quinta-feira, 2 de abril de 2009

SAIBA +

Canhoto numa boa

Foi-se o tempo em que o canhoto era considerado desajeitado e tinha dificuldade para realizar tarefas. Hoje, quem tem mais habilidade com o lado esquerdo também consegue fazer tudo o que o destro faz, já que há objetos específicos para ele.

Os especialistas consideram canhoto quem escreve e pratica atividades espontâneas, como pentear o cabelo e escovar os dentes, com a mão esquerda. É manifestado aos poucos, tanto que as mães logo percebem essa característica do filho nos primeiros anos.

Embora alguns ainda se compliquem na hora de usar certos objetos, todos garantem que são melhores em habilidades específicas, como no esporte. "Minha perna mais forte é a esquerda. A dos meus amigos é a direita", diz Gustavo Duarte Tsuha, 5 anos, de Santo André.

Chutar forte com a esquerda pode surpreender o goleiro durante um pênalti e faz a diferença na hora de driblar o adversário. Quem curte futebol admira a jogada feita por um canhoto.

Apesar de escrever com a mão direita, Martin Giugliano Reiser, 12 anos, São Bernardo, desenvolveu grande habilidade com a perna esquerda quando começou a jogar futebol, há 8 anos. "Não escolhi, aconteceu." Ele faz todas as outras coisas com a mão direita. "No futebol é importante usar a canhota. Todos os times precisam de um jogador assim."

O espanhol Rafael Nadal, atual campeão de Winbledon, o maior torneio de tênis do planeta, é destro, mas foi treinado desde criança a jogar com a mão esquerda. Essa tática foi usada porque a maioria dos jogadores usa a mão direita. Com isso, o jogo contra um canhoto se torna mais difícil.

Apesar das vantagens, há esportes em que é proibido usar a mão esquerda, como o polo, jogo em que o esportista utiliza um taco para bater numa bola e marcar gols. Tem de fazer tudo isso em cima de um cavalo.

No passado o canhoto enfrentava preconceito. Muitos professores o obrigavam a escrever com a direita. Hoje não é mais assim: cada um deve ser respeitado como é.

Objetos diferenciados - A maior reclamação dos canhotos é na hora de usar alguns objetos feitos para os destros, como tesoura, mouse, maçaneta. Antigamente era ainda mais complicado. Hoje, muitos produtos têm a versão canhota, como os que são vendidos pelo site www.mundocanhoto.com

Pedro Olionis Hirsch, 8 anos, de Santo André/SP, precisou se adaptar a usar tesoura comum e abrir a latinha de refrigerante. "Atrapalha um pouco", fala. Para Dafne Denoni, 9 anos, o que mais complica é na hora de abrir a maçaneta da porta. "Tenho de parar, pensar e abrir com a mão direita. De resto, faço tudo com a esquerdal", conta a menina, que não vê problema nenhum em ser canhota. "Até gosto, é diferente."

Henry Ferrari, 6, tem um jeito prático para usar o mouse do computador. Ele muda o acessório de lado. "Só assim consigo mexer." Muito observador, Henry já reparou que a irmãzinha de 1 ano segue pelo mesmo caminho. "Ela só pega as coisas com a mão esquerda. Tenho certeza que é canhota."
(Diário do Grande ABC)

5 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Eu sou canhota e adora ser.
Porém tenho dificuldades em fazer muitas coisas com a mão direita. Como colocar o garfo na mão direita e levar até a boca, jogar volei, etc.

Gostei da matéria! :)

Babi Mello disse...

Legal, tem coisas interessantes, mas no futebol um cara ou mesmo uma menina que joga faz dribles legais e com isso engana seus adversários, conta ponto.

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Minha maninha é canhota!
E meu amorzinho era canhoto, mas a sua avó não deixou e fez até que mudou ele... e ainda por cima ele tem uma mão para pinturas e desenhos!!!

Viva os canhotos!!!

=D

Anônimo disse...

eu sou ambidestra.. desde crianca eu escrevo e faço tudo tanto com a esquerda quanto com a direita, tanto que quando eu era pequena, meus pais nao sabiam se eu era canhota ou destra porque eu sempre usava as duas maos, até que um dia descobriram que eu era ambidestra.. o pessoal na sala fica impressionado, eu sempre utilizo as duas maos pra escrever, uma sempre fica a caneta azul e a outra o lapis, assim nao fico trocando de mao.. eu nao sei como é nao usar as duas maos com a mesma sincronia, pra mim é normal.. dizem que ser ambidestro é coisa rara, eu só conheço eu até agora.. e sempre me beneficiei com isso, afinal, nunca fico com os braços cansados de escrever nem de carregar peso.. sei la como funciona nao ser ambisdestro..

Rodrigo disse...

era p/ eu ter sido canhoto, mas mudei de idéia no meio do caminho! (quando tinha uns dois anos, segundo a minha mãe)
heauhae

eu tbm uso o mouse com a mão esquerda, mas é por causa da tendinite adquirida pelo handebol ¬¬

boa semana aí!
abraço