segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COLUNA DE SEGUNDA


COLUNA do Wagner Moreno // 163

PAÍS DE ESPORTISTAS...
O volume geral de vendas no varejo brasileiro cresceu 7,1% em julho, em relação a 2010. O acumulado do ano chegou a 7,3%. O setor que mais contribuiu para o resultado foi o de móveis e eletrodomésticos, cujo volume de vendas acumulado já passou de 18%, graças à combinação de renda do consumidor em alta e preços dos produtos em baixa. Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE. (Luiz Alberto Marinho/Metro)

BRIGA BAIANA...
Caetano Veloso decidiu encarar uma briga judicial com a Odebrecht. O motivo da inusitada discórdia entre um cantor e uma empreiteira é a Tropicália. Ou melhor, o Tropicália, um condomínio com oito prédios de luxo que a Odebrecht lançou no mês passado em Salvador. Caetano irritou-se com o uso comercial da palavra, que é nome de uma música e título de um disco seu, ambos de 1968 – além, é claro, do movimento musical de que ele e Gilberto Gil foram os expoentes. A Odebrecht diz que o condomínio ganhou esse nome em homenagem a Tropicália, expressão que, aliás, apareceu pela primeira vez em uma obra de Hélio Oiticica. De acordo com o INPI não há qualquer impedimento para o uso comercial do termo Tropicália. Caetano, porém, decidiu processar a construtora. (Lauro Jardim/Veja)

IBOPE...
O Ibope anuncia para o início de outubro um serviço inédito na medição de audiência em tempo real no País: passa a fornecer a média, e não apenas os números isolados, de audiência das sete cidades que hoje dispõem de pesquisa instantânea: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Recife. Isso significa que um apresentador disposto a guiar seu programa ao vivo com um olho no monitor do real time do Ibope terá uma dimensão nunca antes alcançada no mesmo instante em que está no ar. Até aqui, o sujeito que quisesse checar seu ibope para além da praça paulista,onde a publicidade é mais latente, tinha de ver mais de um monitor em segundos. (Sem Intervalo/Cristina Padiglione)

TV PAGA...
O lançamento do SporTV 3 está acertado para o dia 1º de outubro, na Net. A nova operadora de TV paga, a GVT, também já terá o sinal do novo canal de esportes. (Outro Canal/Keila Jimenez)

NOVO CD...
Arnaldo Saccomani está produzindo o novo CD de Beto Barbosa que terá “Caipirinha” como música de trabalho. (Flavio Ricco)

OUTROS TEMPOS...
O SBT atravessa um momento bem diferente de outros tempos, quando sua direção ainda fazia esforços para segurar este ou aquele profissional. Isto acabou. Hoje, quem estiver insatisfeito, não encontra qualquer resistência para sair. As partes  combinam um aviso à imprensa, com elogios e desejos de boa sorte, se necessário, e tudo termina ali. (Flavio Ricco)

BOLA FORA...
Grande aposta da Kaiser desde 2010, as campanhas publicitárias com Mano Menezes desapareceram da TV no eixo Rio-São Paulo, justamente onde a sua popularidade não anda lá essas coisas. Desde abril, nenhum comercial do técnico da seleção foi ao ar nas duas cidades. Em compensação, Mano ficou até há pouco tempo como garoto-propaganda da cerveja em outros oito municípios do país — quatro deles no Rio Grande do Sul, sua terra natal. (Lauro Jardim/Veja)

SELEÇÃO...
A Nike adora estampar sua marca na camisa da seleção brasileira, mas não tem o mesmo apreço pela nossa indústria. O novo uniforme do time pentacampeão foi feito na Indonésia (a camisa), na Tailândia (o calção) e em Israel (a meia). Aliás, a empresa ouviu as preces de Ziraldo aqui na coluna e retirou a faixa verde que ficava na frente. O mestre ponderou que "o peito dos heróis é espaço para grandes insígnias e não para um sinal negativo, de menos". (Ancelmo Góis/O Globo)

JOSÉ SIMÃO...
Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O Esculhambador Geral da República! E saiu a simpatia pra prender a pessoa amada: coloca um quilo de pó na mochila dela e chama a polícia. Rarará! E adorei essa faixa na Bahia: "Semana da Família! Paróquia de Pintadas!". E a Grécia? Sabe por que a Grécia quebrou? De tanto quebrarem pratos. De tanto quebrarem pratos a economia ficou um caco! E sabe por que eles não se entendem? Porque falam grego! E como disse um amigo meu: "Agora que eles não terminam aquela Acrópole mesmo". Rarará! Só apelando para os deuses. Teseu, o deus do tesão. E Zorba, o deus da cueca! Rarará! E eu tô com overdose de ONU! Passei a semana inteira vendo a ONU! ONU por ONU, prefiro Honolulu! Nóis sofre mas nóis goza. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

ENCONTROS MUSICAIS...
O VMB, premiação musical da MTV que acontece no dia 20 de outubro, contará com 29 artistas em grandes encontros no palco. Entre eles, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Marina Lima e Seu Jorge. (Outro Canal/Keila Jimenez)

NOVO JORNAL...
Se tudo correr como se espera, a Rede TV! pretende estrear o seu novo telejornal ainda no decorrer de outubro. Esse é o plano. O que se discute é em que faixa da programação. Pode não ser propriamente na hora do almoço.  “Jornal de Debate” é o nome de trabalho deste novo telejornal. E só de trabalho. Um outro título está sendo procurado. Entre o que já está decidido, é que será transmitido de Brasília, com a apresentação de Kennedy Alencar. (Flavio Ricco)

FLUMINENSE...
O Fluminense acaba de conseguir uma vitória na Justiça que reduz consideravelmente a maior dívida trabalhista do clube. Um débito com o ex-jogador Bismarck, que chegava a 12,9 milhões de reais, caiu para 6,2 milhões de reais. O jurídico tricolor conseguiu provar que Bismarck, em outras ocasiões, aceitara receber os valores sem cobrança de multa – justamente o fato que elevava a dívida a patamares tão altos. (Lauro Jardim/Veja)

MUDANÇA DE NOME...
O aposentado George F. Blackburn, de 64 anos, decidiu mudar seu nome para Led Zeppelin II, título de um dos melhores discos da banda britânica. Morador do Estado americano do Missouri, ele jura que a mudança “só trouxe melhorias” para sua vida. (Estadao)

INFORMATICA...
A H-Buster abre fábrica em Cotia (SP) semana que vem. Investiu R$ 60 milhões na unidade, capaz de produzir 300 mil notebooks por mês. Líder no mercado de rádios automotivos, a empresa vai lançar dois modelos de computadores portáteis ainda este ano. Está de olho no Natal. Em 2012, começa a fabricar smartphones. (Flavia Oliveira/O Globo)

OLHO NA TELA...
Pesquisa do Ibope com mais de 8 mil pessoas mostrou que a TV é o meio de comunicação
preferido de 72% dos brasileiros na hora de obter informações sobre esportes. Na sequência aparecem rádio (21%), internet (16%) e jornal (15%). (Luiz Alberto Marinho/Metro)

SEM RESPOSTA...
A produção da Hebe Camargo, segundo informa a Rede TV!, já fez o convite para o senador Fernando Collor de Mello participar do “Roda de Mulheres”. Mas ele ainda não respondeu. (Flavio Ricco)

 615.000 
chamados de emergência em geral foram recebidos pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em 2010. 2 animais são socorridos, por dia, em SP. (Estadao)

 67 
milhões de crianças no mundo não frequentam instituições de ensino (escolas). Galileu

 138.020 
palavras, 7.956 versículos e 27 livros. Esse é o Novo Testamento, da Bíblia. (Super Interessante)


Coluna publicada de segunda à sexta no blog da Rádio Safira e no blog InfoCASA. (atualização por volta das 20:00 horas)

A NOSSA COLUNA / /   Por aqui reúno as melhores notas dos melhores colunistas do Brasil. Informações do mercado, da TV, negócios, lançamentos e uma boa pitada de humor são presença garantida por aqui. Quer mandar sua nota, sua noticia, reclamação, sugestão, anunciar o lançamento de um produto, anunciar uma festa, uma banda, fazer uma declaração de amor ou apenas xingar a sua sogra? Fale com a coluna através do email radiosafira@hotmail.com .

Nenhum comentário: