quinta-feira, 23 de outubro de 2008

SEXUALIDADE

Sexo tântrico

O sexo tântrico identifica-se com a tradição esotérica indiana, que se dedica às práticas destinadas a desenvolver a mente. A palavra tantra pode ser traduzida como “instrumento de expansão”, ou seja, um instrumento de ligação entre a sua energia e a energia do universo. O tantra visa celebrar o amor, não se atendo apenas a relação sexual, à penetração. Praticar o tantra significa celebrar o amor, mantendo-o vivo e vibrante.

Um dos princípios do tantra é curtir todos os passos de uma relação a dois. Se optarem pelo sexo tântrico, é preciso saber que haverá uma grande modificação na vida sexual, em que a atenção e concentração recaem sobre o parceiro, tudo sem pressa. O objetivo é dar prazer sem se preocupar se essa intimidade terminará em uma relação sexual completa ou se atingirão o orgasmo.

O tantra incentiva a veneração do relacionamento como se este fosse um espelho do relacionamento divino de Shakti e Shiva, deuses hindus. Shakti é a energia feminina, essencial no tantra porque simboliza a criação, e Shiva representa o masculino. O tantra faz você ver o seu parceiro como um deus, você o respeita como uma divindade e vice-versa. Por isso o ato do amor deve ser feito com consciência. Em uma relação com fortes laços afetivos, a sexualidade pode ser transformada em um modo mais integrado de ser, em que a energia sexual não é apenas sexo, mas representa também estar vivo.

No tantra, tanto o homem como a mulher têm os dois pólos, o masculino e o feminino. Quando a pessoa se une ao parceiro, se une com a outra metade de si mesmo - é o complemento, a formação de um todo. A prática dos rituais sexuais é do equilíbrio e da polaridade homem-mulher, unificando as energias do feminino e do masculino no corpo e alinhando-as com o cosmos.

As práticas sexuais envolvem a consciência de quem faz e por que razão faz. A união sexual tântrica é um meio de alcançar um êxtase divino. Os prazeres do orgasmo podem ser expandidos, unindo o sexo ao coração e ao espírito. No sexo tântrico, você focaliza a conexão das sensações genitais com o coração e o espírito, usando técnicas de respiração e meditação, que ligam centros de energia no corpo, os chakras. A chave para a compreensão do tantra é entender que temos um corpo físico e um corpo energético e o sexo é o encontro de energias, uma reunião de corpos físicos e energéticos.

No tantra existem vários exercícios: de meditação, respiração, energização e outros. Praticar o tantra exige concentração, disposição, intimidade e companheirismo.

(VILA DOIS)

6 comentários:

Luciana disse...

Essa forma de integração do ser humano é muito bonita. Na minha opinião, sexo apenas por prazer, sem amor, sem afinidade, não acrescenta nada. Bom mesmo é essa idéia de um completar o outro, respeitando e se entregando mutuamente...

Fabi disse...

Fico pensando que os homens sempre tão afobados realmente conseguem praticar essa modalidade.

Unknown disse...

Não sei não, acho que vai de cada um, acho este método mais para ioga...
Sexo é único...fervoroso, amoroso e "tribal"...
Abraços

Anônimo disse...

esse tipo de sexo nao é muito praticado pelos homens ultimamente ¬¬
as mulheres sempre veem o sexo como forma de amor,de uma aproximacao cada vez mais intima com seu parceiro..
é claro que tem homem que age assim mesmo, mas hoje em dia, a celebracao do sexo como uma forma de amor em sua essencia, é raro...
culpa disso é da banalizacao do sexo e da forma de amar em si. quase ninguem valoriza isso -.-

[Farelos e Sílabas] disse...

...

Vivendo e aprendendo. A expansão, seja em que dimensão for, carrega a potencialização do que nos é importante.

Gostei do blog. Abraço!

...

Rodrigo disse...

seria legal se as relações humanas fossem "compatíveis" ao "sexo tântrico". Não só em relações sexuais, mas em qualquer outro tipo de interação entre as pessoas.

abraço!