quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MATERIA DE CAPA

SAIBA MAIS SOBRE... Walt Disney, o criador

* Walt Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, em Chicago. Sua mãe, Flora Disney, era espanhola.

* Em 1916, passou a freqüentar cursos de desenho da Academia de Artes de Chicago e, nas horas vagas, fazia cartuns para o jornal de sua escola.

* Conseguiu o primeiro emprego em 1919 como aprendiz de desenhista em um estúdio publicitário de Kansas City. Foi lá que conheceu Ub Iwerks, com quem criou seu personagem mais famoso: Mickey Mouse.

* Seu primeiro filme de animação foi Chapeuzinho Vermelho, criado em 1922 junto com outros artistas.

* Em 1923, fundou a Disney Brothers Production com seu irmão Roy. A empresa depois se transformou na The Walt Disney Studio.

* Um dos primeiros personagens criados por Disney foi o coelho sortudo Oswald, em 1927.

* O desenhista criou Mickey em uma viagem de trem para Hollywood. A primeira aparição do camundongo foi no desenho "Steamboat Willie", em 1928.

* Walt Disney fez a voz de Mickey até a década de 1940, quando delegou a tarefa a um técnico de som.

* Nos anos 50, ele declarou: "Nunca amei uma mulher como amo Mickey Mouse".

* Ele também foi responsável pelo primeiro longa de animação da história, "Branca de Neve e os Sete Anões".

* Walt Disney demorou anos para detalhar a personalidade de cada um dos sete anões de Branca de Neve.

* Quando veio ao Brasil, em 1941, Disney criou o papagaio Zé Carioca. Ele escolheu este passarinho para dar vida ao personagem porque lhe contaram que esse era um bicho popular nas piadas brasileiras.

* Em 1944, Walt Disney chegou a contratar o pintor espanhol Salvador Dalí para um parceria. Porém, crises financeiras impediram que o projeto fosse executado.

* Disney não era muito fã do personagem Pateta, considerado pouco profundo. Sempre que os estúdios precisavam cortar gastos, Walt Disney sugeria acabar com o personagem.

* Quando foi criada, em 1955, a Disneylândia teve o valor de seu ingresso estipulado pelo próprio Walt Disney: 1 dólar para adultos e 0,50 centavos de dólar para crianças.

* Há boatos de que era alcoólatra, racista, agente secreto do FBI e simpatizante do nazismo. Ele chegou a ser acusado de delatar pessoas durante o período do macarthismo.

* Produziu: 497 curtas, 21 longas de animação e 56 longas (que renderam 29 Oscars), 330 horas de Clube do Mickey, 78 episódios de Zorro.

* Walt Disney morreu no dia 15 de dezembro de 1966, em decorrência de um câncer de pulmão.

* Por muito tempo, circularam boatos que o corpo do criador da Disney teria sido congelado. Na realidade, Walt Disney foi cremado e suas cinzas depositadas no cemitério Forest Lawn, na cidade de Los Angeles, nos EUA.
GUIA DOS CURIOSOS

2 comentários:

Anônimo disse...

eu ja ouvi falar tanta coisa desse cara que eu nem sei quais sao verdade.. ja me disseram até que esse cara fez pacto com o demo pra ter tido esse sucesso até hj.

de qualquer modo, muita boa a informacao sobre ele..

Jhennifer Cavassola disse...

Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se OPORTUNIDADE e seu primeiro capítulo é o dia de um feliz ano novo.