quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SAÚDE

Dores de ouvido aumentam no verão

Com o calor que tem feito neste verão, nada melhor do que bronzear a pele à beira-mar ou da piscina. E, ocasionalmente, dar aquele mergulho para refrescar.

É nesta época, porém, que cresce em até 70% a incidência de dores no ouvido (as famosas otites). A otite é uma infecção no conduto auditivo muito dolorosa, geralmente causada pela umidade no canal de ouvido. Além da dor forte, vem acompanhada de secreção, perda temporária da audição e a sensação de ‘entupimento’ no canal do ouvido.

A umidade, simplesmente, não é suficiente para causar a infecção. Ela é causada pela presença de bactérias que aproveitam o calor e a umidade para se instalarem e proliferarem. Geralmente elas chegam ao local através de água contaminada. A água clorada da piscina também oferece condições para a proliferação das bactérias, uma vez que o cloro pode irritar o canal auditivo, abrindo uma porta para a infecção..

A melhor maneira de prevenir é tomar cuidado com o contato com água contaminada e secar o ouvido (apenas com toalha) após sair da piscina. Se sentir que há água no canal auditivo, basta inclinar a cabeça e esperar que escorra. Muito cuidado com as hastes flexíveis (cotonetes). Elas podem machucar a região e facilitar a infecção.

Se começar a sentir dor, faça compressas quentes no local para aliviar a dor e procure um otorrino rapidamente. As famosas soluções caseiras, ao contrário do que muitas pensam, piora o problema.

Bom verão!
(DIARIOdoGrandeABC)

Nenhum comentário: