vilãs das balanças ou as arqui-inimigas do coração. As gorduras têm uma importância fundamental para o funcionamento do organismo – além, é claro, de deixar mais saborosos os alimentos. Elas são uma importante fonte e reserva de energia e funcionam como isolante térmico.

Além disso, sem elas, não seríamos capazes de absorver vitaminas e sintetizar inúmeras substâncias vitais para o corpo, como os hormônios. As gorduras também fornecem ácidos graxos essenciais – que não são produzidos pelo corpo – e ajudam no crescimento, na regulação do metabolismo e no desenvolvimento da inteligência.
Mas as gorduras não são todas iguais. Elas variam de acordo com sua estrutura e algumas são consideradas benéficas e outras maléficas. As gorduras "boas" são as chamadas insaturadas, que são divididas entre as mono e as poliinsaturadas.

Já as do mal são as gorduras trans e as saturadas, embora alguns cientistas afirmem que as do segundo grupo têm, sim, sua importância e que sua restrição na alimentação pode prejudicar o funcionamento do organismo.

Gorduras insaturadas – São consideradas as gorduras "boas". Elas ajudam a regular diversos processos no organismo, como a redução do colesterol ruim (que forma placas que dificultam o fluxo de sangue nas artérias), dos triglicérides (gorduras no sangue, que em excesso obstruem as artérias do coração), além de auxiliar na regulação da menstruação e na absorção das vitaminas A, D, E e K. Elas são encontradas principalmente nos vegetais e são líquidas à temperatura ambiente. O consumo máximo diário deve ser de 44 gramas. Para saber a proporção de gorduras, que varia de alimento para alimento, confira o rótulo do produto.

As gorduras insaturadas são divididas em dois grupos: mono e poliinsaturadas.
Epoca

Um comentário:

Tha. disse...

Ahh, com ctz, o lance é ter gordura, mas ser saudável!!!

Esses dias, estava passeando por blogs de anorexas.. oO
gente.. que doença!! fiquei apavorada.. elas só querem ser magras e bonitas.. mas nao ligam se serão saudáveis ou não!!

loucura.. loucura!!

posto mto bom!!

Bjs