terça-feira, 21 de outubro de 2008

CURIOSIDADE

Curiosidades sobre o LEGO

Tudo começou em 1932, quando o carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen, tendo perdido seu emprego durante a depressão, fundou uma fabriqueta de brinquedos de madeira para garantir seu sustento. Dois anos mais tarde, essa pequena fábrica passou a ser chamada de LEGO advindo da expressão dinamarquesa “Leg Godt” (brincar bem).

A coisa foi prosperando e em 1947, com a compra de uma máquina industrial moldadora, a empresa começou a produzir brinquedos de plásticos. Em 1949 teve início a produção dos primeiros prospectos das tão famosas pecinhas de montar que só em 1958 assumiram a forma que conhecemos hoje, ano em que foram patenteadas, marco do nascimento do brinquedo mais conhecido no mundo.

A partir daí foram criadas dúzias e dúzias de cenários temáticos e modelos interativos que vão desde ao mais simples até os mais complexos como o Mindstorms, tornando a empresa hoje, a sexta maior companhia de brinquedos do mundo!

Acredito que não existe aquele que não tenha tido ou brincado com um LEGO na vida e não tenha uma história pra contar sobre sua primeira experiência com um.


Mas tem outras coisas interessantes para saber sobre LEGO. Eis algumas:

# Existem 62 pecinhas de LEGO para cada um dos 6 bilhões de habitantes no mundo.

# Crianças em todo o mundo gastam 5 bilhões de horas por ano brincado com LEGO e mais de 400 milhões de pessoas já brincaram com as peças.

# As peças de LEGO são encontradas em 53 diferentes cores e mais de 400 bilhões de peças já foram produzidas desde 1949.

# Por ano, são produzidos 19 bilhões de elementos de LEGO, sendo 2,16 milhões moldados por hora ou 36.000 por minuto.

# LEGO inspirou gerações de inventores, tal qual foi com Jonathan Gay, criador do Flash.

# As peças de LEGO são consideradas muito mais do que apenas um brinquedo. Elas são usadas em salas de aula desde a pré-escola até a universidade para ensinar matemática, habilidades de linguagem, conhecimento de planejamento e princípios de tecnologia.

Fonte: Via Gizmodo / Saber é bom demais.com

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Olá!
Passando pra agradecer a visita e seu comentario no meu blog.
Aproveitei pra dar uma olhada no seu tb e adorei saber sobre o Lego.
Ainda terei uma idéia genial como ele... rs
Uma ótima semana!

Carol Garcia disse...

piro que sabe é bom mesmo !
e eu não sabia disso tudo não. só tinha ouvido meio que falar e pouco !
beeijo :]