terça-feira, 18 de março de 2008

Como vovó já dizia...

Especialistas analisam a sabedoria popular

"Sexta-feira 13 é dia de azar. Agosto é mês de desgosto. Quer for pulado não cresce mais."

Simpatias, patuás, amuletos... Costumes e crenças que as pessoas aprendem de geração em geração são tão antigas quanto a própria humanidade, por isso que chamamos carinhosamente de "coisas que a avó sempre fala".
Ainda que sem lógica, muita gente tem medo das conseqüências de certos ditos populares, são impulsos da superstição herdados no passado.As origens das crendices e superstições são tão antigas quanto a própria humanidade e provocam a sensação de dúvida e insegurança.

O INFOCASA selecionou 10 conselhos e receitas que passam de geração para geração e descobriu o que é mito ou verdade.

A caxumba pode "descer" se a criança pular quando está doente
Mito
Na verdade, a caxumba é uma doença contagiosa que afeta as glândulas, geralmente as salivares, por isso o inchaço na região do pescoço. O vírus também pode afetar testículos ou ovários. Este é um agravamento da doença.
O que deve ser feito: para evitar, as crianças devem tomar a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola. Caso ocorra contagio, o tratamento é simples, evitar situações de estresse, além de ter boa alimentação, hidratação e repousar.

Bater nas costas ajuda a desengasgar
Verdade
O engasgo acontece quando uma substância estranha tenta entrar nos pulmões. O organismo se defende e fecha a passagem do ar. Bater nas costas pode funcionar, a pressão ajuda o organismo a liberar o acesso ao pulmão. Mas, atenção, a mão deve estar como uma cuia, para não machucar a criança e as batidas devem ser leves.

Café com uma colher de manteiga faz passar a dor de garganta
Mito
Não há estudo que prove a eficiência do café ou da manteiga para melhorar a dor. Um café quentinho pode provocar alivio. Segundo a medicina alternativa, o calor tem efeito antiinflamatório.
O que deve ser feito: a dor pode estar relacionada a outra doença, desde algo corriqueiro, como resfriados ou faringite, até casos mais sérios, tipo laringite ou difteria. Quando a criança estiver com dores de garganta, o ideal é procurar um médico. Assim, ele pode impedir que o problema se agrave.

Enrolar uma fralda com álcool no pescoço ajuda a curar dor de garganta
Mito
Em um primeiro momento, o álcool é frio ao toque, provoca sensação de calor, o que alivia a dor. A fralda ao redor do pescoço também protege e conforta a garganta. Mas, cuidado, dependendo da idade da criança, os vapores do álcool muito próximo das vias respiratórias podem causar intoxicação.
O que deve ser feito: como no caso anterior, é necessário procurar um médico para prevenir complicações.

Quando a criança engole veneno, como um produto de limpeza ou naftalina, o ideal é dar leite para ela tomar
Mito

O leite não é capaz de neutralizar o veneno ou desintoxicar a criança, mas pode proteger o estômago e retardar a absorção da substância.
O que deve ser feito: não provoque vômitos ou dê qualquer coisa para tomar. O ideal é procurar a ajuda de um centro de intoxicação.

Chá de alface ajuda a dormir
Verdade
Pela medicina alternativa, a alface age no sistema nervoso causando calma e sonolência. Mas, veja bem, comer alface não tem a mesma função.

Chá com limão cura gripes e resfriados
Mito
O limão tem vitamina C, mas não há estudo algum dizendo que esta substância cura resfriados ou gripes. A casca desta fruta, ingerida através do chá, pode aliviar o cansaço e o desânimo.
O que deve ser feito: Normalmente, o corpo cuida sozinho da gripe a cura acontece em 5 dias, no máximo.

Azeite no ouvido cura otite
Mito
Aliás, algumas gotas de óleo podem atrapalhar. Quando o médico for olhar o ouvido, haverá uma barreira de azeite impedindo o exame.
O que deve ser feito: Nada pode ser colocado no ouvido sem orientação médica, nem aquelas famosas hastes flexíveis. Uma compressa quente melhora a dor. Se o caso piorar, é preciso procurar um especialista.

Chá de erva doce melhora as cólicas do bebê
Verdade
O calor do chá já ajuda a amenizar as cólicas. Além disto, a erva doce tem princípios calmantes. Segundo a fitoterapia, a erva evita a formação de gases no bebê e pode ter ação anti-espasmódica, prevenindo as dores na barriga.

Comer doces e depois tomar água dá diabetes
Mito
Na verdade, o açúcar absorve um pouco de líquido do corpo, daí a vontade de beber água. Esta sede não está relacionada com diabetes, esta doença ocorre quando o corpo não consegue sintetizar todo o açúcar ingerido.
Importante: Os pais devem ficar atentos ao diabetes juvenil (tipo1), que acontece principalmente em pessoas de 0 a 19. Não há cura, mas tratamentos preventivos evitam complicações graves.
Fonte: Guia da semana

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Wagner!
Gostei muito do seu blog! Parabens!
Sou estudante de enfermagem e estamos discutindo sobre a medicina popular, surgiu uma dúvida: "Comer açucar influencia no tratamento da caxumba? Caso seja verdade Qual a relação entre o açucar e a caxumba?"

Agradeço desde já!

(moniquefelix@terra.com.br)