segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SAIBA +

OS 10 MAIORES NOMES DA TV BRASILEIRA


EM SETEMBRO DE 1950, ESTREAVA A TV TUPI: SÃO 58 ANOS DE ARTISTAS, JORNALISTAS E ANIMADORES DE AUDITÓRIO ENTRANDO NA CASA DO BRASILEIRO PELA TELINHA. SAIBA QUAIS FORAM REALMENTE IMPORTANTES

1 - Silvio Santos
APRESENTADOR, ESTREOU EM 1962 Camelô que se fez magnata, Silvio Santos fala e age como um homem do povo. E o povo o enxerga como um dos seus: tamanha empatia faz de SS o maior comunicador do Brasil. No ar há 46 anos, chama as mulheres do auditório de “colegas de trabalho” – elas levam a sério e compram carnês do seu Silvio. No auge de popularidade, nos anos 80, seus programas eram exibidos ininterruptamente por duas emissoras (a TVS, que Silvio ganhou de bandeja dos generais, e a Record), da manhã à noite de domingo.

Até o jeito emocional e intuitivo de controlar suas empresas – mudando a programação ou demitindo departamentos inteiros por impulso – conta positivamente na imagem do self-made man que não precisa dar satisfações a ninguém. O melhor vendedor do mundo é coisa nossa!

2- Lima Duarte
ATOR, 1951 Ele é o melhor naquilo que a TV brasileira tem de melhor: as novelas. O ator Lima Duarte participou de 31 delas, da primeira – Sua Vida me Pertence, da TV Tupi – às melhores. Seus maiores personagens, Zeca Diabo (o pistoleiro boa-praça de O Bem Amado, 1973) e Sinhozinho Malta (o fazendeiro inescrupuloso de Roque Santeiro, 1985) são clássicos imitados até por gente que nasceu depois da exibição das tramas. Tô certo ou tô errado?

3 - Renato Aragão
COMEDIANTE, 1961 Charlie Chaplin foi o maior palhaço do mundo. O cearense Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumo é o maior do Brasil. Se o circo dele perdeu a graça nos últimos anos, não faz mal... o YouTube consola os órfãos dos Trapalhões.

4 - Chacrinha
APRESENTADOR, 1956 – 1988 Se Silvio Santos é o rei do povo, Chacrinha foi o bobo da corte mais esperto que já se viu. Vestido de mulher, atirando bacalhau à platéia e buzinando calouros, ele criou um teatro absurdo que juntava patroas e empregadas no mesmo sofá. Seu palco recebeu Gretchen, Sidney Magal, Legião Urbana, Chico Buarque e Fausto Fawcett, em ordem crescente de presunção. Quer mais? Ele que inventou as assistentes de palco gostosas – as Chacretes –, copiadas por todo apresentador que se pre za, de Edson Bolinha Curi a Luciano Huck.

5 - Jô Soares
COMEDIANTE E ENTREVISTADOR, 1967 Jô foi, junto com Chico Anysio, o comediante mais importante do Brasil nos anos 70 e 80. Então, por que ele está aqui, e não o outro? Inteligente, letrado e eloqüente, o gordo foi ágil para mudar de ramo quando seus humorísticos começaram a afundar. E competente para, como nenhum outro, sair da Globo para o SBT e retornar à velha casa coberto de glórias. A segunda encarnação de Jô Soares – o entrevistador – é tão grande (no bom sentido) quanto a primeira.

6 - Hebe Camargo
APRESENTADORA, 1950 Ídolo da música popular em 1950, Hebe Camargo deveria cantar ao vivo na transmissão inaugural da TV brasileira. Ela disse estar doente e foi substituída por Lolita Rodrigues. Independentemente da mancada, só em 1957 Hebe emplacou na TV: tingiu o cabelo negro de loiro e ganhou um programa próprio. Ela está aí desde então, para provar que envelhecer com dignidade pode ser uma gracinha.

7 - Cid Moreira
LOCUTOR E APRESENTADOR, 1969 De 1969 a 1996, Cid Moreira deu “boanoite” aos espectadores do primeiro telejornal de alcance nacional do Brasil, não por acaso chamado Jornal Nacional. Ele era a voz e a cara da notícia – os bastidores que ficassem nos bastidores. Sempre de terno e com a cabeleira branca impecável, Cid passava a imagem da seriedade, mas ninguém sabia como ele estava sob a bancada do JN. “Num Carnaval, cheguei de viagem em cima da hora e apresentei o jornal usando bermuda e tênis”, conta ele. “Foi um escândalo.” Não é fantástico?

8 - Regina Duarte
ATRIZ, 1965 As atuações de Regina Duarte são um espelho das mudanças na sociedade brasileira. O papel principal na novela Minha Do ce Namorada, que a Globo pas sou em 1970, lhe rendeu o ape lido de “namoradinha do Bra sil”. Quase uma década mais tarde, a imagem feminina deixou de ser dócil e infantilizada: na cabeça do elenco da série global Malu Mulher (1979), Regina viveu uma mulher economicamen te e sexualmente ativa, independente e – a lei já permitia – divorciada. “Malu fez história”, diz a atriz. “O DVD está aí para as novas gerações.” Fica claro que ela não precisou provar mais nada para ninguém desde então.

9 - Xuxa
APRESENTADORA, 1983
Antes da Xuxa, os meninos assistiam a programas apresentados por mulheres com cara de professoras primárias. Depois da Xuxa, as apresentadoras ficaram bonitas e gostosas. Viva os anos d.X.!

10 - Tarcísio Meira
ATOR, 1959 Ele é o galã original: encarnou o Larry de 2-5499 Ocupado, a primeira no vela diária, que a finada TV Excelsior exibiu em 1963. Daí para a frente, só ladeira acima: João Coragem de Irmãos Coragem, Rodrigo Soares de Cavalo de Aço, Diogo Maia de Espelho Mágico... Os cauãs e thiagos de hoje deveriam beijar as botas do velho Tarcisão cada vez que cruzam com ele no Projac.

(REVISTA VIP)

14 comentários:

Anônimo disse...

Podia ter colocado o Raul Cortez nessa lista.. eu gostava tanto dele :(

Camila disse...

Oi, Wagner!
Obrigada pela visita ao meu blog, venha mais vezes, viu? Você será sempre muito bem-vindo.

Eu reclamei um pouco dos meus pais aá no meu post (o intuito não era esse), mas costumo saber dar valor a eles, até porque, graças a Deus, tenho pais maravilhosos e sei disso.

Gostei bastante do seu blog! Mto divertido e informativo!

Abraços.

Suzana Matias disse...

Adorei o TOP10 !!!
Todos os citados são grandes personagens da TV brasileira e merecem respeito e admiração.

Uma curiosidade: As observações foram suas ou o texto foi retirado da VIP na íntegra?

Obrigada pela visita ao blog também.
Fiquei feliz por mais um leitor!

Volte sempre!

Bjs
Su

Fabi disse...

Adorei a lista, e Silvio Santos é o cara

Unknown disse...

Olá...concordo em 80%...ehehe
Xuxa - Não acho que mereça estar entre os 10, ela não foi a pioneira, antes dela teve a Silvana do Bambalalão, Idalina de Oliveira do Cirquinho do Arrelia e a Cidinha Campos do Pim Pam Pum, isto só aqui em S.Paulo em outros estados também tinha outras (naquela época a TV não era em nível nacional).
Renato Aragão - Se for como palhaço tivemos melhores, Arrelia, Carequinha e o Piolim e comediante temos o Chico Anisio que ganha dele 1000 vezes.
Bom, mas valeu...como tudo é discutivel e estamos numa "democracia" quiz dar o meu pitaco...ehehe
Abraços e parabéns pela iniciativa.

Suzana Matias disse...

Pois é Wagner, o grande barato dos blogs e da intrnet como um todo é a troca de idéias, de dicas e a multiplicidade de pontos de vista.

Bjs

Su

Suzana Matias disse...

Ahhhh é impressão minha ou foi vc que apareceu outro dia numa reportagem sobre "loucos" por ônibus?

Karina disse...

Ainda bem que existe Youtube, se não meus primos pequenos não íam entender qdo eu dissesse que "Os Trapalhões" era legal!
O programa do Didi é uma merda (na minha humilde opinião).
Obrigada pela visitinha ao blog e volte sempre que quiser^^
Bjo

Jhennifer Cavassola disse...

Opsss vc esqueceu o meu nome e o seu. rss :)

obrigada pela visita!! Visite também meu blog:

http://mulherdiferente.blogspot.com/

Beijos

Suzana Matias disse...

Ahhhhh não me lembro qual, só sei que foi na TV e o pessoal foi filmado acho q num terminal de ônibus ou rodoviária...
Não me lembro bem...

Suzana Matias disse...

Ahhhh o blog: http://eroticidades.wordpress.com/ é seu tb?

Camila disse...

Respondendo a pergunta que você deixou no meu glog... Eu acho que eles se conheceram sim. Mas nem eu posso confirmar. O destino fez a parte dele, depois as pessoas têm que fazer a delas, né?

Beijos!

Rodrigo disse...

caramba! muito interessante, cara!

Eu faço faculdade de rádio e tv e cansei de estudar as figuras da televisão brasileira.

Acho muito justo o Silvio Santos estar no topo da lista. Depois de ler o "Circo Eletrônico", de Maria Mirra, comecei a achar ele mais genial ainda!

Talvez, tenha faltado nessa lista algumas pessoas que não são exatamente da "telinha", mas que foram indispensáveis para moldar o estilo da tv brasileira: Walter Clark e Assis Chateaubriand. Brilhantes!

:D

Parabéns pelo blog!! Coloquei ele na minha lista para ler sempre que você o atualizar.

abraços

Lady Blue disse...

Olá olá!
Estou retribuido a visita! Sinta-se em casa, volte quando quiser, serás bem-vindo!

Gostei do top 10!

bjo bjo