quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CURIOSIDADE

A FANTA (Refrigerante)

Fanta é um sumo refrigerante vendido pela Coca-Cola Company. A marca Fanta foi lançada no mercado pela primeira vez na Alemanha na década de 1940 e hoje é vendida em 187 países.

A Fanta foi criada pelo químico alemão Schetelig durante a Segunda Guerra Mundial, para a Coca-Cola da Alemanha, em Essen. Devido às restrições do tempo de guerra, a fábrica alemão não obtinha dos Estados Unidos o xarope de base para a produção da Coca-Cola tradicional. O diretor da fábrica, Max Keith, precisava de um produto para manter a fábrica em produção e propôs um sabor a frutos quando analisou que matérias-primas estavam disponíveis.

Com fibra de maçã remanescente da pressão para a fabricação de cidra e com um subproduto da fabricação do queijo, a Fanta foi criada e tornou-se logo popular. A Fanta alemã de origem tinha uma cor amarela e um sabor diferente do da hoje comercializada Fanta Laranja. O sabor variou durante o tempo da guerra, em função das frutas disponíveis.

Nos países lusófonos

A versão mais conhecida no Brasil é a Fanta Laranja, que chegou no país em 1964, sendo o alvo publicitário os jovens.

Outra versão da Fanta é a Fanta Uva,cuja a origem é brasileira foi criada em 1971. Até 1984, foi vendida no Brasil a Fanta Limão, antecessora da Sprite.

Em Portugal estão atualmente sendo vendidos os sabores laranja, ananás, limão e maracujá.

A Fanta tem como caracteristica a variação de sabores em cada mercado. Chegando em alguns mercados até sabores exóticos como a Fanta Lactea (Japão).

No Brasil é encontrada em 16 tipos de embalagens e teve versões como a Fanta Discovery, Fanta Mix, Fanta Maçã, Fanta Citrus e Fanta Morango, mas nenhuma destas são mais produzidas pela baixa taxa de vendas, restando apenas a tradicional Fanta Laranja e a Fanta Uva.

Fonte: Wikipedia

3 comentários:

Natália disse...

Quando fui no museu da coca cola em Atlanta no ano passado , tomei fanta de todos os sabores e pode ter certeza que a "nossa" fanta é a mais gostosa. ;)

Anderson Marin Lima disse...

Detesto Fanta UVA.. Mas a Laranja é muito boa!

Unknown disse...

Gosto do refrigerante, mas se não me falha a memória tinha uma época a muito tempo que lançaram no Brasil a Fanta Guaraná, só que não deu certo.
Poxa, belo post, aprendi mais uma.
Abraços