OS 10 MAIORES NOMES DA TV BRASILEIRA
EM SETEMBRO DE 1950, ESTREAVA A TV TUPI: SÃO 58 ANOS DE ARTISTAS, JORNALISTAS E ANIMADORES DE AUDITÓRIO ENTRANDO NA CASA DO BRASILEIRO PELA TELINHA. SAIBA QUAIS FORAM REALMENTE IMPORTANTES
1 - Silvio Santos
APRESENTADOR, ESTREOU EM 1962 Camelô que se fez magnata, Silvio Santos fala e age como um homem do povo. E o povo o enxerga como um dos seus: tamanha empatia faz de SS o maior comunicador do Brasil. No ar há 46 anos, chama as mulheres do auditório de “colegas de trabalho” – elas levam a sério e compram carnês do seu Silvio. No auge de popularidade, nos anos 80, seus programas eram exibidos ininterruptamente por duas emissoras (a TVS, que Silvio ganhou de bandeja dos generais, e a Record), da manhã à noite de domingo.
Até o jeito emocional e intuitivo de controlar suas empresas – mudando a programação ou demitindo departamentos inteiros por impulso – conta positivamente na imagem do self-made man que não precisa dar satisfações a ninguém. O melhor vendedor do mundo é coisa nossa!
2- Lima Duarte
ATOR, 1951 Ele é o melhor naquilo que a TV brasileira tem de melhor: as novelas. O ator Lima Duarte participou de 31 delas, da primeira – Sua Vida me Pertence, da TV Tupi – às melhores. Seus maiores personagens, Zeca Diabo (o pistoleiro boa-praça de O Bem Amado, 1973) e Sinhozinho Malta (o fazendeiro inescrupuloso de Roque Santeiro, 1985) são clássicos imitados até por gente que nasceu depois da exibição das tramas. Tô certo ou tô errado?
3 - Renato Aragão
COMEDIANTE, 1961 Charlie Chaplin foi o maior palhaço do mundo. O cearense Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumo é o maior do Brasil. Se o circo dele perdeu a graça nos últimos anos, não faz mal... o YouTube consola os órfãos dos Trapalhões.
4 - Chacrinha
APRESENTADOR, 1956 – 1988 Se Silvio Santos é o rei do povo, Chacrinha foi o bobo da corte mais esperto que já se viu. Vestido de mulher, atirando bacalhau à platéia e buzinando calouros, ele criou um teatro absurdo que juntava patroas e empregadas no mesmo sofá. Seu palco recebeu Gretchen, Sidney Magal, Legião Urbana, Chico Buarque e Fausto Fawcett, em ordem crescente de presunção. Quer mais? Ele que inventou as assistentes de palco gostosas – as Chacretes –, copiadas por todo apresentador que se pre za, de Edson Bolinha Curi a Luciano Huck.
5 - Jô Soares
COMEDIANTE E ENTREVISTADOR, 1967 Jô foi, junto com Chico Anysio, o comediante mais importante do Brasil nos anos 70 e 80. Então, por que ele está aqui, e não o outro? Inteligente, letrado e eloqüente, o gordo foi ágil para mudar de ramo quando seus humorísticos começaram a afundar. E competente para, como nenhum outro, sair da Globo para o SBT e retornar à velha casa coberto de glórias. A segunda encarnação de Jô Soares – o entrevistador – é tão grande (no bom sentido) quanto a primeira.
6 - Hebe Camargo
APRESENTADORA, 1950 Ídolo da música popular em 1950, Hebe Camargo deveria cantar ao vivo na transmissão inaugural da TV brasileira. Ela disse estar doente e foi substituída por Lolita Rodrigues. Independentemente da mancada, só em 1957 Hebe emplacou na TV: tingiu o cabelo negro de loiro e ganhou um programa próprio. Ela está aí desde então, para provar que envelhecer com dignidade pode ser uma gracinha.
7 - Cid Moreira
LOCUTOR E APRESENTADOR, 1969 De 1969 a 1996, Cid Moreira deu “boanoite” aos espectadores do primeiro telejornal de alcance nacional do Brasil, não por acaso chamado Jornal Nacional. Ele era a voz e a cara da notícia – os bastidores que ficassem nos bastidores. Sempre de terno e com a cabeleira branca impecável, Cid passava a imagem da seriedade, mas ninguém sabia como ele estava sob a bancada do JN. “Num Carnaval, cheguei de viagem em cima da hora e apresentei o jornal usando bermuda e tênis”, conta ele. “Foi um escândalo.” Não é fantástico?
8 - Regina Duarte
ATRIZ, 1965 As atuações de Regina Duarte são um espelho das mudanças na sociedade brasileira. O papel principal na novela Minha Do ce Namorada, que a Globo pas sou em 1970, lhe rendeu o ape lido de “namoradinha do Bra sil”. Quase uma década mais tarde, a imagem feminina deixou de ser dócil e infantilizada: na cabeça do elenco da série global Malu Mulher (1979), Regina viveu uma mulher economicamen te e sexualmente ativa, independente e – a lei já permitia – divorciada. “Malu fez história”, diz a atriz. “O DVD está aí para as novas gerações.” Fica claro que ela não precisou provar mais nada para ninguém desde então.
9 - Xuxa
APRESENTADORA, 1983
Antes da Xuxa, os meninos assistiam a programas apresentados por mulheres com cara de professoras primárias. Depois da Xuxa, as apresentadoras ficaram bonitas e gostosas. Viva os anos d.X.!
10 - Tarcísio Meira
ATOR, 1959 Ele é o galã original: encarnou o Larry de 2-5499 Ocupado, a primeira no vela diária, que a finada TV Excelsior exibiu em 1963. Daí para a frente, só ladeira acima: João Coragem de Irmãos Coragem, Rodrigo Soares de Cavalo de Aço, Diogo Maia de Espelho Mágico... Os cauãs e thiagos de hoje deveriam beijar as botas do velho Tarcisão cada vez que cruzam com ele no Projac.
(REVISTA VIP)