domingo, 11 de outubro de 2009

MATERIA DE CAPA

10 coisas sobre... Silvio Santos

Carioca
Silvio Santos ficou mais famoso ao trabalhar em São Paulo, mas é carioca. Senor Abravanel nasceu na Lapa, tradicional bairro da boemia do Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930. Seu pai, Alberto Abravanel, veio da Grécia, e a mãe, Rebecca Abravanel, da Turquia. Os dois eram judeus.

Camelô
Silvio começou a trabalhar como camelô aos 14 anos de idade, vendendo capas de plástico para documentos e canetas tinteiro. Foi aí que começou a mostrar seu talento de comunicador, fazendo números de mágica e brincadeiras para atrair os clientes. Ele chegou a chamar a atenção de um guarda, que, apesar de apreender suas mercadorias, lhe entregou um cartão da Rádio Continental, de Niterói.

De Senor para Silvio
O adolescente conseguiu o emprego na rádio. No entanto, os produtores acharam que seu nome, Senor Abravanel, não era muito fácil para os ouvintes decorarem. Ele adotou o nome artístico de Silvio Abravanel, e pouco tempo depois já se tornou Silvio Santos.

Ida a São Paulo
Na barca de Niterói para o Rio, Silvio resolveu criar um serviço de rádio para animar os passageiros. A empreitada fez sucesso, e ele atraiu vários anunciantes. Logo ele montou também um bar no local, e passou a revender produtos de uma cervejaria paulista. As vendas foram ótimas, e ele foi convidado a conhecer a fábrica em São Paulo. Lá, começou a trabalhar em circos, e teve a ideia de adaptar o formato de suas apresentações para a TV.

Apresentador
Sílvio Santos estreou na TV Paulista em 1962, com o programa Vamos Brincar de Forca. Depois que a emissora foi incorporada à Rede Globo, ele pagava por seu horário dominical, com o Programa Silvio Santos. Em 1976, passou a alugar horários da Rede Tupi.

SBT
Também em 1976, Silvio recebeu a concessão do canal 11 do Rio e inaugurou a TV Studios (TVS). Em 1980, conseguiu mais quatro canais que eram da Rede Tupi, e, em 1981, formou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com sede em São Paulo.

Político
Em 1988, durante um quadro do Programa Silvio Santos, Silvio anunciou sua intenção de se candidatar à prefeitura de São Paulo. A candidatura não se concretizou, mas o apresentador não desistiu da carreira política: em 1989, tentou ser candidato a presidente pelo Partido Municipalista Brasileiro e chegou até mesmo a gravar vídeos para a campanha. No entanto, a candidatura foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, por conta de problemas no registro do partido.

Casamentos
Do casamento com Maria Aparecida Abravanel, mais conhecida como Cidinha, Silvio Santos teve as filhas Cíntia e Silvia. A primeira esposa morreu de câncer em 1977, e um ano depois o apresentador se casou com Íris Abravanel, com quem teve mais quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. O segundo casamento já dura mais de 30 anos, e a mulher ainda segue os passos do marido, como empresária. Ela é dona da empresa Sister's in Law, e diretora da linha de cosméticos Jequiti, do Grupo Sílvio Santos. Em 2008, Íris ainda tornou-se novelista, escrevendo o folhetim Revelação, do SBT, e já está envolvida com o remake A Ilha do Profeta, novela baseada em Vende-se Um Véu de Noiva, de Janete Clair.

A menina dos olhos
A pequena Maísa Silva foi descoberta em 2005 no programa de Raul Gil, e logo seu jeito despachado chamou a atenção de Silvio Santos. Em 2007, ele a chamou para apresentar o Sábado Animado, no SBT, e não se arrependeu. O programa chegou a desbancar o TV Xuxa no ibope. Por conta do sucesso, a participação da menina na emissora só cresce: ela também apresenta o programa Domingo Animado, e participa de um quadro no Programa Silvio Santos, chamado Pergunte Para a Maísa. A espontaneidade de Maísa não incomoda Silvio: recentemente, ela chegou a afirmar no programa que ele usa peruca, e o apresentador se divertiu.

Empresário
O garoto que começou com uma barraca de camelô hoje tem um aglomerado de 34 empresas, que emprega cerca de 12 mil funcionários. O Grupo Silvio Santos, que completou 50 anos em 2008, conta com negócios nas áreas de capitalização, seguros, hotelaria, beleza e até mesmo financeira, como é o caso do Banco Panamericano.
CONTIGO

SÓ ALEGRIA

PraDESCONTRAIR

NA SECURA

Um caminhoneiro está dirigindo pela estrada morrendo de vontade de encontrar uma mulher.
Ao passar por uma plantação de abóboras, ele pensa consigo mesmo:
- Uma abóbora é macia, é úmida por dentro...
Hummmmmm....
Sem ver ninguém por perto ele sai do caminhão, escolhe a abóbora mais bonita, corta um buraco no tamanho apropriado e começa a transar com ela.
Fica tão empolgado que nem percebe a chegada de uma viatura da polícia.
- Desculpe-me, senhor! - interrompe o policial. - Mas por acaso o senhor está transando com uma abóbora?
O caminhoneiro olha assustado para o policial e diz:
- Uma abóbora??? Nossa Cinderela, já é meia-noite!

SÓ ALEGRIA

PraDESCONTRAIR

Joaquim chega em casa muito...

Joaquim chega em casa muito cansado com um pacote nas mãos.
O filho dele, Manoelzinho, corre pra ver o que é.
Sim, é um presente para você, ora pois!
Radiante, o garoto abre o pacote e vê que é um vídeo-game.
- Ebaaaaa! Eu ganhei um vídeo-game!
- Sim, é um vídeo-game - respondeu o pai portuga - Mas cuide bem dele porque nós tivemos que vender a TV para comprá-lo!

O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.
Salmos, 29:11

MENSAGEM

Acreditar e Agir

Um viajante ia caminhando em solo distante, as margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem.
Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.
O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.
Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.
Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, a outra margem.
Então o barqueiro disse ao viajante:
- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-la!
“Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... Respeito.” (Charles Chaplin)
Blog do LUCENA

SAÚDE

Mantenha o cérebro jovem e ativo

Leia de vez em quando livros de um gênero diferente dos que você lê sempre. Isso ajudará a pensar em situações ou cenários diferen tes e a desenvolver a sua imaginação.
Escute de vez em quando músicas diferentes das que ouve sempre.
Procure encontrar conexões com os seus ritmos preferidos. Se possível, experimente mudar as letras das canções ou o ritmo delas.
Exercite a memória. Tente se lembrar de letras de músicas, frases, telefones, elementos que você possa listar e
relembrar periodicamente.
Faça cálculos matemáticos sem recorrer ao papel. Quando fizer compras ou anotar as suas despesas, faça as contas mentalmente. Depois confirme, de preferência, escrevendo ou usando a calculadora.
Mude as suas rotinas de tempos em tempos. Isso exigirá que o seu cérebro construa um novo circuito de hábitos
e, para isso, novas redes de neurônios. Adote uma atividade física que lhe permita mover os músculos de outra
maneira e coordenar seus movimentos de forma diferente da habitual.
METRO/BEM SIMPLES

SAIBA +

VC SABIA?

Autoridades locais da cidade de Mumbai, no oeste da Índia, borrifam perfume em depósitos de lixo da cidade numa tentativa de reduzir o cheiro pútrido.

CURIOSIDADE

Quais foram os livros mais vendidos no mundo?

O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung.

O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo

MIXmania

FRASE DO DIA

A busca da felicidade é pessoal, e não um modelo que possamos dar para os outros.
(Paulo Coelho)

sábado, 3 de outubro de 2009

MATERIA DE CAPA

Sexo é saúde, garantem médicos e psicólogos

Sexo é tão vital para a saúde quanto comer, dormir e fazer exercícios, garantem médicos e psicólogos. Até a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) dá destaque ao tema, colocando a atividade sexual como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida. A verdade é que, entre outras coisas, a prática alivia as tensões, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda queima calorias (cerca de 300 por hora!), pois se trata de um excelente exercício aeróbico e anaeróbico. Uma das responsáveis por esse saudável turbilhão é a endorfina - substância liberada durante o ato -, que mexe com os mecanismos cerebrais que controlam o humor, a resistência ao stress e à dor e, principalmente, as sensações de prazer.

“Saúde e sexo são praticamente sinônimos. Quem possui uma vida saudável apresenta um desempenho sexual satisfatório. As pessoas que têm relações com regularidade conseguem equilibrar seus hormônios e estimular suas potencialidades. Conseqüentemente são mais felizes com elas mesmas”, afirma Carmita Abdo, psiquiatra e coordenadora do Prosex - Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O brasileiro é muito bem informado sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, mas só isso não basta. Os números apontam: 1/3 das mulheres e não mais do que 40% dos homens fazem uso correto da camisinha

Acontece que muita gente não relaciona os problemas de sexo com os de saúde. E isso muitas vezes compromete a satisfação entre os lençóis e adia até mesmo o diagnóstico de uma doença mais séria. “Ainda existe um grande grau de desconhecimento nessa área. No homem, por exemplo, a disfunção erétil pode revelar distúrbios físicos ou emocionais, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, depressão”, diz Fernando Martins (SP), urologista e gerente- médico do laboratório Lilly.

Raio X do brasileiro
A fim de desvendar o que se passa na cabeça - e na cama - do brasileiro, Carmita Abdo, uma das maiores autoridades em sexualidade no país, coordenou uma grande e inédita pesquisa, que se transformou no livro Descobrimento Sexual do Brasil - para Curiosos e Estudiosos, lançado no mês passado pela Summus Editorial.

Utilizando dados científicos - obtidos em um levantamento com 7.103 pessoas de todas as regiões do país, que responderam a mais de 80 questões -, ela abordou temas como hábitos sexuais, desejo, orgasmo e doenças sexualmente transmissíveis. “O estudo mostrou que metade da população masculina e feminina tem queixas sexuais”, informa a psiquiatra.
ARACATI NET

SÓ ALEGRIA

PraDESCONTRAIR

CÉREBRO

Um menino de quatro anos no banho examina seus testículos.
Ele pergunta à mãe:
- Mãe, isto é o meu cérebro?
E a mãe:
- Ainda não, filho. Ainda não.

CHARADAS

Porque o louco toma banho com o chuveiro desligado?

R.: Porque comprou xampu para cabelos secos.


Quem é que tem boca mas não fala?

R.: O fogão.


Qual é o samba do terrorista?

R.: O-Samba Bin Laden

FRASE DO DIA

"A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe."

(Charles Chaplin)

SÓ ALEGRIA

PraDESCONTRAIR

O cortador de cana chega em...

O cortador de cana chega em casa e comenta com a mulher:
- Nega, hoje quase que esses quatro dedos meus foram para a merda!
- Não diga! Escapou o facão?
- Não! Rasgou o papel higiênico!

INFO

Bluetooth cai na moda e vira arma publicitária em SP

Enquanto folheia algumas páginas distraidamente na livraria, o celular toca. Trata-se de uma mensagem recebida via bluetooth - dispositivo que permite a intercomunicação de equipamentos próximos. O cliente, se quiser, faz o download de um papel de parede ou assiste a um videoclipe de lançamento de um DVD. Esse novo tipo de publicidade móvel está se popular em São Paulo, no entanto, cliente precisam ficar atentos a mensagens ilícitas e o envio de vírus.

A tecnologia bluetooth, desenvolvida para diversos equipamentos, ganha força nos celulares - no ano passado, já estava em 56,3% dos aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nem todos os paulistanos sabem disso e muitos preferem manter seu bluetooth desativado, para economizar bateria e evitar rastreamento por outros aparelhos. Mesmo assim, de olho nos milhares de usuários que o utilizam, cresce o número de estabelecimentos comerciais que já adotam a publicidade móvel.

Advogados consultados pela reportagem não veem grandes problemas. Até por ser uma ferramenta recente, dizem que ainda não há nenhum caso na literatura jurídica sobre o uso incorreto ou abusivo do bluetooth. Especialistas alertam, no entanto, para o risco de a ferramenta se tornar porta de entrada para envio de vírus e mensagens ilícitas. “O bluetooth ativado pode ser uma porta aberta para o recebimento de conteúdo impróprio”, adverte Rony Vainzof, sócio do escritório de advocacia Opice Blum. (AE)

INFO

Trânsito é fonte de energia

Uma nova companhia israelense quer transformar o tráfego da hora do rush em fonte de eletricidade. A Innowattech, filiada ao Instituto de Tecnologia Technion de Israel, informou que geradores especiais
instalados embaixo das rodovias, estradas de ferro e trilhos podem armazenar energia suficiente dos veículos para produzir eletricidade.
METRO

MENSAGEM

Árvores

Uma vez eu caminhava com meu mestre por um campo perto de Cabo Frio. Ele dizia: “olha ali uma bromélia!” E logo depois: “vê esta orquídea!”
Meus olhos não estavam acostumados ao milagre das coisas pequenas. Tudo o que via diante de mim era uma confusão de plantas verdes e nada mais. Aos poucos, andando com ele, aprendi a educar a vista e a buscar a planta que queria.
O mesmo se passa com os Sinais de Deus, que aparecem na maneira como Ele procura ajudar a dirigir nossas vidas. Só um olho treinado consegue vê-los.
Hoje – embora ainda cometa erros – acostumei-me a distinguir no cenário à minha frente a caligrafia de Deus. Assim como a beleza da orquídea se destaca para quem sabe que elas existem, os Sinais se mostram para quem tem a coragem de decifrá-los.
William Blake, poeta e pintor inglês, disse:
“O tolo não vê a mesma árvore que o sábio.”
Custei a entender isto, mas acabei aprendendo.

CURIOSIDADE

O que existe no centro da Terra?

O núcleo terrestre é dividido em duas partes. O exterior, constituído principalmente de ferro derretido e níquel, começa a 2.900 quilômetros abaixo da superfície.

O núcleo interior começa a 5 mil quilômetros da superfície e tem, aproximadamente, 2.800 quilômetros de largura. Ele é composto de ferro e níquel em estado sólido e está sob grande pressão. A temperatura chega a 6 mil ºC.
MIXmania

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MATERIA DE CAPA

Em nome da história do rádio

Precisamos, sim, resgatar e divulgar sempre a história do rádio e mostrar sua importância cultural na formação e nas relações de nosso povo. O rádio tem muitas contribuições para a coesão da sociedade. Quantas amizades não são construídas a partir da participação diária em programas de rádio? O rádio é extremamente feliz quando coloca a opinião dos ouvintes, quando tem interação e quando promove a aproximação entre pessoas. O rádio-serviço deve ser incentivado, valorizado e aprofundado para o bem da sociedade e para um melhor entendimento do processo de relação entre pessoas.
Não podemos deixar que o rádio seja desprezado como mídia, precisamos aprofundar a luta por uma programação de qualidade de fundo cultural e cidadão que envolva a todos na melhoria da vida das pessoas e para evidenciar o papel da comunicação na vivência, no estímulo à cidadania e na concretização de idéias que busquem uma comunicação séria, verdadeira e ética. O rádio tem muita história. Desde suas primeiras transmissões vemos que sua participação no cotidiano dos brasileiros e sua importância é cada vez mais ressaltada, no momento em que as pesquisas sempre mostram que o rádio está presente na vida da maioria das pessoas. Mesmo com o avanço de outras mídias, o velho amigo rádio está sempre fazendo parte da dinâmica de nossa sociedade e tem através de sua versatilidade e imediatismo uma presença marcante na história de nossos povos.

Um mundo melhor e mais digno
É necessário criar espaços para discutir a história do rádio e ressaltar sempre sua importância cultural, mostrando a todos os membros da sociedade sua importância e seu papel na coesão social e o exercício de cidadania praticado na comunicação via rádio que hoje é imitado por todos os meios de comunicação. O rádio precisa ser ressaltado, modernizado, mas não modificado totalmente, pois alguns aspectos do rádio precisam continuar, como a interação com ouvinte, a divulgação de idéias, a concretização da cidadania, a crítica, a participação diária, a notícia imediata e outros elementos que vão sempre fazer parte do processo de comunicação que só o rádio é capaz.
Os comunicadores radiofônicos têm que buscar no ouvinte a cumplicidade para construção de uma comunicação verdadeira e, sobretudo, ética em todos os sentidos. É preciso que todos que fazem parte do rádio se unam em busca de sua melhoria, valorização e crescimento sempre salutar para todos. É preciso que os grupos ligados à comunicação respeitem e valorizem o rádio, pois o rádio sempre esteve e estará presente no cotidiano dos cidadãos e na construção de uma sociedade melhor e mais justa. É importante que os que fazem o rádio conheçam a opinião dos ouvintes e saibam o que os usuários da comunicação querem para melhoria e crescimento deste meio de comunicação. Comunicação se faz com idéias e as idéias só acontecem com aproximação, discussão e interação.
Precisamos incentivar nossos jovens a ouvir rádio e também fazer com que hajam programações que sejam úteis para este novo público que sabe o que quer e sabe selecionar a boa comunicação. É preciso que nas escolas sejam criadas grupos de escuta de programas de rádio para avaliar, discutir e comentar o teor da comunicação efetivada. Desta forma exercitaremos uma formação baseada na análise da informação radiofônica procurando sempre exaltar sua importância e seu imediatismo. Os jovens precisam conhecer o mundo do rádio. Os professores devem levar seus alunos para conhecer as emissoras, os radialistas e os grupos ligados direta ou indiretamente ao mundo do rádio. O rádio precisa de conhecimento e todos que amam o rádio devem sempre exaltar sua história em todas as instâncias da sociedade para que a comunicação faça parte de um processo de construção de um mundo melhor para todos e, sobretudo, mais digno. (Observatório da Imprensa por Francisco Djacyr Silva de Souza / TUDO RADIO)

SÓ ALEGRIA

PraDESONTRAIR

O coelhinho e o urso:

O coelhinho felpudo estava fazendo suas necessidades matinais e, quando olha para o lado, vê um enorme urso fazendo o mesmo.
O urso se vira para ele e diz :
- Hei, coelhinho, você solta pêlos??
O coelhinho, vaidoso e indignado, respondeu:
- De jeito nenhum; venho de linhagem muito boa....
Então o urso pegou o coelhinho e limpou o rabo com ele.
MORAL DA HISTÓRIA:
'Cuidado com as respostas precipitadas... Pense bem nas possíveis conseqüências antes de responder!'
NO DIA SEGUINTE...
O leão, ao passar pelo urso diz:
- Aí hein, seu urso ! Com toda essa pinta de bravo, fortão, bombado, te vi dando o rabo pro coelhinho ontem!!!! A galera toda da selva já ta sabendo!
MORAL DA MORAL:
'Você pode até sacanear alguém, mas lembre-se que sempre existe alguém mais filho da puta que você!'

DICAS

DICA DE COZINHA

Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em água gelada. Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha.

Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos.Retire-o e passe-o na água com gelo

Para tirar os bichinhos das verduras (brócolis, couve-flor) lave-as muito bem e mergulhe-as em água com sal, vinagre ou limão durante algum tempo.Verificará que ao despejar a água ela sairá cheia de bichinhos

SÓ ALEGRIA

PraDESCONTRAIR

O COELHO E A COBRA

O coelhinho tropeça numa cobra e logo justifica:
- Desculpe! É que eu não te vi... sou cego!
- Não tem problema! - ameniza a cobra. - Eu também não te vi... também sou cega. Que tipo de animal é você?
- Não sei! Quer me apalpar pra ver se você descobre?
- Quero! Hummm... você é macio... fofinho... tem orelhas longas... focinho pequeno... já sei! Você deve ser um coelhinho!
- Que legal! E você, que bicho você é?
- Também não sei! Por que você não tenta descobrir?
- Legal! Hummm... Você é grosso... frio... duro... escorregadio... Acho que você é político!

CURIOSIDADE

Quando surgiu o "minuto de silêncio" nos jogos de futebol?

Não se sabe ao certo, mas a versão mais divulgada sobre a origem do rito - observado, em geral, como um gesto de luto por algum morto ilustre - aponta que ele teria surgido em 1912, como um tributo dos portugueses ao barão do Rio Branco, ministro das Relações Exteriores do Brasil e figura querida em Portugal. Quando os senadores lusitanos souberam de sua morte, em 10 de fevereiro de 1912, resolveram manter-se em silêncio por dez minutos. Copiada por parlamentos de outros países, esse tipo de homenagem teria se alastrado pelo mundo até, por fim, ser levada para os estádios de futebol. Como dez minutos era tempo demais para ficar de boca fechada, o tempo foi se reduzindo para um minuto. Outra versão assinala que o ritual silencioso (inicialmente com cinco minutos de duração) teria sido proposto em um artigo na edição de 8 de maio de 1919 do jornal London Evening News pelo jornalista australiano Edward George Honey. A ideia era celebrar o Dia da Memória Nacional, em honra ao tratado que encerrou a Primeira Guerra Mundial. O rei George V, do Reino Unido, gostou da ideia e, em novembro daquele ano, decretou dois minutos de silêncio em homenagem aos soldados britânicos mortos em combate. Assim como na versão portuguesa, o rito teria se espalhado pelo planeta e passado a ser adotado em competições esportivas. :-X
MUNDO ESTRANHO

FRASE DO DIA

“Ninguém pode mudar sua natureza, mas todos podem melhorá-la.”

(E. Feuchtersleben)

SERVIÇO

Tome cuidados básicos na internet evite prejuízos

A internet já é artigo de primeira necessidade dos consumidores, mas muitos deles ainda não tomam os devidos cuidados ao realizar operações bancárias, fazer compras ou simplesmente checar e-mails e têm prejuízos.

Não clique em links que chegam por e-mail e que dão acesso a supostos sites, álbuns de fotografias ou cartões virtuais. No programa de leitura de e-mails, desligue as opções que permitem abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados às mensagens e evite abrir arquivos ou executar programas anexados aos e-mails, mesmo que tenham sido supostamente enviados por pessoas ou instituições conhecidas, sem antes verificá-los com um antivírus. Receita Federal, Correios, Serasa, SPC e bancos não fazem atualização ou alteração de cadastro por e-mail.

Se receber uma suposta página dessas entidades por e-mail, apague imediatamente. Recuse ofertas de produtos ou serviços com preços muito abaixo da realidade praticada no mercado.

(JORNAL DA TARDE)