segunda-feira, 27 de julho de 2009

MATERIA DE CAPA

Garoto de 13 anos troca o iPod por um walkman durante uma semana

RIO - Como um garoto de 13 anos, apaixonado por música, se viraria nos dias de hoje privado de seu iPod e tendo de usar um ultrapassado walkman? A revista da BBC , em comemoração aos 30 anos do lançamento do ícone da Sony que revolucionou a música portátil, resolveu descobrir quais os choques culturais que surgiriam com a situação e sugeriu ao garoto Scott Campbell enfrentar o desafio por uma semana. O primeiro susto foi com o tamanho do aparelho, similar ao de "um pequeno livro". A cor, cinza tão sem graça quanto um céu nublado, também surpreendeu o garoto, acostumado com a enorme variedade de tons dos produtos da Apple.

E quanto ao funcionamento, o que ele mais estranhou? Scott conta que levou três dias para descobrir que havia um lado B na fita. Além disso, no início ele achava que a chave que muda o modo do cassete de "normal" para "metal" se referia a gêneros musicais. Uma maldade que nem o mais extremo estilo de Heavy Metal merece.

" Scott levou 3 dias para descobrir que havia um lado B na fita "

Acostumado com o "shuffle", função dos atuais mp3 players que permite ouvir a coleção de músicas de modo aleatório, no walkman Scott precisou improvisar segurando a tecla "rewind" e soltando o botão ao acaso.

Ao contar para o pai sobre sua engenhosidade, no entanto, ele aprendeu a diferença entre aparelhos eletrônicos (como os iPods) e mecânicos, com partes móveis, que davam origem ao terrível costume que os walkmans tinham de "comer" fitas.

"Meus cliques desajeitados poderiam ter arruinado minha fita e me deixado sem música para o resto do dia", concluiu.

Para chegar a uma outra diferença importante, Scott precisaria de mais alguns anos de uso. É inegável que os antigos walkmans (mecânicos) têm um tempo de duração muito maior que os iPods (e eletrônicos em geral). Não é difícil encontrar modelos da Sony funcionando até hoje, décadas depois do lançamento. Por outro lado, onde estará o seu mp3 player daqui a 20 anos?

Após uma semana de descobertas e revelações sobre as origens da tecnologia portátil que hoje domina o mundo, Scott se disse aliviado por viver na era digital, com mais opções, funções e aparelhos menores.

Entre os pontos negativos do walkman ficaram os ruídos do cassete que acompanham a música, a pífia duração das pilhas, o design tenebroso, com botões espalhados por todo o aparelho, e a pouca capacidade das fitas (12 a 14 músicas), que ainda precisam ter o lado trocado a cada meia hora.

O modelo original do avô do iPod, no entanto, também recebeu seus elogios. Além de oferecer duas entradas para fones de ouvido, possibilitando que mais de uma pessoa ouvisse música ao mesmo tempo; ele trazia um conector para tomadas.

"Mas considerando a péssima duração da bateria, acho que isso era mais necessidade do que uma função extra", ironiza Scott. (Fonte: O Globo)

8 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá Wagner

É muito interessante esse choque de gerações. Lembro que sempre tive vontade de ter um walkman, mas minha família não tinha dinheiro, pois era bem caro. Hoje em dia temos MP3 e outros diversos MP... com preços bem razoáveis.

Abraços e até mais.

Camila disse...

Eu que vivi as duas gerações (a do walkman e a do iPod) sei bem o quanto tudo mudou. E nem vou tão longe, quem imagina como era a vida sem celular? Era péssima, mas a gente nem sabia!

Abraços!

historiadatv disse...

E ae Wagner blz? Nossa que choque hein sair do MP3 para voltar para o velho walkman. É uma aparelho que foi inventado em 1979 (à 30 anos atrás). Até hoje meus irmãos tem os deles e ainda funcionam, só que são com display digital. Hoje a coisa evoluiu tanto que já está se falando em MP11. Abraços, Roberto.

Anônimo disse...

Assistindo os noticiários sobre a gripe "suina", vi que algumas mães reclamavam da suspensão de aulas alegando : Não tenho onde deixar meu filho...
Se eu fosse o reporter, com certeza diria:
- Minha senhora, a escola não é creche! Os professores estão lá para ensinar e não pra Tomar Conta do Seu Filho.
Os professores não são pagens. Eles estudam, fazem faculdade, pós-graduação e alguns têm até doutorado, para dar aulas e não para cuidar do seu bebê de doze anos.
A escola não é um depósito de crianças: é um local destinado ao ensino e aprendizagem.
Adalgisa

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Olá amigo! passando para te desejarum ótimo fds! =D

Rodrigo disse...

nossa, walkman! Com fita!!! Antes, na minha infância, adorava...

mas realmente, hoje não viveria sem meu mp4. Com muito mais músicas, não precisa ficar esperando o aparelho adiantar/voltar para escolher a música que deseja ouvir... bem mais prático!

incrível pensar em como a tecnologia muda rápido, não?

boa semana pra vc, Wagner!
Abraaaço

KA disse...

Eu tenho saudade dos walkmans, vinis e tudo mais que fizeram parte da vida feliz dos teens de antigamente. Acho que éramos mais calmos do que a atual geração constantemente bombardeada com tanta tecnologia.
Abs

Guardião disse...

Eu ainda tenho um "gravador portátil" Sony que ganhei quando fiz 14 anos, monofônico obviamente.
Descobri a pouco que ainda funciona.

É inegável o salto de tecnologias, mas se pararmos para pensar, tem-se que dar a mão a palmatória para cada conquista realizada.


Obs. Dar a mão a palmatória era algo usado antes do meu tempo de escola.