segunda-feira, 23 de março de 2009

SAÚDE

Mistérios do Corpo: refluxo

A correria do dia-a-dia, má alimentação e o sedentarismo são os maiores inimigos do aparelho digestivos. Um dos problemas mais comuns de quem é adepto deste trio é o refluxo. Segundo o gastroenterologista Eduardo Berger, trata-se de uma "moléstia extremamente frequente, que ocorre pela falência de uma pequena válvula entre o esôfago e o estomago". Dados indicam que o refluxo atinge até 30% da população mundial, ou seja, de cada dez pessoas, três sofrem deste mal.

Berger explica que a válvula é responsável pela abertura que possibilita a entrada do alimento no estômago e revela que não existe uma predisposição para o desenvolvimento do refluxo. "A válvula falha por um 'defeito de fabricação' ou por um desgaste de material, assim como em um automóvel." Em alguns casos, é diagnosticado ainda cedo - as mães aprendem desde cedo a fazer o bebê arrotar após a amamentação, justamente para evitar que o bebê engasgue e haja o refluxo.

Nos adultos, é necessário tratamento médico. "O refluxo precisa ser tratado porque ele não ocorre 24 horas por dia, ele passa a ser uma doença quando provoca sintomas ou lesões", diz Berger. Entre os indícios estão a azia, a chamada "queimação", dores atrás do osso do externo, arrotos e soluços com frequência. O maior perigo é a esofagite. "O esôfago é protegido por uma mucosa extremamente delicada, lesada quando atingida pelos ácidos que banham o estômago."

Evitar o excesso nas bebidas alcoólicas, café e doces em geral são algumas das dicas para prevenir o refluxo. O cantor Zezé Di Camargo, que já sofreu com a perda da voz dois anos atrás, recebe acompanhamento de uma fonoaudióloga. "Todo cuidado é pouco, porque o refluxo queima as cordas vocais, então eu recomendo que ele procure evitar comer chocolate, tomar muito café ou refrigerante", revela Janaina Pimenta.

(DOMINGOespetacular)

Nenhum comentário: