terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SEXUALIDADE

A camisinha furou. E agora?

Você se achou a mais esperta das mulheres, fazendo tudo como manda o protocolo. Foi para a cama com ele, mas se negou a fazer sem camisinha. Até aí agiu certísssima! O problema é que ela estourou e tudo que você não quer é correr o risco de uma gravidez indesejada.

Então, vamos por partes. Primeiro saiba que a camisinha não estoura com tanta facilidade, então não é preciso pânico. Geralmente, só rompe se mal colocada ou com ar dentro. Verifique o prazo de validade antes de colocar porque não é aconselhável usar camisinhas com mais de três anos de fabricação. Elas devem ter selo de garantia e, de preferência, terem sido fabricadas no Brasil. E preste atenção na embalagem, veja se não está furada.

Outro cuidado é saber onde a camisinha é guardada ou como é transportada. Ela não deve ficar exposta ao sol, nem levada na carteira, bolso de trás da calça, agenda ou porta níquel. O atrito constante pode danificar o produto. E não use duas camisinhas no intuito de se proteger melhor. Isso aumenta a chance de rompimentos.

Mas se todas as precauções foram tomadas e a camisinha se rompeu. Aí, uma opção é partir para o contraceptivo de emergência - ou a pílula do dia seguinte. Normalmente se tem até cinco dias para tomar esse medicamento e garantir a eficácia de 95% prometida pelos fabricantes. Mas quanto antes tomar, melhor. Trata-se de remédio controlado e, portanto, deveria ser vendido apenas com prescrição médica. Mas não é.

Em quase todas as farmácias é possível encontrar a pílula e comprar, sem maiores problemas. “Mas é preciso estar alerta. Essa pílula deve ser tomada apenas em casos de emergência mesmo. Não deve ser usada como rotina devido às altas quantidades de hormônios que tem”, explica o ginecologista Nilson Roberto de Melo. “Ela foi divulgada como se fosse isenta de efeitos colaterais. Mas não é”, completa Hugo Miyahira, vice-presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

Depois de ingeridas, as pílulas desse tipo podem causar enjoo, dor de cabeça e até vômito e dor nas mamas, em alguns casos. “O fígado fica sobrecarregado e, no caso de a menina estar grávida sem saber e mesmo assim ingerir a pílula, pode interferir no crescimento da genitália da criança”, alerta Hugo. Isso porque as altas doses de hormônios ingeridos influenciam no desenvolvimento do feto.

No caso de não gravidez, a menstruação deve descer no dia esperado, mas pode adiantar ou atrasar alguns dias. No caso de atraso maior que sete dias, um teste de gravidez deve aliviar as dúvidas.

A camisinha deve agüentar até o homem ejacular, mas no caso de transas mais prolongadas ou com pouca lubrificação, pode ser que rasgue sem você perceber. Então, fique sempre de olho para garantir que está tudo bem lá embaixo. E, apenas numa emergência, recorra às pílulas do dia seguinte. “Ela não é o melhor método contraceptivo, mas representa uma realidade. Deve ser usada apenas quando existir grande possibilidade de gravidez”, lembra Nilson.

Esse tipo de pílula não protege contra doenças sexualmente transmissíveis nem contra Aids. Além disso, como ressaltou Nelson, não devem ser usadas sempre. “Existem outros métodos anticoncepcionais bem mais eficientes”, finaliza Nilson.

(VILAdois)

5 comentários:

SBIE disse...

Que bom que gostou do blog!!
Fico contente!

È! Precisa-se se previnir sempre! Ninguém traz estrela na testa como diria as vovós! Esse ditado ainda serve pra hoje!
Sempre se deve usar camisinha, a não ser que queira ter um filho mesmo, mas daí tudo tem que ser planejado e ter feito os dois os exames possíveis antes, mesmo um sabendo que o outro nao pule a cerca.

É , a coisa é assim!

disse...

Obrigada pela visita apreça sempre, as portas á de casa estão sempre abetas para novos amigos, principalmente para os jovens.
A prevenção é primordial nos dias de hoje. Tenho 3 filhos todos já mais velhos que você, mas sempre dei uma educação sexual bem rigora a eles. Apesar de católica e praticante, tem coisas que não concordo, uma delas é o não uso da camisinha ou de outros métodos. Prefiri sempre cuidar da saúde dos meus filhos.
Ótimao post parabéns!
Fique com Deus!

Anônimo disse...

nossa! ontem mesmo eu tava falando pro meu namorado sobre isso, especialmente sobre essa história idiota de querer transar sem camisinha e depois tomar a pílula do dia seguinte que é extremamente agressiva.
tem muita gente fazendo besteira por falta de informação


grande abraço!

Anônimo disse...

Ei, você! Valeu a visita! Não vou mentir q acho q foi a alusão feitas aos ônibus o motivo pra vc dar uma olhada! HAUHSUHaus Vi q vc gosta dele pelo outro blog. :X

Ah, e que aula de anticoncepcional! Me sinto prevenida só de ler! E a pílula do dia seguinte, além de ser mtu agressiva, pode ter muitos efeitos colaterais, oq deixa tudo mais perigoso ainda, pq ngm vai fz teste de efeito colateral enqnt está mais preocupado em ficar ou não grávida. Enfim...

Té! o/

Anônimo disse...

Aconteceu comigo dia desses.. Mas eu sou uma pessoa bem informada sobre isso, e fiquei tranquila, e tomei a pilula do dia seguinte. é hormonio puro, por isso não deve mesmo ser usada como rotina, e como eu já esperava, minha menstruação adiantou sete dias.

Valeu a dica, Wagner. :)