quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MATÉRIA

O bem (?) que a cerveja faz
Especialistas não concordam com pesquisa espanhola que indica que a bebida pode proteger de doenças como diabetes e não causa obesidade
(Aline Mustafá/Diário SP)

Defensores da cerveja ficaram alvoroçados com a divulgação de uma pesquisa espanhola que defende que ingerir a bebida diariamente faz bem para a saúde e combate doenças como diabetes. Melhor: segundo o estudo, a cerveja também não é culpada pela obesidade e nem pela barriga. Mas será mesmo?

Especialistas ouvidos não se mostraram entusiasmados e nem confiam na credibilidade da pesquisa. Para eles, comparar a cerveja ao vinho, por exemplo, é prematuro. Segundo o estudo espanhol, o consumo de até meio litro de cerveja por dia, associado a uma dieta como a mediterrânea (rica em carne branca, nutrientes e gordura boa como azeite de oliva), não engorda. Os voluntários da pesquisa mantiveram uma rotina com ingestão controlada da bebida, dieta e exercícios físicos.

MÉTODOS / Foi justamente esta combinação que resultou no emagrecimento de alguns deles, segundo a nutricionista Weruska Barrios, do Hospital Samaritano. "Foi a mudança no estilo de vida que fez eles perderem peso. Com uma dieta à base de frutas e fibras, mais atividades físicas, qualquer um teria emagrecido. Foi isto que reduziu a probabilidade de doenças", avalia. "Cerveja não seria indicada para reduzir nenhum tipo de doença, muito menos a massa corporal", diz.

Na opinião da farmacêutica bioquímica Helena Teixeira Godoy, da faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, a pesquisa foi feita com um grupo pequeno (1.249 pessoas) e com hábitos em comum. Portanto, o estudo não deixa claro como a bebida agiria em pessoas com diferentes caracteristicas e hábitos. "É como a cafeína. Ela faz mal, mas muda de indivíduo para indivíduo. Para alguns, ela diminui a pressão arterial e a dor de cabeça, e protege o coração. Mas não dá para dizer ?tome café?", explica.

Na composição da cerveja há folatos, fontes de vitamina B9. Segundo Weruska, são os nutrientes que provocam o efeito protetor na saúde, não a cevada. Eles também são encontrados em alimentos como feijão, agrião e grão de bico crus.

Nenhum comentário: