terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SAÚDE

Picadas de abelhas podem matar até mesmo quem não é alérgico

A morte de um indigente após ataque de abelhas esta semana, no interior de São Paulo, serve de alerta: quando em grande quantidade, o veneno do inseto pode ser fatal mesmo para quem não é alérgico. Pessoas que já tiveram alguma reação exagerada a picada de abelha devem andar com antialérgico à mão e procurar um médico.
O indigente Osmar Lopes de Oliveira, de 35 anos, tentou atear fogo a uma colméia e provocou o ataque, em Itapetininga (170 km de São Paulo), na quarta-feira.
A diretora do serviço de alergia e imunologia do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, Iara Mello, explica que o veneno de uma única picada causa uma reação inflamatória local.
Em quem tem alergia, o problema é quase oposto. Algumas pessoas, por fator genético, desenvolvem anticorpos após serem picadas. Os anticorpos tentam evitar os problemas causados nas picadas anteriores, mas provocam outras reações.
Depois de uma reação alérgica, deve-se procurar tratamentos preventivos que incluem vacinas. “Enquanto isto, o antialérgico deve ir junto a qualquer viagem”, recomenda.
(DIÁRIOdeSP)

Nenhum comentário: