quinta-feira, 16 de abril de 2009

INFO

Hino nacional completa cem anos em 2009

Professor mostra como seria o hino com frases em ordem direta.
Um dos registros mais antigos do hino foi escrito a mão pelo autor.

Nesta segunda-feira (13) foi comemorado o dia do hino nacional e, em 2009, o hino brasileiro vai completar cem anos. O professor de português Sérgio Nogueira mostra como seria o hino se tivesse sido escrito com as frases na ordem direta, e com palavras mais simples.

O hino nacional brasileiro já teve duas versões. A primeira foi executada em 1831, quando da abdicação de Dom Pedro I. A outra é do tempo de Dom Pedro II. Com a República, o novo Governo decidiu eliminar as lembranças do Império. Um concurso, portanto, escolheu o novo hino, que o povo não gostou. Para agradar, a música foi mantida e um novo concurso elegeu outra letra. Ganhou a escrita por Osório Duque Estrada em 1909, que é a versão que cantamos até hoje.

Um dos registros mais antigos do hino nacional foi escrito a mão pelo próprio autor, Osório Duque Estrada. O documento está guardado nos arquivos da Academia Brasileira de Letras e é datado de 1922. São duas folhas simples de papel almaço.

“O poeta preferiu usar e abusar das inversões e o brasileiro não gosta muito da inversão da frase. Elaborar naquele tempo era uma técnica que era louvada”, diz o escritor Domício Proença Filho.

O professor de português Sérgio Nogueira explica o sentido de parte do hino. “As margens calmas do Ipiranga ouviram o grito que ecoou forte de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria com os raios luminosos. Se conseguimos conquistar com força a garantia da igualdade, nosso peito, que somos nós próprios, com liberdade desafiamos até a morte”, diz.

E o hino segue dizendo: "quando no céu formoso e belo aparece a constelação do Cruzeiro do Sul, ó, Brasil, um sonho intenso, um raio claro e límpido de amor e de esperança desce à terra". Depois, uma exaltação: "Brasil, tu és gigante, enorme pela sua natureza, pela sua origem. És belo, és forte, és destemido e o teu futuro mostrará esta grandeza. Entre tantas outras terras, o Brasil é a pátria amada e adorada. É a mãe gentil de todos nós brasileiros".

“O Brasil se destaca entre todos os países da América, situado num lugar privilegiado, digamos, ao som do mar e à luz do céu", diz Nogueira. E a letra ainda diz: "nossos campos têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, a nossa vida mais amores do que qualquer outra terra possa ter".

"Que a nossa bandeira seja símbolo de amor eterno. E que o verde e amarelo da nossa bandeira nos lembre das glórias do passado e da esperança de paz do futuro". E o professor completa: “mas se precisarmos, em nome da justiça, erguer a arma em luta da guerra, nenhum filho brasileiro fugirá à luta. E quem adora esta terra não teme a própria morte”.

(G1)

3 comentários:

KA disse...

Juro que achei que era mais velho, hehehehehe.
Vivendo e aprendendo!
Abs e bom fim de semana

Vivian disse...

...bom dia, menino!! rsss

vim conhecer seu cantinho
e agradecer a visita lá
em casa.

bj bj

Anônimo disse...

eita, achei que tinha mais idade..
nunca entendi o nosso Hino.. acho que deveriam mudar pra linguagem mais moderna!!