Não é rara uma conversa entre amigas adolescentes sobre uma possível gravidez, com ar de preocupação e milhões de coisas passando pela cabeça
Nos fóruns online, a quantidade de dúvidas sobre o tema é enorme: a camisinha estourou, a pílula pode ter falhado, um sem fim de coisas, bem parecido com o que acontece no filme Juno, mas sem o humor da protagonista e as tiradas fofas do resto da história.
A estudante Tais P., hoje com 22 anos, sabe como é difícil encarar uma possível gravidez. "Eu tinha 16 anos, estava começando minha vida sexual. Era precavida, mas um dia a camisinha estourou e só notei quando tiramos, tinha um buraco na ponta. Eu, novinha, inexperiente, pirei e fiquei tão nervosa que a menstruação não veio, atrasou quatro dias. Pânico! Chorava sem parar, fiz promessa e tudo, sem coragem para fazer um teste. Foram as duas semanas mais desesperadoras da minha vida", conta.
E toda essa angústia normalmente é decorrência de descuidos por parte dos dois, tanto da menina quanto do menino. Para evitar passar por isso, leia abaixo algumas "desmistificações" sobre métodos para não engravidar e dicas de como encarar o assunto.
Tabelinha
São cálculos baseados nas diferentes épocas do ciclo menstrual. Teoricamente, em ciclos comuns de 28 a 30 dias, o pico de chance de engravidar seria entre o 12º e o 15º dia. É extremamente arriscado, pois pode haver algum erro no cálculo ou variação do ciclo, principalmente na adolescência.
Coito interrompido
É o famoso "deixa que eu tiro!". Mas que menino, durante a relação sexual, com todo o calor e empolgação da hora, vai conseguir segurar a ejaculação? Fora que sempre escapa um pouco de esperma junto com o líquido seminal (aquele pouquinho que sai quando o menino está muito excitado). E ainda gera muita ansiedade e preocupação. É melhor desencanar dessa opção...
Camisinha
Ela não estoura assim tão fácil! Normalmente essa desculpa é aquela esfarrapada que usam quando o erro foi maior. A camisinha é uma das coisas mais testadas e seguras com relação a sexo, pois nenhuma empresa quer ser processada por falha técnica. Segundo diversos estudos, sua eficácia é de 90 a 95%, tanto de resistência quanto de espessura. Ela pode estourar por mau uso, como abrir o pacote com os dentes e rasgá-la, deixar ar na ponta ao colocar, utilizar produtos contra-indicados para lubrificar (prefira sempre os à base de água), estar em contato com coisas que causem atrito e desgastem o material (como água do mar). No mais, confie nela e use SEMPRE!
Fazer sexo durante a menstruação
Se os dois toparem, não tem problema algum. Para o médico sexólogo e ginecologista, Dr. Amaury Mendes Jr, "vai de cada um. Do ponto de vista biológico, fazer sexo menstruada não engravida e nem impede o prazer". Mas ainda existe o risco de pegar alguma doença ou do finalzinho da menstruação coincidir com o dia da ovulação. Arriscado demais, não?
Pílula anticoncepcional para adolescentes
"Por seu custo acessível e praticidade, é um dos métodos mais indicados, sempre associado ao uso de preservativos e orientado por um médico. Os de baixa dosagem hormonal podem começar a ser usados logo após a primeira menstruação, sem acarretar problemas para a adolescente. É contra-indicado em casos de varizes, manchas de pele, náuseas, cistos de mama e de ovários", explica o Dr. Amaury.
E não engorda! A menos que você comece a tomar, fique ansiosa e coma feito louca. Aí engorda, mas a culpa não é da pílula! E tem que tomar direitinho, senão já era. "Eu tomava pílula, mas tinha acabado de começar a usar e nunca lembrava, ou seja, ela não valia muita coisa", lembra Tais.
Pílula do Dia Seguinte
Bastante eficaz, seu uso é emergencial e ela não deve ser encarada como um método anti-gravidez. Em casos extremos, quando tudo (pílula, camisinha e afins) der errado ou em caso de abuso sexual, é preciso tomar duas pílulas o mais rápido possível, com intervalo de 12 horas entre uma e outra e prazo máximo de 72 horas após o ato sexual. Ela pode levar a quadros de irregularidade menstrual e até alterar as características hormonais da menina.
Testes de farmácia
São bastante eficazes e recomendados para o primeiro momento de dúvida, mas podem dar resultados diferentes dependendo do tempo de atraso na menstruação e da qualidade da urina usada. "A maioria desses produtos têm boa procedência, porém, a confirmação deverá ser feita com um teste de sangue", assegura o Dr. Amaury.
Ok, estou grávida...
Opa! Quanto descuido, hein? Agora é tentar manter a calma e jogar limpo. O melhor é pedir ajuda da sua família, ouvir a opinião do seu namorado - ou do futuro pai - a respeito e ver o melhor a se fazer. E procurar um médico que faça o acompanhamento da gestação. Para o Dr. Amaury, "um bom profissional será, de agora em diante, também um amigo para ouvir e orientar sobre essa nova fase da vida".
Alarme falso!
Se tudo não passou de um susto, tome vergonha na cara e trate de se cuidar mais! Tomar a pílula corretamente e exigir o uso do preservativo é o mínimo que se pode fazer para evitar uma gravidez fora de hora e, muito importante, ficar longe das doenças sexualmente transmissíveis. "Quando eu menstruei foi o maior alívio do mundo, como se eu descobrisse que um parente morto estava vivo. Era eu que ressuscitava. A partir daí mudei a marca da camisinha e redobrei a atenção com a pílula, todo dia na hora certa, e assim tomo até hoje", relembra Tais.
Dez razões para desconfiar que está grávida
|
Fonte: Guia da Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário