segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

VIDA

Pra começar o ano e refletir sobre nossos atos daqui pra frente, pensando em nós, na sociedade e no planeta!

Correr, andar e cuidar do planeta

A tragédia ocorrida no estado de Santa Catarina me fez pensar que a "saúde" do planeta não vai nada bem. Sim, foi e continua sendo muito triste ver tanta gente sem casa, pessoas soterradas e um enorme prejuízo. E não, isso não é normal. A quantidade de água que caiu em Santa Catarina foi tamanha que fez sumir ruas, estradas, cenários.... Não, isso não é normal. Ou pelo menos não deveria ser.

Mas o que isso tem a ver com os praticantes de atividades físicas, principalmente nós corredores? Tudo. Correr é importante para a saúde, mas andar pode salvar o planeta ou pelo menos ajudar neste sentido. E se os corredores e esportistas em geral não deixarem de usar seus carros pelo menos uma vez por semana, quem o fará? Precisamos ir de carro para o trabalho, para a academia, até para o local onde corremos? Isso sem falar nas esteiras, que consomem um montão de energia. E os copos plásticos de água que tanto consumimos?

Enquanto cuidamos da nossa saúde, esquecemos de cuidar da saúde do planeta. É lindo falar de forma "ecologicamente correta", mas agir parece algo bem mais difícil. Não quero que me interpretem mal! Claro, que ninguém vai abandonar o carro numa cidade como São Paulo. Mas estou certo de que é possível usá-lo menos. E, ao fazer isso, nos movimentamos mais, nos exercitamos.

O movimento pela saúde da Terra já começou, ainda que um pouco tarde, é verdade. Mas ainda dá tempo. Eu já decidi fazer a minha parte. Comecei a usar a bicicleta e substitui muitos dos trechos que antes fazia de carro, por caminhadas. E ainda ganho de presente a sensação maravilhosa de passar andando por dezenas de carros parados no engarrafamento. Tenho sempre uma garrafinha de água por perto. Correr na esteira? Nem me lembro quando foi a última vez. Esta é a minha parte. E a sua?


VEJINHA

Nenhum comentário: