quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

INFO

Plugues e tomadas mudam de design para aumentar sua segurança

Inmetro lança novo padrão de plugue e tomada para aumentar a segurança do consumidor.

Todas as obras iniciadas em janeiro já devem cumprir a norma NBR 5410. A tomada com novo design tem 3 orifícios redondos, sendo o terceiro para o fio terra. Ela foi projetada para impedir o contato acidental com a parte viva ou energizada, evitando choque elétrico.

Ano que vem , eletrodomésticos como geladeira, máquina de levar, microondas e ar condicionado já sairão de fábrica com o novo plugue redondo de 3 pinos. Dados do Corpo de Bombeiros apontam que 30% dos incêndios são provocados por problemas na rede elétrica. Os curto circuitos podem ocorrer pelo excesso de benjamins distribuidos pelas tomadas. E também pelos gatos” fiação clandestina” e ainda pela rede defesada perante o consumo.

Os eletrodomésticos que acabam puxando mais energia são chuveiro, ferro de passar e microondas, este necessita de tomada única. Na sala, é preciso tomar cuidado com a sobrecarga no segmento tv, dvd, hometheater. Se der curto, e a cortina estiver por perto o incêndio pode ser de grandes proporções.

E atenção: a partir de julho, o comércio não vai poder vender adaptador e benjamin fora dos padrões do Inmetro.

(JOVEMpan)

3 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Hummm, isso foi falado em 2007. Mas vem um duvida, é a partir de janeiro desse ano ou de 2010? 2010 né? Não esotu vendo ninguém falar esse ano sobre isso. Sabe como é brasileiro, deixa tudo pra ultiam hora. kkkkkkkkkkkkkkk

Rodrigo disse...

mto bom isso! e eu diria que demorou p/ acontecer... são cuidados tão básicos que podem salvar a sua casa, mas que parece que ngm se importa...

abraço!

Anônimo disse...

ja tava na hora.. todos os meus equipamentos tem entrada pra fio terra, sempre eu me frustrava por ter que comprar um plug pra adaptá-lo..