quarta-feira, 2 de abril de 2008

SAÚDE

Confira 12 conselhos para uma refeição saudável

Uma alimentação rica em gorduras só contribui para aumentar o peso e o risco de que você obtenha algum tipo de doença cardíaca. Especialistas indicam que com apenas algumas mudanças na alimentação pode-se diminuir este risco e evitar os tão detestados quilos extras.O Departamento de Doenças Cardiovasculares da Universidade Católica do Chile, em seu manual de prevenção de risco, explica algumas medidas para preparar as refeições diárias de uma maneira saudável:

1. Opte por preparar seus alimentos em uma churrasqueira, no forno, em uma chapa, assados ou fervidos. Caso você precise fritá-los, prefira azeite de origem vegetal.

2. Retire a pele do frango e do peru, bem como a gordura antes de cozinhá-los. Também é sugerido resfriar o caldo das carnes e retirar a capa de gordura que se solidifica. Recomenda-se uma porção de carne de 180 gramas por dia e consumir as carnes vermelhas de 2 a 3 vezes por semana.

3. Utilize só a clara do ovo para preparações como ensopados, omeletes, sobremesas e panquecas.

4. Ao preparar sobremesas com leite, utilize o tipo desnatado ou semi-desnatado.

5. Na hora de temperar as saladas, prefira o azeite de oliva, o azeite de milho, canola ou semente de uva.

6. No caso de consumir alimentos fritos, eles devem ser preparados com azeite vegetal e não reutilizado.

7. Se você preferir usar condimentos nas comidas, prefira a mostarda, o ketchup ou o vinagre, mas não utilize maionese ou molhos preparados com cremes.

8. Substitua o pão ou o arroz branco pelo integral. Da mesma forma, pode-se substituir as massas normais por integrais. Se por razões de trabalho ou do tipo social você precisar comer freqüentemente em restaurantes, você deve optar pelos seguintes pratos:

9. Carnes de aves, peru ou peixes, sempre preparadas com azeite e sem molhos agregados.

10. Verduras temperadas com vinagre e não com maionese ou molhos.

11. Ao escolher as sobremesas, prefira as frutas, mas sem cremes.

12. Revise as etiquetas das embalagens dos alimentos para conhecer o conteúdo de gordura e colesterol, bem como a data de validade.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: