terça-feira, 21 de julho de 2009

COLUNA INVERTEBRADA DE DANILO GENTILI

INDIPLOMADOS

Muita gente dizendo que agora qualquer um pode ser jornalista. Como assim, AGORA? Ninguém nunca assistiu à TV Fama antes?
O mercado vai continuar dando preferência para as duas classes de jornalistas que já dava antes dessa decisão do STF:
1) Para os jornalistas bem-preparados (e isso pode incluir ter sido preparado numa boa faculdade);
2) Para os que não são tão bem-preparados assim, mas fizeram o teste do sofá ou têm algum padrinho forte no meio (e aqui, como sempre tem sido, ter ou não um diploma não vai fazer tanta diferença).
Aí alguém pode me dizer: “Mas agora os jornalistas que têm o rabo preso com políticos vão aumentar”. Vai por mim. Quase nenhum jornalista tem rabo preso com político. Geralmente quem tem isso são os seus chefes que editam e publicam as matérias (quase todos esses caras são diplomados).
A verdade é que, se diploma significasse alguma coisa boa, não vinha assinado pelo cara que extorquiu seu dinheiro durante os quatros que fez a Uni-alguma-coisa. Prova disso é que grande parte das maiores pessoas que um jornalista já entrevistou não tem diploma. Roberto Carlos não tem diploma de cantor. O Kassab não tem diploma de prefeito. O Lula não tem di ploma de... bem... ele não tem diploma.

SEGREDINHOS

E olha só isso. O presidente Lula elogiou o passado histórico do Sarney! O mesmo passado histórico que ele criticou fortemente. Será que ele fez isso porque precisa do presidente do Senado pra abafar a CPI da
Petrobras? Eu acho que não. Eu acho que o Lula defendeu o Sarney porque se identifica com ele. O Sarney disse que não sabia dos atos secretos, e o Lula também sempre diz que nunca sabe de nada.
Lula disse ainda que Sarney não deve ser tratado como uma pessoa comum. Mas peraí... ele já não é tratado como uma pessoa comum. Uma pessoa comum que descumpre a lei vai parar na cadeia.
Pra mim, o maior ato secreto disso tudo é como há anos essas coisas acontecem e nosso povo continua engolindo tudo e ficando feliz no Carnaval. Isso sim pra mim é um grande segredo.

Denúncias de atos secretos do Senado envolvem nepotismo, criação de cargos e aumento de horas extras. Só
não entendo esse nome: “Atos Secretos”. Algum dia foi segredo pra vocês que os nossos políticos fazem isso?
Sarney é um dos principais alvos das denúncias de nepotismo. Eu adoraria dar um filho meu pro Sarney
batizar. Com o mercado de trabalho competitivo como está, isso garantiria o futuro do menino. (METRO)

Nenhum comentário: