terça-feira, 6 de dezembro de 2011

COLUNA DE TERÇA-FEIRA


COLUNA do Wagner Moreno // 203

OS MAIS SEGUIDOS...
Kaká, Ivete Sangalo e Luciano Huck têm algo em comum, além de serem celebridades. O jogador, a cantora e o apresentador estão no topo da lista dos mais seguidos no Twitter, segundo o site TweetRank. Kaká ultrapassou a marca de mais de sete milhões de seguidores no microblog, enquanto Ivete Sangalo e Luciano Huck contabilizam mais de quatro milhões de followers. Já os perfis da cantora Claudia Leitte, dos humoristas Rafinha Bastos e Marco Luque e dos apresentadores Marcos Mion e Sabrina Sato possuem um total de mais três milhões de seguidores cada, enquanto Neymar aparece um pouco abaixo, com cerca de 2,8 milhões de seguidores. (Mundo do Marketing)

OURO...
A China pode superar a Índia como o maior consumidor de ouro do mundo em 2012, puxado pelo aumento da demanda de uma população mais rica, disse o diretor de estratégia de commodity do Standard Bank, Walter de Wet. A posição da China como a maior produtora do mundo também deverá elevar a demanda doméstica. (Estadao)

NOMES POPULARES...
País tem 21 milhões de Marias e Josés. Ambos são os nomes mais usados por aqui, segundo pesquisa; bíblicos ainda são ‘tops’. Confira os 10 nomes mais usados no Brasil: Maria; 2 José; 3 Antônio; 4 João; 5 Francisco; 6 Ana; 7 Luiz; 8 Paulo; 9 Carlos; 10 Manoel. (Estadao)

JOSÉ SIMÃO...
Buemba! Buemba! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! E mais uma predestinada para domingo: Célia Fiasco, torcedora do Palmeiras. Rarará! É verdade. Tava lá no Facebook: Célia Fiasco, torcedora do Palmeiras. Facebook de corintiano! E a Fátima Bernardes? Já começou a esculhambação. Manchete do "Meia Hora": "Fátima Bernardes abandona o marido pra fazer programa". E logo cedo, matinal! Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza! Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

BAND ATACA...
A Bandeirantes, agora com o seu setor artístico sob a direção do argentino Diego Guebel, está procurando montar uma programação mais competitiva para 2012. Já existem algumas coisas decididas, como a estreia do “Achados & Perdidos”, com Milton Neves, as permanências do “CQC”, “A Liga”, “P 24”, “Agora é Tarde” e “Claquete”, a volta da Márcia e o provável lançamento de um game show bissemanal apresentado por José Luiz Datena. Tudo isso além das séries internacionais “Prison Break”, “The Walking Dead”, “24 Horas” e “The Pacific”, entre outras. É o que há, por enquanto, mesmo ainda se trabalhando com a indefinição do horário religioso, se será mantido ou não em sua faixa noturna. (Flavio Ricco)

FUNK GLOBAL...
De olho no crescimento da classe C, a Globo resolveu apostar forte no universo do funk carioca. Depois de incluir e dar destaque a uma funkeira --a personagem Solange (Carol Macedo )-- na novela "Fina Estampa", a emissora terá um seriado inteiro sobre o assunto. O projeto está sendo desenvolvido por Paulo Lins, autor do livro que deu origem ao filme "Cidade de Deus" (2002), e deve estrear no ano que vem. (Alberto Pereira Jr/Zapping)

PUBLICIDADE...
Enquanto se discutem limites para a publicidade infantil na TV, a internet continua a navegar nesse território sem qualquer restrição. Vídeos infantis no Youtube, como Pocoyo, de conteúdo para crianças em idade pré-escolar, são precedidos por filmes comerciais que vendem aparelho celular, item de consumo que não diz respeito ao público-alvo da animação. (Sem Intervalo/Cristina Padiglione)

VIRADA...
O "Domingão do Faustão" (Globo) vai renovar todas as suas gincanas em 2012. Das antigas só ficará a "Dança dos Famosos", que volta em nova edição em maio. O programa terá uma competição entre cidades, um game com plateia e uma disputa entre adultos e crianças. A premiação dos "Melhores do Ano" será no primeiro "Domingão" de abril. (Outro Canal/Keila Jimenez)

COBERTURA TERRITORIAL...
A produtora Medialand, responsável pelo “Câmera em Ação”, com Marcos Hummel, que ocupará o espaço deixado pelo “Show do Tom” na Record, está com nove equipes gravando ininterruptamente pelo País. Estreia dia 9. (Flavio Ricco)

RATINHO EM FÉRIAS...
O SBT já tem definido que o “Programa do Ratinho” ficará fora do ar durante todo o mês de janeiro, período de férias do apresentador e sua equipe. Em seu horário serão exibidas séries de fora. (Flavio Ricco)

AUDIENCIA NAS REDES SOCIAIS...
O Guaraná Antarctica passou a Claro e é o novo líder em audiência nas redes sociais, segundo o relatório de novembro do Index Social. Pela primeira vez no ranking, a operadora deixou a liderança de audiência, caindo 134.6 pontos, e a Skol foi a marca que mais avançou em relação ao último mês, construindo mais de 800 pontos de audiência. A cerveja também ultrapassou a Claro, depois de estar na 30ª posição em outubro. A lista é composta pela soma ponderada de fãs, seguidores e assinantes no Facebook, Twitter e Youtube, que já reúnem mais de 37 milhões de usuários ligados às marcas. A Gol é a única empresa que saiu do Top 10, em relação ao mês anterior. Após a terceira colocada, a Claro, aparecem Brahma Futebol, L’Oréal, Smirnoff Brasil, Peixe Urbano, Halls, BrandsClub e Privalia. (Mundo do Marketing)

NOVA GRADE DA GLOBO...
A TV Globo anunciou nesta segunda-feira (5) alterações em sua grade matinal para o ano que vem. De acordo com nota divulgada pela Central Globo de Comunicação, o horário das 6h às 12h terá programação "dedicada ao público adulto em 2012". As principais novidades são a entrada do programa de Fátima Bernardes, que se desliga do Jornal Nacional para se dedicar à sua própria atração, e a saída da TV Globinho, que será apresentado apenas aos sábados. A nota diz ainda que, de segunda a sexta-feira, "haverá quatro distintos blocos" de programação: telejornalismo, Mais Você, Bem Estar e o "novo programa a ser conduzido pela jornalista Fátima Bernardes". (G1)

O INTRUSO...
A Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) foi acionada pelo Corinthians para tentar identificar um torcedor que consegue se passar por jornalista e tem acesso às áreas de trabalho da imprensa em todos os jogos do Timão. Apelidado de Zé Macaco, o intruso já foi visto ao lado do campo em partidas do Paulista, do Brasileiro, da Libertadores... Dentro e fora de São Paulo. O tal Zé Macaco esteve neste domingo no Pacaembu e conseguiu assistir ao clássico sem ser identificado pela Aceesp. Quem o conhece garante que o farsante recorre a um microfone e enormes fones de ouvido para conseguir se misturar aos demais radialistas. (Jorge Nicola/DiarioSP)

DOUTORES DA ALEGRIA...
O Ministério da Cultura autorizou a entidade Doutores da Alegria a captar, via Lei Rouanet, 6 milhões de reais para custear as atividades do projeto em 2012. Prestes a completar 21 anos, a entidade, além de levar a arte do palhaço para dentro dos hospitais, oferece programas de formação nas quatro unidades no país (São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro). (Lauro Jardim/Veja)

REALITY DO EX...
“Vivendo com o Inimigo”, novo reality show criado por Silvio Santos, é uma das certezas do SBT para a programação do ano que vem.A ideia, inclusive, é chamar ex-casais conhecidos. A ex-deputada Havanir Nimitz, conhecida pelo ”meu nome é Havanir”, herdeira política de Enéas Carneiro, morto em 2007, já está confirmada. A antiga “Casa dos Artistas” vai passar por reformas para receber o programa. (Flavio Ricco)

F1...
A F1, que já foi uma das maiores audiências da Globo aos domingos, está mais para pedra no sapato da emissora em 2012. A temporada 2011 registrou a pior média de audiência da transmissão da competição no canal: 10,4 pontos. A temporada de 2010 marcou 12,1 pontos. A de 2009, 14,8 pontos. Em 2002, a F1 chegou a média de 19,4 pontos. De 2002 a 2011, a F1 perdeu quase metade de seu público: 46,5%. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. A falta de interesse pela competição está diretamente relacionada à ausência de pilotos brasileiros no pódio. Também tem a ver com uma temporada sem emoção, que consagrou o alemão Sebastien Vettel campeão antes de seu término. De quebra, a Globo pode enfrentar o afastamento de seu principal narrador, Galvão Bueno. A Folha apurou que ele pretende narrar menos corridas em 2012 para se dedicar a outros projetos. Neste ano, Galvão narrou 15 das 19 etapas da F1. (Keila Jimenez - Outro Canal)

FURTOS...
O estepe de veículos já é o terceiro objeto mais cobiçado pelos ladrões da capital paulista. Em outubro, o item figurou entre os produtos mais furtados da cidade, atrás apenas do celular e do notebook, segundo a Polícia Militar. Só neste período, foram furtados 5.284 celulares, 832 notebooks e 523 estepes – uma média de 16 por dia. Uma novidade nessa modalidade de furto é que, agora, as quadrilhas têm como alvo equipamentos de carros mais caros e importados, porque valem mais no mercado. Os bandidos geralmente agem quebrando vidros ou arrombando a fechadura para furtar o estepe. (Estadao)

JOGA NO RIO...
Acaba de sair o ranking 2011 do Tietê. E os campeões da poluição são garrafas PET, sacos plásticos e pneus – 500 toneladas retiradas, por dia, do rio, o equivalente a 65 caminhões. Os dados são do Departamento de Águas e Energia Elétrica. Sem contar sofás, geladeiras e TVs, entre outros itens excêntricos também encontrados no processo de desassoreamento. (Sonia Racy/Estadão)

ALTA...
A Band comemora seus bons índices de audiência em novembro. A canal cresceu 13% em relação a outubro. Band e Globo foram as únicas emissoras que cresceram em audiência no mês passado. A Band passou de 2,3 pontos para 2,7 pontos de audiência na média/dia (7h à meia-noite). E a Globo foi de 15,5 pontos para 15,6 pontos. As demais perderam público. (Outro Canal/Keila Jimenez)

   13   
Anos e nove meses a jornalista Fátima Bernardes esteve na bancada do Jornal Nacional. (O Globo)

   630.000   
pessoas têm HIV no País, segundo o Ministério da Saúde. 11.965 morreram de aids em 2010. (Estadao)

   5,5 anos   
era o tempo médio do trabalhador brasileiro em um mesmo emprego no ano 2000. No período entre 2001 e 2003, esse número caiu para 5,3 anos. Em 2007 e 2008, a média foi de 5,1 anos. (Estadao)

no MEU ponto de vista...
*ATUALIZAÇÃO. Por conta de compromissos inadiáveis nas próximas semanas terei dificuldades de publicar a coluna por volta das 20hs como acontece todos os dias. Mas farei o possível e até um pouco mais para não atualizar tão tarde e nem deixar de publicá-la nenhum dia. Conto com a compreensão e boa leitura!

Coluna publicada de segunda à sexta no blog da Rádio Safira e no blog InfoCASA. (atualização por volta das 20:00 horas)

A NOSSA COLUNA / /   Por aqui reúno as melhores notas dos melhores colunistas do Brasil. Informações do mercado, da TV, negócios, lançamentos e uma boa pitada de humor são presença garantida por aqui. Quer mandar sua nota, sua noticia, reclamação, sugestão, anunciar o lançamento de um produto, anunciar uma festa, uma banda, fazer uma declaração de amor ou apenas xingar a sua sogra? Fale com a coluna através do email radiosafira@hotmail.com .

Nenhum comentário: