quinta-feira, 29 de maio de 2008

INFO

Será que estou grávida?

Não é rara uma conversa entre amigas adolescentes sobre uma possível gravidez, com ar de preocupação e milhões de coisas passando pela cabeça



Nos fóruns online, a quantidade de dúvidas sobre o tema é enorme: a camisinha estourou, a pílula pode ter falhado, um sem fim de coisas, bem parecido com o que acontece no filme Juno, mas sem o humor da protagonista e as tiradas fofas do resto da história.

A estudante Tais P., hoje com 22 anos, sabe como é difícil encarar uma possível gravidez. "Eu tinha 16 anos, estava começando minha vida sexual. Era precavida, mas um dia a camisinha estourou e só notei quando tiramos, tinha um buraco na ponta. Eu, novinha, inexperiente, pirei e fiquei tão nervosa que a menstruação não veio, atrasou quatro dias. Pânico! Chorava sem parar, fiz promessa e tudo, sem coragem para fazer um teste. Foram as duas semanas mais desesperadoras da minha vida", conta.

E toda essa angústia normalmente é decorrência de descuidos por parte dos dois, tanto da menina quanto do menino. Para evitar passar por isso, leia abaixo algumas "desmistificações" sobre métodos para não engravidar e dicas de como encarar o assunto.

Tabelinha
São cálculos baseados nas diferentes épocas do ciclo menstrual. Teoricamente, em ciclos comuns de 28 a 30 dias, o pico de chance de engravidar seria entre o 12º e o 15º dia. É extremamente arriscado, pois pod
e haver algum erro no cálculo ou variação do ciclo, principalmente na adolescência.

Coito interrompido
É o famoso "deixa que eu tiro!". Mas que menino, durante a relação sexual, com todo o calor e empolgação da hora, vai conseguir segurar a ejaculação? Fora que sempre escapa um pouco de esperma junto com o líquido seminal (aquele pouquinho que sai quando o menino está muito excitado). E ainda gera muita ansiedade e preocupação. É melhor desencanar dessa opção...

Camisinha
Ela não estoura assim tão fácil! Normalmente essa desculpa é aquela esfarrapada que usam quando o
erro foi maior. A camisinha é uma das coisas mais testadas e seguras com relação a sexo, pois nenhuma empresa quer ser processada por falha técnica. Segundo diversos estudos, sua eficácia é de 90 a 95%, tanto de resistência quanto de espessura. Ela pode estourar por mau uso, como abrir o pacote com os dentes e rasgá-la, deixar ar na ponta ao colocar, utilizar produtos contra-indicados para lubrificar (prefira sempre os à base de água), estar em contato com coisas que causem atrito e desgastem o material (como água do mar). No mais, confie nela e use SEMPRE!

Fazer sexo durante a menstruação
Se os dois toparem, não tem problema algum. Para o médico sexólogo e ginecologista, Dr. Amaury Mendes Jr, "vai de cada um. Do ponto de vista biológico, fazer sexo menstruada não engravida e nem impede o prazer". Mas ainda existe o risco de pegar alguma doença ou do finalzinho da menstruação coincidir com o dia da ovulação. Arriscado demais, não?

Pílula anticoncepcional para adolescentes
"Por seu custo acessível e praticidade, é um dos métodos mais indicados, sempre associado ao uso de preservativos e orientado por um médico. Os de baixa dosagem hormonal podem começar a ser
usados logo após a primeira menstruação, sem acarretar problemas para a adolescente. É contra-indicado em casos de varizes, manchas de pele, náuseas, cistos de mama e de ovários", explica o Dr. Amaury.

E não engorda! A menos que você comece a tomar, fique ansiosa e coma feito louca. Aí engorda, mas a culpa não é da pílula! E tem que tomar direitinho, senão já era. "Eu tomava pílula, mas tinha acabado de começar a usar e nunca lembrava, ou seja, ela não valia muita coisa", lembra Tais.

Pílula do Dia Seguinte
Bastante eficaz, seu uso é emergencial e ela não deve ser encarada como um método anti-gravidez. Em casos extremos, quando tudo (pílula, camisinha e afins) der errado ou em caso de abuso sexual, é preciso tomar duas pílulas o mais rápido possível, com intervalo de 12 horas entre uma e outra e prazo máximo de 72 horas após o ato sexual. Ela pode levar a quadros de irregularidade menstrual e até alterar as características hormonais da menina.

Testes de farmácia
São bastante eficazes e recomendados para o primeiro momento de dúvida, mas podem dar resultados diferentes dependendo do tempo de atraso na menstruação e da qualidade da urina usada. "A maioria desses produtos têm boa procedência, porém, a confirmação deverá ser feita com um teste de sangue", assegura o Dr. Amaury.

Ok, estou grávida...
Opa! Quanto descuido, hein? Agora é tentar manter a calma e jogar limpo. O melhor é pedir ajuda da sua família, ouvir a opinião do seu namorado - ou do futuro pai - a respeito e ver o melhor a se fazer. E procurar um médico que faça o acompanhamento da gestação. Para o Dr. Amaury, "um bom profissional será, de agora em diante, também um amigo para ouvir e orientar sobre essa nova fase da vida".

Alarme falso!
Se tudo não passou de um susto, tome vergonha na cara e trate de se cuidar mais! Tomar a pílula corretamente e exigir o uso do preservativo é o mínimo que se pode fazer para evitar uma gravidez fora de hora e, muito importante, ficar longe das doenças sexualmente transmissíveis. "Quando eu menstruei foi o maior alívio do mundo, como se eu descobrisse que um parente morto estava vivo. Era eu que ressuscitava. A partir daí mudei a marca da camisinha e redobrei a atenção com a pílula, todo dia na hora certa, e assim tomo até hoje", relembra Tais.

Dez razões para desconfiar que está grávida


1) Seus seios aumentaram e ficaram mais sensíveis
2) Tem andado com muita náusea, enjôo e vomita às vezes
3) Sente umas tonturas repentinas e vertigens
4) Está mais reflexiva e introspectiva que o normal, emoções à flor da pele
5) A sua cara está meio inchada, redonda, bolachuda
6) Já era aquela sua cinturinha invejada...
7) As idas ao banheiro para xixi ficaram mais freqüentes
8) Muita, muita cólica!
9) Tudo tem um cheiro diferente, parece que seu olfato está aguçado
10) Cadê a menstruação?


Fonte: Guia da Semana

Nenhum comentário: