terça-feira, 28 de abril de 2009

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Bradesco continua como marca mais valiosa do Brasil

O Bradesco é a marca mais valiosa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, de acordo com um estudo da Brand Finance, que avaliou as 100 mais valiosas do Brasil. O Bradesco tem R$ 16,27 bilhões de valor de marca e conceito “A” com relação à Força de Marca. O Itaú ficou em segundo lugar com valor de R$ 11,81 bilhões e Força de Marca com BBB de conceito, seguido por Banco do Brasil, com R$ 7,42 bilhões.

A Vivo subiu da nona para a sexta posição e apontou R$ 5,93 Bilhões em valor de marca. Em décimo lugar está a Fiat - que ano passado ocupava a 13ª posição - com R$ 5,1 bilhões. Porém, a crise mundial já começa a aparecer com mais clareza para diversas empresas que tiveram redução no seu valor. Entre as que mais sofreram, destaque para Vale (17%), Petrobras (5%), Esso (17%), Perdigão (10%), Sadia (46%), Aracruz (28%), Embraer (10%), GM (5%), Gol (47%), TAM (51%) e TIM (14%).

Outros setores não foram diretamente impactados e a marca possui uma importância maior no negócio, como bancos, lojas de departamento, alimentos, supermercados calçados, entre outros. Prova disso é que o Bradesco cresceu 123%, o Itaú 90%, a Caixa Econômica obteve 93% enquanto o Banco Real subiu 37% no valor de marca. Casas Bahia (15%), McDonald´s (63%), Unilever (5%), Elma Chips (14%), Rede Globo (5%), Carrefour (17%) e Coca Cola (3%) também comemoram aumento em seu valor de marca no Brasil.

Com o sobe e desce no ranking, algumas marcas entram enquanto outras saem da lista, como o caso da Motorola, Nokia, BNDES, IBM e Claro que figuram este ano no ranking da Brand Finance enquanto WEG, Vulcabras, Terra e Furnas estão fora da lista em 2009.

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