terça-feira, 12 de agosto de 2008

INFO

As qualidades de um currículo perfeito

Descubra como se vender em um documento de duas páginas e aumente suas chances de conquistar o emprego dos seus sonhos

Um currículo bem-feito pode representar a diferença entre atrair a atenção da empresa que está buscando candidatos – e conseguir o emprego dos sonhos! – ou ser descartada de imediato. Para ajudar você a elaborar um currículo campeão, o consultor Marcelo Abrileri, diretor do site Curriculum , dá 20 dicas vencedoras. Confira:

É proibido!
> Mentir
> Colocar quanto você quer ganhar
> Incluir referências
> Anexar foto (a menos que a vaga exija)
> Erros de português


Isto ajuda muito!
> Antes de montar o currículo, faça o seguinte exercício: escreva livremente a sua história e depois destaque o que é importante para a vaga.
> Mantenha seu currículo atualizado e com, no máximo, duas folhas (nada de florzinhas para enfeitar a página).
> Na maioria das vezes ficamos frustrados por distribuir tantos currículos e não receber retorno. Isso acontece porque tentamos competir a vagas que não são equivalentes ao nosso currículo. Portanto, procure oportunidades para as quais o seu currículo tenha vantagens.
> Ao competir por uma vaga de recepcionista, por exemplo, dê foco para as habilidades e experiências que possam ser relevantes para o cargo. Cursos extracurriculares como culinária, por exemplo, não precisam ser informados, já que são irrelevantes para a vaga.
> Destaque os pontos fortes e abuse dos verbos de ação e números significativos para enfatizar seus pontos fortes. Por exemplo: em vez de dizer “fui gerente durante dois anos”, prefira “fui gerente e elevei em 20% as vendas da loja”.

Isto é obrigatório!
> Apresentação: coloque seu nome, endereço, e-mail, telefone, idade e estado civil.
> Resumo de qualificações: conte um pouco de você (cinco linhas) e as suas qualificações para a vaga.
> Formação escolar: comece pelo mais recente, ou seja, se você fez faculdade, informe isso primeiro, em seguida o ensino médio etc. Cursos variados devem vir em seguida, em outro item.
> Experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente, acrescente nome da empresa, função que exerceu e quanto tempo trabalhou.
> Informações adicionais: aqui entram as habilidades pessoais que podem fazer diferença, como presidente da assembléia de bairro, por exemplo.

Isto pode ser bom:
>
"Fui síndica do prédio". Revela que: você é uma pessoa com iniciativa e com espírito de liderança.
>
"Atuo como voluntária". Revela que: você é uma pessoa solidária e que respeita o próximo.
>
"Organizo festas da família". Revela que: você é uma pessoa comunicativa e boa administradora.
>
"Faço artesanato". Revela que: você é uma pessoa habilidosa, detalhista e criativa.
>
"Coordeno as despesas de casa". Revela que: você é uma pessoa organizada e responsável com gastos.

(ANA MARIA)

Nenhum comentário: