domingo, 18 de janeiro de 2009

COMPORTAMENTO

Correr, andar e cuidar do planeta


A tragédia ocorrida no estado de Santa Catarina me fez pensar que a "saúde" do planeta não vai nada bem. Sim, foi e continua sendo muito triste ver tanta gente sem casa, pessoas soterradas e um enorme prejuízo. E não, isso não é normal. A quantidade de água que caiu em Santa Catarina foi tamanha que fez sumir ruas, estradas, cenários.... Não, isso não é normal. Ou pelo menos não deveria ser.

Mas o que isso tem a ver com os praticantes de atividades físicas, principalmente nós corredores? Tudo. Correr é importante para a saúde, mas andar pode salvar o planeta ou pelo menos ajudar neste sentido. E se os corredores e esportistas em geral não deixarem de usar seus carros pelo menos uma vez por semana, quem o fará? Precisamos ir de carro para o trabalho, para a academia, até para o local onde corremos? Isso sem falar nas esteiras, que consomem um montão de energia. E os copos plásticos de água que tanto consumimos?

Enquanto cuidamos da nossa saúde, esquecemos de cuidar da saúde do planeta. É lindo falar de forma "ecologicamente correta", mas agir parece algo bem mais difícil. Não quero que me interpretem mal! Claro, que ninguém vai abandonar o carro numa cidade como São Paulo. Mas estou certo de que é possível usá-lo menos. E, ao fazer isso, nos movimentamos mais, nos exercitamos.

O movimento pela saúde da Terra já começou, ainda que um pouco tarde, é verdade. Mas ainda dá tempo. Eu já decidi fazer a minha parte. Comecei a usar a bicicleta e substitui muitos dos trechos que antes fazia de carro, por caminhadas. E ainda ganho de presente a sensação maravilhosa de passar andando por dezenas de carros parados no engarrafamento. Tenho sempre uma garrafinha de água por perto. Correr na esteira? Nem me lembro quando foi a última vez. Esta é a minha parte. E a sua?

VEJINHA

Um comentário:

Rodrigo disse...

isso aí! corretíssimo!
se cada um fizesse um pouqinho de sua parte, o mundo com ctz seria mto melhor, com menos tragédias "naturais" como essa...

pena que poucos pensam assim, não?! talvez, seja um mal do ser humano perceber as coisas tarde demais...

abraço! boa semana!