domingo, 27 de abril de 2008

SAÚDE

10 ótimos motivos para consumir leite


O leite é o alimento natural com a maior concentração de cálcio, mineral essencial para a formação dos ossos, que ocorre da gestação até cerca os 25 anos a 30 anos. Depois disso, o cálcio é necessário para manter a integridade dos ossos. Para alcançar as recomendações de cálcio tendo o leite como única fornte é necessário ingerir: 3 copos de leite/dia até os 10 anos, 5 copos de leite/dia até os 25 anos, 3 copos de leite/dia até os 50 anos e, de 5 a 6 copos de leite/dia depois de 50 anos.


1. Boa fonte de cálcio
O leite e os seus derivados são os alimentos naturais com a maior concentração de cálcio — mineral essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos.

2. Cálcio biodisponível
O cálcio do leite, em função de sua forma química e da presença da lactose, é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos. Por isso, leite na mesa no dia-a-dia é simplesmente indispensável.


3. Proteínas de alto valor biológico
As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e a manutenção dos tecidos do organismo. Essa é a razão pela qual as mães, intuitivamente, não deixam faltar leite na alimentação de crianças e adolescentes em fase de crescimento.

4. Boa fonte de energia
O leite integral é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia. Por isso, é ideal para as crianças. Servir 3 copos diários de leite já atende 25% das suas necessidades de calorias.

5. Fonte de Vitamina A
Os leites integrais e os enriquecidos com vitamina A, ajudam no crescimento das crianças e melhoram as suas defesas contra as doenças infecciosas.

6. Boa fonte de vitaminas
Além da vitamina A, o leite tem, por exemplo, significativa quantidade de vitamina B1, importante na produção da energia de que o corpo precisa, e de vitamina B2, reguladora da utilização de proteínas, gorduras e açúcares.

7. Boa fonte de
minerais

Mais do que o cálcio, o leite contém boa quantidade de fósforo, que também ajuda na formação dos ossos. Além disso, 2 copos diários de leite já atendem a quase toda a recomendação, por exemplo, de manganês, nutriente importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro.

8. Alimento seguro
Graças às modernas tecnologias de processamento, como a ultrapasteurização, não se justifica mais o consumo de leite cru, que representa perigo à saúde. Hoje o leite, tratado, fiscalizado e seguro, está disponível em todo país.

9. Alimento versátil
Bebidas lácteas, vitaminas, leites aromatizados ou enriquecidos com nutrientes como ômega, ferro, cálcio e vitaminas; há sempre um tipo de leite adaptado às necessidades nutricionais e ao paladar das pessoas.

10. Alimento gostoso e de sabor delicado
O leite é um ingrediente fundamental da gastronomia. Participa, sem receio, de um grande número de receitas clássicas e triviais do dia-a-dia e é bem aceito pelas crianças. Por isso, pode ser utilizado com cereais, farinhas e outros alimentos.
Fonte: TETRA PARK

Um comentário:

Karin Dayrell disse...

=( não posso tomar leite.