sábado, 15 de dezembro de 2007

Kibon vai colocar 10 mil iPods dentro de picolés


Unilever investe R$ 12 mi em promoção de verão


CRISTIANE BARBIERIDA REPORTAGEM LOCAL



A promoção que marcou a infância de muita gente, a do palito premiado, volta neste verão com um sinal dos tempos: sai o palitinho de madeira pirografado e entra um tocador de MP3 iPod Shuffle, congelado, dentro do picolé Kibon.Para incrementar a promoção que existe há 20 anos, a Unilever distribuirá 10 mil iPods a partir de terça-feira, dia 18. Eles serão colocados dentro de embalagens patenteadas, feitas de silicone e fibra de vidro, que imitam a textura do picolé de frutas. A empresa afirma que o consumidor não conseguirá perceber a diferença entre o sorvete verdadeiro e a embalagem em que estará o iPod apenas com o toque."Um dos maiores desafios dessa promoção foi garantir que o consumidor não percebesse essa diferença", afirma Patrícia Borges, gerente de marketing da Kibon. "Outra foi fazer com que o iPod continuasse funcionando, mesmo depois de congelado a -30C."Para isso, a empresa trabalhou com a Apple, fabricante do iPod, nos últimos oito meses. Tocadores iam do depósito da Apple em Vitória para São Paulo e seguiam para Recife, onde fica a fábrica de picolés. Lá, entravam na linha de produção, eram congelados e depois seguiam para a cadeia de distribuição, indo e vindo sob temperaturas negativas por mais alguns meses, por diversas partes do país.No total, a empresa investiu R$ 12 milhões e espera, mais do que aumentar as vendas, gerar propaganda boca-a-boca. Se for comprado na loja, um iPod shuffle custa R$ 500 em média.Risco"Na verdade, estamos correndo um risco porque a promoção do palito premiado é um porto seguro, na qual sabemos exatamente o que vai acontecer", diz Borges. "A mecânica do iPod é muito mais complexa, mas deve causar mais barulho."Além da divulgação, a empresa espera reduzir os gastos que tem com o pagamento de prêmios não resgatados. Hoje, metade dos 3 milhões de palitos premiados não é trocada e, mesmo assim, a empresa tem de recolher o valor dos sorvetes à Caixa Econômica Federal (como determina a lei), algo como R$ 2,1 milhões ao ano.Além do iPod, o consumidor que comprar o picolé premiado terá direito ao sorvete que comprou. Ele será entregue em sua casa, com os fones do tocador de MP3, manual e garantia. Para isso, deverá ligar para o 0800 da promoção.A campanha iPod no palito começa na semana que vem e será realizada durante todo o verão, período que responde por 70% das vendas da Kibon. A empresa é líder de mercado, com 60% das vendas. (Folha de S. Paulo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente campanha de marketing da Kibon. Achei muito criativa, mas acho que aumentará os "assaltos" aos caminhões e aos freezers devido o prêmio já estar contido ante ao palito premiado. Excelente semana pra ti. Abraço grande.

Aluísio Sabino
www.casadoconsultor.zip.net